Regras para venda de sistemas

Boa Tarde pessoal,
acabei de conseguir meu primeiro cliente!

e gostaria de obter informçaos das regras de compra e venda de software,
e os principais cuidados que tenho de tomar!

se possível postarem um modelo de contrato,

e tambem compartilhando suas experiencias,
para que eu não tenha problemas futuramente,

Tenho duas dicas para você, ambas baseadas em experiencias próprias e desastrosas.

• Não fique com dó daquelas empresas que não querem pagar o que seu trabalho vale. Eles fazem pose de “somos uns coitadinhos, não podemos pagar os 5 reais/hora( :shock: ) que você está cobrando!”. Não caia nessa, se estão comprando o sistema é porque vão ganhar dinheiro com ele. Se não gostarem, manda pedir um orçamento em qualquer consultoria que eles encontrarem por aí… Vão ver como seu serviço estava barato! :slight_smile:

• Consulte um advogado levando uma cópia do contrato antes de assina-lo. É SÉRIO!!! Existe uma certa tendência em aproveitar da nossa falta de experiência na área jurídica, se aproveitam disso para te colocar em fogueiras das quais terá dificuldade para sair depois.

É isso… a informática pode dar muito dinheiro para quem leva jeito para negócios, mas ser bom apenas tecnicamente (esquecendo de outras áreas) só serve para dar dinheiro a outros. Muito cuidado e boa sorte!!!

Independente de toda balela legal, se você conseguir um contrato com escopo variável, já vai evitar 99% da dor de cabeça…

Olá

[quote=gomesrod]- Consulte um advogado levando uma cópia do contrato antes de assina-lo. É SÉRIO!!! Existe uma certa tendência em aproveitar da nossa falta de experiência na área jurídica, se aproveitam disso para te colocar em fogueiras das quais terá dificuldade para sair depois.
[/quote]

Excelente dica. Use a dica do Sanchez mas não deixe de fazer isto. Eu fiz quando vendi meu primeiro software e consegui vender software para grandes empresas tais como Brown Bovery, Internacional de Engenharia, Minerbo Fuchs, Embratel, Telebrás, Telepará, Coplasa, Editora Atlas e outras que já nem me lembro mais usando o mesmo contratinho (ou quase o mesmo) feito direito da primeira vez.

[]s
Luca

Você está vendendo produto ou serviço?

Se é produto o contrato deve ser claro o valor de investimento e o valor de implantação. Tem a manutenção também (pelo que me lembro nos dias da Datasul, acho que é 2% do valor do contrato).

Pessoal, quanto é que está valendo uma licença de um software? Algum de vocês está vendendo produtinhos verticais ou horizontais aí? Como estão lidando com implantações e customizações.

Aguardo!

Luca, anexe este contratinho ai então… :smiley:

Eu conheço esse aqui da ImproveIt (tem até modelo pra download).

http://www.improveit.com.br/xp/praticas/contrato

A fonte é boa… mas como o Luca disse, procure se informar direitinho.

Queria um contrato de venda de licença de uso e manutenção e não de serviço… se alguém tiver um modelo agradeceria.

[quote=Luca]Olá

Excelente dica. Eu fiz quando vendi meu primeiro software e consegui vender software para grandes empresas (…)[/quote]

Eu não fiz e me dei mal :frowning:

1 Quais são os principais objetivos?
2 Quem é o seu público-alvo primário e secundário?
3 Qual é a capacidade dos usuários?
4 É necessário obter dados dos clientes?
5 Tecnologias serão utilizadas?
6 Pontos fortes e fracos do produto?
7 Quem aprovará o trabalho?
8 Funcionará durante quanto tempo?
9 Qual o orçamento?
10 Segmentação do mercado?
11 Visão do negócio?
12 Termo de compromisso?
13 Estratégia?
14 Perfil do usuário?
15 Envolvimento do líder?
16 Comunicação?
17 Prazo para “fechar” o conteúdo?
18 …etc
19 …etc
… …

[quote=brunohenrique]Boa Tarde pessoal,
acabei de conseguir meu primeiro cliente!
[/quote]

Fale sobre sua experiencia, como abrir essa porta

t+