Pessoal,
Vocês utilizam reflection em alguma parte do softwares que vocês criam?
Ou Reflection só tem utilidade em IDEs ou outros aplicativos mais complexos que possam necessitar de plugins de terceiros?
Obrigado,
Pedro Henrique
Pessoal,
Vocês utilizam reflection em alguma parte do softwares que vocês criam?
Ou Reflection só tem utilidade em IDEs ou outros aplicativos mais complexos que possam necessitar de plugins de terceiros?
Obrigado,
Pedro Henrique
Sim, se você usa dependency injection, já está usando reflection.
Nós também usamos em scripts criados por nossos usuários e num framework que estamos montando para data-driven tests.
Em geral usamos reflection quando criamos algum tipo de framewok ou ferramenta pra facilitar o desenvolvimento ou fazer determinada tarefa. Não para implementar regras de negócio.
Sim, se você usa dependency injection, já está usando reflection.Nós também usamos em scripts criados por nossos usuários e num framework que estamos montando para data-driven tests.
Vinigodoy, esse framework que está criando é algo proprietário ou open source?
Proprietário. 
No meu projeto estou usando reflection para criar uma tela de pesquisa genérica, onde eu passo para ela apenas a classe e ela já monta a opção de pesquisar por todos os campos do meu objeto, já faz a validação de permissão do usuário para ver dados daquele objeto e já monta a string utilizada na query do jpa e ainda cria a tela bonitinha para o usuário…
Reflection faz parte do meta-modelo de Java e aprendê-lo ajuda de diversas formas. No início é difícil ver aplicações práticas deste meta-modelo mas em algum tempo você precisa fazer algo que requer “código que escreve código”. Se a dúvida for mera curiosidade aproveita para ler o código de algum projeto open-source que use reflection, vomo o VRaptor.