estou estudando sobre AOP, mas achei muito pouco material sobre como funciona a refatoraçao, gostaria de alguns exemplos praticos, onde exatamente aplicar a refatoração…
Refatoraçao com aspectos
4 Respostas
estou estudando sobre AOP, mas achei muito pouco material sobre como funciona a refatoraçao, gostaria de alguns exemplos praticos, onde exatamente aplicar a refatoração…
JCSantos:
Poderia ser mais específico sobre a sua dificuldade ? A essência de AOP envolve refatorar de classes para aspectos,
e qualquer texto introdutório começa justamente por ai.
Jorge
estou fazendo uma pesquisa sobre tecnicas de AOP, peguei um sistema pronto e tenho que identificar pontos do sistema que possoo refatorar, seria requisitos nao funcionais ao sistema, logging, percistencia, tratamento de exeçoes etc. e criar aspectos nesses pontos. minha dificuldade é sobre o novo codigo que vou implementar, o aspecto que vou criar junto ao sistema.
A abordagem pode ser a mesma de refatorar em OO, ou seja, ficar ligado em coisas que se repetem
e tentar eliminar essa repetição. Procure por “aspect mining”: vai achar vários artigos sobre
técnicas para identificar concerns.
Outra fonte é a implementação dos patterns do GoF usando aspectos,
que permite comparar o antes (apenas OO) e o depois (OO+OA):
http://www.cs.ubc.ca/labs/spl/projects/aodps.html
Uma ferramenta útil, uma vez que vc começar a definir alguns pointcuts candidatos, é
a perspectiva Aspect Visualizer do plugin AJDT no Eclipse.
Espero ter ajudado,
Jorge
ajudou sim, muito obrigado!!
acho que vou dar uma olhada no conceito geral,
pra depois ir para a refatoração.