Redes sociais; real impacto das 'manifestações modernas'
11 respostas
S
Soleo
Pessoal me ocorreu o seguinte pensamento:
Vejo nas redes sociais os inúmeras campanhas de “apoiem isso…”, “procurado o fulano…”, “denunciem é um abuso…”. Quanto a tal da liberdade de expressão tudo bem, mas que impacto real isso tem na vida social de cada um? Vejo inúmeras campanhas que por si só fadam várias discussões e nada de resoluções. Ou seja: A maioria só tem carácter informativo, mas não promovem a ação concreta que necessitam. Minha duvida: Existe alguma entidade, órgão (Alem da imprensa que vira e mexe, pescam essas manifestações a fim de preencher as suas notícias e editoriais) que mede a intensidade destas manifestações dando um cunho de credibilidade a elas? Existe algo assim?
Cara eu acho que manifestacoes em redes sociais e emails, nao causam impacto nenhum.
Por exemplo, eu ja cansei de receber emails com fotos de animais destrocados, mal tratados e etc, mas eu nao entendo porque as pessoas passam esses emails para frente sendo que elas proprias nao fazer nada para ajudar os animais. Simplesmente nao ajuda em nada.
Mesma coisa com manifestacoes em redes sociais, nao tem visibilidade nenhuma a nao ser por um bando de adolescentes espinhosos que ficam sentados em casas acessando a net o dia inteiro, pior que esse povinho se acha super “revolucionario”.
//Daniel
Drugue
Efeito de verdade elas acabam não tendo nenhum. Claro que um ou outro usuário que acaba vendo a campanha acaba correndo atrás e vendo o que se trata e talvez formando uma opinião sobre isso, mas achar que um RT vai mudar o mundo é o que move o sofáativismo. Lembro do #forasarney que bagunçou as timelines no twitter e na hora de sair as ruas e protestar mesmo foi um fracasso. Tirando a informação, acho que de resto elas não ajudam em nada.
As únicas que realmente valem pra mim são as que divulgam fotos de pessoas desaparecidas, essas sim podem dar resultado, de resto é mais mostrar que você esta indignado com aquilo e ver se mais alguem se interessa pelo assunto.
D
diegosammet
Primavera Árabe e Occupy wall street mandam um abraço.
maior_abandonado
a verdade é que em muitos casos tem resultado sim… o problema é que o resultado é pequeno mas é melhor pouco resultado do que nenhum…
eu ja acompanhei por exemplo casos de adoção de animais e o que eu disse acima é baseado nisso.
drsmachado
O impacto das manifestações fora do Brasil sempre foi e será mais enérgico.
Brasileiros são letárgicos por natureza, pois aceitam passivamente que coisas erradas aconteçam, sem querer se incomodar.
Se praticamente ninguém reclama quando alguém fura a frente em sua fila (pior, ninguém reclama das filas), não fala nada quando o vizinho ocupa sua vaga na garagem, não denuncia o vândalo que picha e depreda, não aciona a polícia quando vê algo suspeito, não recrimina quem joga papel ou lixo nas ruas, imagina se vai se dar ao trabalho de se mobilizar de verdade.
O Irã bloqueou o twitter e, mesmo sendo o país com maior censura na rede, quase derruba o Mahmud. Egito e Líbia começaram por aí (claro que os sujeitos que se imolaram ajudaram muito). Occupy Wall Street é outro exemplo. Enfim, no Brasil, enquanto houver globo, funk, axé, sertanejo universitário,. cachoeiras e cascatas, nada irá para frente. Nem mesmo “xingar muito no twitter” vai ajudar.
Pois a puta falta de sacanagem já acabou, quando a Luiza voltou do Canadá, lógico, para noooooossa alegria. Sim, já fomos mais inteligentes…
F
fasts
O movimento virtual nunca - de forma alguma - pode ser o movimento em si. Ele pode ser, e deve ser, uma forma de gerar movimento real, físico, como vemos nos exemplos que vocês deram.
luistiagos
infelizmente este pais não é serio.
drsmachado
Qual o impacto da marcha contra a corrupção, ocorrida no mês passado, em várias cidades do Brasil?
Um país que não se leva a sério, não merece respeito.
Eu sou brasileiro, amo o Brasil, o povo e sua força, fé e dignidade. É controverso, mas odeio exatamente o povo e seu comodismo, fraqueza e falta de fé em si mesmo. Tirando raras exceções, somos um povo tolerante, alegre, vivaz. Embora a violência seja uma constante crescente, ainda temos esperanças de dias melhores.
O problema é que esta esperança é apenas uma esperança, não costumamos ir atrás de meios que permitam chegar a algum lugar.
As meninas não sonham em estudar, criar carreira profissional e ser bem sucedidas, querem é ser atrizes, modelos, esposas. Os meninos querem ser jogadores de futebol, na sua maioria. Claro que ver um Neymar, que ganha num mês muito mais que muitos irão ganhar a vida toda, mas precisamos de mais realidade.
Manifestação popular é algo que deixou de existir depois da passeata dos 100 mil. E olha que isso é do tempo que o Lula ainda era oposição.
Fotos de animais destroçados? Procurando fulano? Tenham dó, não é?
Em um país onde três pessoas completa e totalmente alheias ao bom senso e sem qualquer noção (quem dirá dom) para cantar se tornam famosas, imagina o que se pode esperar de uma movimentação em redes sociais.
Nós sempre louvamos o errado. Veja a Bruna Surfistinha. Querendo ou não, ela influenciou muitas meninas a venderem os corpos, pois provou por a + b que isso dá muita grana, status e fama.
Precisa mais que isso?
W
windsofhell
Igual esse “Veta Dilma”, meu que palhacada!!!
Nego nem imagina que isso tudo eh armacao do PT, nao vai demorar muito, a Dilma vai vetar as mudancas no codigo florestal e vai sair dessa estoria como heroina que salvou a floresta Brasileira, ai nas proximas eleicoes, a marionete sai fora e o Lula-la volta. Maravilha!!!
//Daniel
fabim
Esqueçam revoluções num País onde o cabelo da Babi ser raspado ao vivo repercute MAIS do que os escândalos de Brasilia.