Tenho duas dicas para você, ambas baseadas em experiencias próprias e desastrosas.
Não fique com dó daquelas empresas que não querem pagar o que seu trabalho vale. Eles fazem pose de “somos uns coitadinhos, não podemos pagar os 5 reais/hora( :shock: ) que você está cobrando!”. Não caia nessa, se estão comprando o sistema é porque vão ganhar dinheiro com ele. Se não gostarem, manda pedir um orçamento em qualquer consultoria que eles encontrarem por aí… Vão ver como seu serviço estava barato!
Consulte um advogado levando uma cópia do contrato antes de assina-lo. É SÉRIO!!! Existe uma certa tendência em aproveitar da nossa falta de experiência na área jurídica, se aproveitam disso para te colocar em fogueiras das quais terá dificuldade para sair depois.
É isso… a informática pode dar muito dinheiro para quem leva jeito para negócios, mas ser bom apenas tecnicamente (esquecendo de outras áreas) só serve para dar dinheiro a outros. Muito cuidado e boa sorte!!!
[quote=gomesrod]- Consulte um advogado levando uma cópia do contrato antes de assina-lo. É SÉRIO!!! Existe uma certa tendência em aproveitar da nossa falta de experiência na área jurídica, se aproveitam disso para te colocar em fogueiras das quais terá dificuldade para sair depois.
[/quote]
Excelente dica. Use a dica do Sanchez mas não deixe de fazer isto. Eu fiz quando vendi meu primeiro software e consegui vender software para grandes empresas tais como Brown Bovery, Internacional de Engenharia, Minerbo Fuchs, Embratel, Telebrás, Telepará, Coplasa, Editora Atlas e outras que já nem me lembro mais usando o mesmo contratinho (ou quase o mesmo) feito direito da primeira vez.
Se é produto o contrato deve ser claro o valor de investimento e o valor de implantação. Tem a manutenção também (pelo que me lembro nos dias da Datasul, acho que é 2% do valor do contrato).
Pessoal, quanto é que está valendo uma licença de um software? Algum de vocês está vendendo produtinhos verticais ou horizontais aí? Como estão lidando com implantações e customizações.
1 Quais são os principais objetivos?
2 Quem é o seu público-alvo primário e secundário?
3 Qual é a capacidade dos usuários?
4 É necessário obter dados dos clientes?
5 Tecnologias serão utilizadas?
6 Pontos fortes e fracos do produto?
7 Quem aprovará o trabalho?
8 Funcionará durante quanto tempo?
9 Qual o orçamento?
10 Segmentação do mercado?
11 Visão do negócio?
12 Termo de compromisso?
13 Estratégia?
14 Perfil do usuário?
15 Envolvimento do líder?
16 Comunicação?