Oi.
Tão me falando que uma implementação de Redes Neurais é um negócio de 49 cabeças… Eu ainda não aprendi o que é, mas existe essa dificultade tão grande em implementar RNA?
Redes Neurais
6 Respostas
As dificuldades maiores são em treinar a Rede, para implementar, existem infinitos algoritmos e até mesmo códigos prontos em Java na Internet.
Se você quiser sentir um pouco como funciona, procure pelo JOONE na internet
49 e pouco… eu diria que é um bixo de 4900000000000000000 cabeças…
Olha, eu acho que depois que você le muito como funciona, aprender diversas técnicas, conseguir interpretar os dados corretamente - é só correr pro abraço. Você tem que aprender muito detalhadamente, não existe receita pronta. Joone é uma ótima referencia. O que voce pode fazer é começar com exercicios simples de RNA, e avançando. Aprender tudo e depois praticar é o segredo. Pra mim ao menos foi.
Beleza pessoal.
Valeuzão!
Falei com o ViniGodoy que é referência na área de IA “intelectual”.
Abraço!
Olá, os algoritmos não são nada dificeis, na verdade são bem simples. O problema maior é no entendimento do método, é bom conhecer álgebra linear, otimização não linear, para não encarar esses métodos como “caixas pretas”. Se você quiser mais facilidade na implementação tem algumas apis que facilitam com as operações matriciais e ferramentas estatísticas como:
http://math.nist.gov/javanumerics/jama/ . Bom estudo.
A estrutura de um rede neural em si, não é tão complicada não…O problema está, em geral, na adequação da rede ao seu problema específico…
Qual função de excritação neuronal é a mais adequada ao seu problema, qual o intervalo de pesoas aleatório é o mais adequado ao seu problema, como mapear os dados do seu problema específico para uma rede neural…
Coisas assim…
Eu fiz uma totalmente orientada a objetos há alguns anos atrás, em Java…