Bom galera, estou entrando hoje para a lista… atualmente, programo em php, e comecei a estudar java, pois o profissional php é muito desvalorizado e vejo que profissionais java ganham MUITO mais…
Estou “debuiando” o livro: Java 2 - Ensino Didatico do Sergio Furgeri…
tenho um bom conceito já de outras linguagens de programação e até o final do mes que vem acho que estarei terminado de estudar este livro…
quando eu terminar esse livro vou partir para o NetBeans ferramenta pela qual eu já tive alguma experiência…
Gostaria de saber quais conceitos devo saber para ser um programador junior / senior / pleno / master… e gostaria de saber as diferenças entre eles??
Junior: usa NetBeans no Windows e desenha tela em Swing, JSF ou algo do genero. Provavelmente usa Struts ou algum outro framework do seculo passado pq o chefe mandou. Nao se entende com o Hibernate a nao ser que tenha um lider tecnico o espancando com um livro de mapeamento relacional. Ele ganha mal.
Pleno: usa Eclipse (talvez no Windows, talvez no Linux), entende MVC e manja um pouco de design. Entende um pouco de SQL e tuning, ja percebeu que JSP e JSF sao insuportaveis mas nao bate nos outros com o guia de referencia do Velocity ou Freemarker ainda. Ja saca alguns design patterns, mas ainda sofre de singletonite. Ele ganha mal.
Senior: usa IntellIJ num Mac ou Linux (ou amaldicoa ate a 7a geracao da gerencia por ser pobre de espirito e mao-de-vaca, enquanto se fode com o Eclipse), entende a maioria dos design patterns e enche a mae dos colegas que escrevem singletons de porrada. Usa Spring ou PicoContainer e umas pitadas de AOP pra facilitar a vida, e considera os autores do Maven os anti-cristos encarnados. Alem de Java, ele conhece umas duas outras linguagens dinamicas e alguma coisinha de Bash ou TCSH. Ele quer ver as tripas do cara que escreveu o codigo de tratamento de excecoes do sistema em que ele esta resolvendo pepinos de performance expostas a publico como aviso. Nao diferente dos outros, ele ganha mal.
luistiagos
Struts framework do seculo passado :?:
o struts e o mais ultilizado ainda nas empresas…
Luiz_Aguiar
cv++
nbluis
++cv++
Muito bom.
G
geraldobarboza
luistiagos:
Não é por ser mais utilizado que ele não deixa de ser péssimo :lol:
Ele é o mais utilizado devido ser o primeiro MVC… esse foi o pulo dele…
Pegue um outro tipo VRaptor ou Mentawai que você vai ver o que é ser prático…
[]'s
Geraldo
T
Tecnoage
POxa, o cv acordou inspurado hj hahaha
adriano.ferranti
luistiagos:
Cobol também é muito utilizado
nbluis
adriano.ferranti:
luistiagos: