Referências - como construir uma aplicação web

Opa!

Gostaria de dicas de livros, websites, guias… de como construir uma aplicação web usando EJB 3.0 e JSF.
Tenho bastante conhecimento de ambas as tecnologias, pois as estudei em profundidade separadamente. O que estou procurando é uma referência de como criar uma aplicação “corretamente”. Já trabalhei em projetos que utilizavam EJB (versão 2.1 com struts, sem JSF), mas nunca comecei um projeto do “andar zero”, e gostaria de fazer um trabalho bem feito.
Existe algum livro de padrões de projetos que me ajudaria? Não sei se algum sobre J2EE design patterns me ajudaria (core, O’Reilly), eles me parecem desatualizados.
Estive pesquisando sobre o Seam da JBoss, e acredito que seria uma ótima ferramenta, no meu caso. Essa framework seria o suficiente para a criação de uma aplicação de médio/grande porte? Ou ainda teria que usar algo como Struts 1 ou 2?

Pra terminar, o que vcs acham desse livro: Lightweight Java Web Application Development? Me pareceu interessante…

Há uma ótima série editada pela Oreilly: Head First. Esta série possui ótimos livros vale a pena conferir. Caso esteja pensando em comprar a versão traduzida pela Alta Books [color=red]NÃO COMPRE[/color] a qualidade da tradução é péssima, e compromete o entendimento dos tópicos dos livros. É jogar dinheiro fora.
Um abraço. :wink:

Valeu Marcio, conheço essa série. Li o Head First JSP and Servlets.

Qual livro Head First iria me ajudar a começar a construir uma aplicação J2EE? Algum sobre padrões de projeto, frameworks?

Head First design pattern…
framework só os populares struts, JSF o restante terá que procurar no site dos criadores.

um pouco de nomes, dá uma olhada aki…
http://www.guj.com.br/posts/list/88866.java

abr

Valeu Baudamix,

já estava familiarizado com essa discussão sobre frameworks…

Resolvi tentar aplicar o JBoss Seam, me pareceu muito interessante, pois combina muito bem JSF e EJB 3.0. No website está até dizendo que os desenvolvedores do Seam estão sugerindo a inclusão das técnicas do Seam numa futura versão do Java EE.

Bom, mas agora, esse Head First Design Patterns não é voltado para Java SE?

não

Tenho ele, ele é voltado para Design Patterns ai independe de Linguagem apesar de ser voltado para o mundo JAVA, as tecnicas não iram mudar de uma linguam para outra, os padroes que ele aborda são os mais usados terá grande utilidade para vc em qlqr situação,felipe.

flw…até