Redimencionar imagem

6 respostas
F

pessoa eu tenho um codigo onde faco o upload de uma imagem, só que tenho que redimencionar ela não para visualizacao mas a PROPRIA imagem.

alguém pode me ajudar, estou trabalhando com JSP, segue o código do upload.

if (MultipartFormDataRequest.isMultipartFormData(request)){
		// Uses MultipartFormDataRequest to parse the HTTP request.
		MultipartFormDataRequest mrequest = new MultipartFormDataRequest(request);
		String todo = null;
		if (mrequest != null) todo = mrequest.getParameter("todo");
			if ( (todo != null) && (todo.equalsIgnoreCase("upload")) ){
				Hashtable files = mrequest.getFiles();
					if ( (files != null) && (!files.isEmpty()) ){
						UploadFile file = (UploadFile) files.get("uploadfile");
							if (file != null){ 
								pro_produto =file.getFileName();
								tamanho = file.getFileSize();
								tipo = file.getContentType();
								upBean.store(mrequest, "uploadfile");
							}

}
					else{
						out.println("<li>No uploaded files");
					}
			}
		else 
			out.println("<BR> todo="+todo);
	}

se alguém puder me ajudar.

6 Respostas

A

Veja se ajuda.

http://www.jguru.com/faq/view.jsp?EID=98950

F

cara na verdade eu estou tentando fazer esse redimencionamento pq quero diminuir banda e também espaço no servidor juntamente com o tamanho da imagem pra ficar mais rápido na hora em que esta carregando a página.

T

Você pode chamar o programa convert (do ImageMagick, veja http://www.imagemagick.org/script/index.php ) com os parâmetros desejados. Baixe esse programa, instale-o, e chame-o de seu programa Java (ou então use um script).

Exemplo:

convert -resize 1280x1024 original.bmp reduzido.jpg

Converte a imagem “original.bmp” para “reduzido.jpg” de modo que “reduzido.jpg” tenha como tamanho máximo 1280 x 1024. (Ela pode acabar ficando com 1280 x 936, por exemplo, sem distorcer as proporções)

F

thingol o problema é que a aplicação eh web sendo assim tenho duas opções ou eu dimunio enquanto antes ou depois de fazer o upload.

T

DEPOIS de fazer o upload é simples, você pode executar o tal programa convert no servidor.

Antes é que são elas.

Se você precisar reduzir ANTES, você precisa de um applet que faça esse serviço sujo para você, e ele é que tem de comprimir os dados e enviar só o que você quer. O problema de applets é que você não pode supor que a pessoa tenha uma versão bem atualizada do Java, que já tenha essa parte de tratamento de imagens; talvez tenha de comprar algum pacote. Quem sabe de algum pacote desses que serve para uma versão bem velhinha de applets (como MS JVM ?)

F

vo te que usa esse convert entao… obrigado thingol… qq coisa eu grito.

valeu!

Criado 11 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 11 de fev. de 2008
Respostas 6
Participantes 3