Reformulando, Tecnólogo tem menos oportunidade do que um Bacharel?

14 respostas
M

Publiquei no fórum, se os tecnologos sofrem preconceito, mas não fui bem claro sobre ao formular a minha pergunta, mas, agora, consegui.
Queria perguntar se os Tecnólogo tem menos oportunidade do que um Bacharel?

Ou seja, o tecnologo em Analise e Desenvolvimento de sistemas, tem menos oportunidade do que um Bacharel em Ciencias da computação, e de Sistemas de informação.

Abração ae povão.

14 Respostas

E

Se você, naquela redação que o pessoal pede para escrever em entrevistas de emprego, escrever “menas”, você vai ter “menas” oportunidades que outro cara que não escreve “menas”.

Normalmente é a instituição (e não o curso em si) que tira ou dá oportunidades. As FATECs de São Paulo, por exemplo, são muito procuradas por quem quer contratar profissionais (talvez porque seja um pouco difícil entrar nelas, e isso já ajuda a selecionar um pouco o profissional) :slight_smile:

EDIT - Eu tinha um professor de Desenho quando estava no ensino médio em uma escola particular bem cara, por sinal, mas que tinha um pequeno defeito - ele costumava falar (mas não escrever) “menas”.
Só fiquei pegando um pouco no seu pé porque há gente (normalmente no RH de algumas empresas) que fica pegando no pé disso - erros bobocas de português, que você deixou no seu currículo - e você fica se perguntando porque nunca te chamam. Obrigado por ter corrigido :slight_smile:

Hebert_Coelho

Desculpe, mas menos oportunidade tem quem já manda um CV com erro de português grave.

Tem vaga que exige uma faculdado, então tecnólogo já fica meio que fora delas.

ViniGodoy

Eu daria ainda menos oportunidade para quem reabre um tópico com a mesma dúvida, que já foi apontada no seu tópico fechado:

Lá já tem explicação sobre exatamente essa pergunta. Tão ruim quanto não saber escrever, é não saber ler.

J

TI tá complicado até pra quem é formado, quanto mais pra tecnologo!

ul1sses

Cara, tecnólogo é um graduado/formado, não um técnico.

Vinicius_Zibetti_Res

Infelizmente o que manda é diploma, conhecimento ajuda muito mas ainda somos reconhecidos por “diplominhas” UNFORTUNATELY !

ViniGodoy

Só a título de informação: Eu sou tecnólogo.

E

Vini, o que se chama “Professor Titular” (que é seu título na PUC) é diferente de um “Professor Titular” na USP, certo? É que na USP, para ser um “professor titular” é preciso ter um monte de títulos (pós-doutorado e outras coisas malucas).

ViniGodoy

É a mesma coisa. E a Puc exige igual.

Só sou professor pq sou pós-graduado em jogos e trabalho na área.
Como essa é a habilitação do curso, entrei sem outras titulações, porém, com prazos para tira-las.

Até sair meu mestrado (final do ano) tenho restrições também, como não poder ser coordenador de curso, ter bolsistas ou participar de NDEs.

P

Vou descrever apenas o meu caso: sou um profissional da área de TI que, de vez em quando, tem a missão de selecionar estags para um ciclo de formação em minha empresa e, caso sejam bem-sucedidos, contratá-los.

Tecnólogo ou Bacharel não faz a NENHUMA diferença (no meu caso !!!).

Já contratei e/ou deixei de contratar tanto estudantes de cursos que formam tecnólogos quanto bacharéis. Em algum momento a diferença era que, caso vc. fosse preso, haveria prisão especial para quem tivesse nível superior, mas acho que isto acabou (se “vero”, ainda bem!).

Em empresas de maior porte, no entanto, é provável que exista um ranking interno como este : bacharel top > ( bacharel médio | tecnólogo top ) > bacharel genérico > tecnólogo genérico.

ViniGodoy

O curso de tecnólogo é um curso de nível superior.

Nunca vi empresa com esse ranking. Pelo menos, não nas empresas grandes que já trabalhei.

davidbuzatto

Nas carreiras federais do magistério superior (univeridades federais) e ensino básico, técnico e tecnológico (institutos federais, cefets, etc.) também existe a classe de Titular. Para alcança-lo é preciso ser doutor, ter MUITA experiência (em pesquisa, em anos em sala de aula (que eu me lembre, mais de 20), etc.) fazer um concurso específico para ingressar nessa classe, além do que a quantidade de vagas para titulares é pequena. Nas universidades estaduais (pelo menos em são paulo => USP, Unicamp, UNESP) existe também a “classe” da livre docência, que é parecida com a de titular. Quem é das carreiras que falei tem que tomar cuidado na hora de montar o currículo, pois professor titular é diferente de professor efetivo. Um titular é efetivo, mas um efetivo não é necessariamente um titular. Vini, tem certeza que o seu titular é o mesmo que o entanglement disse?

ViniGodoy

Não, evidentemente não é.
Agora que reli a resposta, vi que isso não ficou claro.

No caso, a minha é a de Professor Auxiliar de Ensino. Pelo MEC, basta ter ensino superior completo para ser professor numa faculdade com esse cargo.

Porém, como um dos critérios de avaliação dos cursos é zerado caso o professor tenha só bacharelado, as faculdades costumam a exigir no mínimo especialização.
Ainda assim, abrem exceção somente nos casos em que o professor tenha algum conhecimento correspondente ao curso, que não seja comumente encontrado na academia (jogos), ou caso não haja profissionais na região.

Para dar aula num curso mais clássico, como Ciência da Compuatação ou Sistemas de Informação, é melhor tem em mãos um mestrado ou doutorado. Títulos que podem ser obtidos mesmo que você seja um Tecnólogo.

Depois do mestrado que irei para Professor Assistente.

Ironlynx

é interessante salientar também, que há alguns regionalismos, com esses e erres amis onde não deveriam estar.Um dos caras mais safos em informática(tanto em hard como soft) que conheci, falava resistro(mas sempre escrevia correto).E me lembro de uma amiga paulista dos tempos de escola, uma das melhores da classe, com inglês fantástico que não conseguia falar Massachusetts nem se concentrando para falar.

ViniGodoy,
o bom que com mestrado vc vai poder pegar alguns projetos de P&D bacanas. :wink:

Criado 10 de agosto de 2012
Ultima resposta 11 de ago. de 2012
Respostas 14
Participantes 10