Reestruturando uma aplicação Web

Olá pessoal…

Já programo para a Web faz um tempo… mas sou novo no mundo do Java… estou bem empolgado… a tecnologia apresenta diversas soluções para um mesmo problema…
E tenho lido artigos e matérias sobre OO, Patterns, MVC, Camadas e afins…
Com isso surgem diversas dúvidas… e ai vai duas q me assolam neste momento…

Eu e um colega fizemos uma aplicação Web… do jeito q programávamos em ASP… PHP… e outros… conexões em includes… funções pra lá… funções pra cá… regras de negócio, instruções SQL e consultas tudo no JSP…
Então aos poucos estamos remodelando tudo… fizemos uma normalização na base de dados para seguir em frente…

A primeira alteração foi tirar conexão do include JSP e usar o JNDI para mapear os recursos… agora existe uma classe para conexão ao banco onde eu posso utilizar em qualquer lugar…
Então o próximo passo foi tirar o processamento do JSP… criei um Servlet q por enquanto faz a consulta ao banco e atribui os valores aos objetos de negócio… e as instruções SQL também estão no Servlet… por enquanto…

Criei alguns objetos de negócio, como por exemplo o objeto Usuario com seus gets e sets…

public class Usuario {
  private int codigo;
  private String login;
  private String nome;
  private String sobrenome;
  private String email;
  private Grupo grupo;
  private int acessos;
  private Date ultimo_acesso;

public void Usuario(){
  }

// gets e sets...

}

Vou postar apenas duas dúvidas por enquanto…

Dúvida 1 - A lista

No caso de uma lista de usuários… onde eu tenho q exibir os seguintes dados:

[LOGIN][NOME SOBRENOME][EMAIL][ACESSOS][USUARIO Q LIBEROU O ACESSO]

Notem q o último campo, é um dado que não está na classe Usuario…
Penso q o Servlet deve carregar uma lista e enviar para o JSP que vai exibir a lista…
Detalhe: Estou exibindo esta lista utilizando JSTL… e aos poucos o JSP está ficando sem scriptlets…