Reforma ortográfica da língua portuguesa

11 respostas
bush

As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa - uma população estimada hoje em 230 milhões - e têm como objetivo aproximar essas culturas.

:arrow: ACENTO AGUDO
Não se usará mais:

1. nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”
  2. nas palavras paroxítonas, com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: “feiúra” e “baiúca” passam a ser grafadas “feiura” e “baiuca”
    Entre outros casos.

:arrow: ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:

1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados. A grafia correta será “creem”, “deem”, “leem” e “veem”
  2. em palavras terminados em hiato “oo”, como “enjôo” ou “vôo” -que se tornam “enjoo” e “voo”

:arrow: ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
“pára” (flexão do verbo parar) de “para” (preposição)
“pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo) e “pelo” (combinação da preposição com o artigo)
Entre outros casos.

:arrow: HÍFEN
Não se usará mais:

1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em “antirreligioso”, “antissemita”, “contrarregra”, “infrassom”. Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, “hiper-”, “inter-” e “super-”- como em “hiper-requintado”, “inter-resistente” e “super-revista”
  2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: “extraescolar”, “aeroespacial”, “autoestrada”

:arrow: TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

:arrow: ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k”, “w” e “y”

E parabéns ao GUJ !!! :thumbup:

11 Respostas

maquiavelbona

Opinião pessoal: talvez facilite o dia-a-dia das pessoas mas atrapalhará a quem começa agora a aprender a gramática.

Reforma agressiva em parte(acento diferencial e agudo em ditongos abertos), superficial em outras (alfabeto e trema), que está atrasada faz uns 20 anos.

Quem sabe agora, documentações precisem passar menos por revisores do que atualmente?

Até!

GiancarloBraga

Foram fixadas oficialmente?

maquiavelbona

Talvez comecem a valer em 2008. As escolas terão 2 anos para substituir os livros didáticos por outros respeitando a nova ortografia.

Até!

A

Fonte?

maquiavelbona

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321371.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml

Até!

GiancarloBraga

Que insano.
Eu acho que certas coisas ao invés de simplificar acabam complicando a vida. Pois assim, mais regra às excessões surgirão, o que realmente me desagrada porque mais excessões do que regras como a língua portuguesa é difícil.

S

Por que não criam mais regras simples, estilo “antes de P e B não se usa N, mas M” ?
Algo para definir o uso de J/G ou uma maneira simples de usar os prefixos (todos com hífen ou todos juntos, sei lá).

Ironlynx

Eu tinha lido aqui:
http://www.igeducacao.ig.com.br/materias/450001-450500/450260/450260_1.html

Mas pelo que eu sei, as mudanças mais radicais acontecerão em Portugual, pois lá tem muitas palavras com cedilha no meio, que serão modificadas.

Parece racional para mim, as mudanças em enjoo e voo por exemplo, pois até o som(oo) seria o do “o” original e não da letra “ó” como usualmente falamos.Agora ideia, fica estranho, pq é falado com o “e” aberto(como se realmente tivesse acento).Vão deixar como se o pessoal realmente falasse “e” e não letra “é” como é usualmente pronunciado.Muita gente irá estranhar, mas acho que isso é bom para estrangeirosque aprendam a lingua.

GiancarloBraga

Idéia fica estranho sem acento.

Jibóia por exemplo também tem um som aberto, parece ter acento…acho que isso acaba confundindo mais!

olhaomarcosaqui

questão mais importante é: quando os editores de texto do MS Office e OpenOffice vão estar com os corretores ortográficos atualizados? Porque com essa mudança eles vão ser mais usados do que nunca!

maquiavelbona

Não tão cedo. As normas talvez começarão a vigorar ano que vem, a obrigatoriedade de ensino da mesma terá 2 anos, então não espere algo assim em menos de um ano e meio. Até as pessoas se acostumarem a escrever dessa maneira e perceberem as mudanças, os corretores só vão poder sugerir a mudança, não obrigatoriamente efetuá-la.

Até!

Criado 20 de agosto de 2007
Ultima resposta 21 de ago. de 2007
Respostas 11
Participantes 7