Referencia JDBC atraves do WS

4 respostas
mmenezes

Boa tarde a todos,

Estou desenvolvendo um projeto que disponibiliza serviço na web. O que eu fiz foi o seguinte: tenho uma aplicação em desktop(swing) e quero disponibilizar alguns serviços desta. Para isto, resolvi fazer atraves da criação de uma Web service, ate ai tudo bem a minha app cliente acessa este ws que acessa o servico da minha app provedora do serviço.
O problema que estou tendo que eh esta app provedora acessa o MySql , e quando tento acessar atraves do WS me retonra o erro de Driver.
quando acesso pela a app normal sem ser atraves do ws nao da este erro.

Soluçoes que ja tentei:
jogar o jar do mysql no jre, jdk, GlassFish, na lib do WS e nada continua com o mesmo erro

SQLException: No suitable driver
The log message is null.
java.lang.NullPointerException
        at br.com.mmcs.dao.UsuarioDao.verificaLogin(UsuarioDao.java:46)
        at com.myapp.struts.InterfaceService.getlogin(InterfaceService.java:23)
        at com.myapp.struts.CobrarFatura.incluirGestor(CobrarFatura.java:31)
        at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)

Peço por favor a ajuda de vcs, ja tentei de tudo e nada…(tudo menos a solução rssss)

ps: estou usando o NetBeans 6.0

abs

4 Respostas

B

Sem código fica meio difícil, mas vamos lá.

Se entendi bem, esse serviço é uma classe.

Quando você o acessa chamando-o diretamente pela API dele, sem problemas. Quando você o acessa, chamando a WS, que por sua vez chama a classe, tem problemas.

Nesses casos, ambos o Swing e o WS são clientes dessa classe servidora. Ao mesmo tempo, o Swing é cliente do WS, que é o middleware nessa transação.

Perguntas:

Quem obtém a conexão/session do banco, os clientes (Swing e WS) ou servidor (serviço)?
A chamada WS -> Servidor funciona?
O servidor funciona sozinho?

mmenezes

Acho que nao consegui ser claro,

Vou tentar dar um exemplo:

é o seguinte , tenho uma app swing (APPX) esta APPX contem um metodo de cadastrar cliente que acessa o banco de dados.
Quando rodo esta app eu consigo cadastrar o cliente

Criei um WebService para expor o cadastrar cliente do APPX, como a app APPX eh em swing tive que criar um projeto web, que chamei de APPWS, loga qunado vou testar o APPWS para cadastrar um cliente ele me da o erro de que nao consegue achar o driver, isto parece ser erro nao achar o jar do mysql.

espero ter sido claro.

Obrigado pela ajuda

B

Então dentro da IDE você tem dois projetos, um desktop e outro web, onde provavelmente o desktop é uma das dependencias do web, para evitar a duplicação de código.

Se o problema é jar, então o desktop está configurado corretamente e o web não.

No meu caso, por exemplo, tive um problema parecido; mesmo que a IDE sabia conectar diretamente ao Derby, eu tive que colocar os JARs dele explicitamente no projeto p/ ele funcionar.

mmenezes

entao Renrutal
adicionei no lib do Projeto Web(WS) o jar do mysql e ele continua dando o erro, tem aglum outro lugar que tem que add o jar? servidor? etc…

Obrigado pela ajuda

Criado 1 de maio de 2008
Ultima resposta 2 de mai. de 2008
Respostas 4
Participantes 2