Regulamenta ou Não a Profissão de Informatica

131 respostas
tRuNkSnEt

Antes de mais nada, peço desculpa a quem levou a serio o topico anterior e se puder continar a discursão aqui agradeço!!

Bom, está ai um tema que gera muita discursão nos tempos atuais.

De um lado esta a comunidade científica da computação brasileira que atualmente se posiciona contra a questão da regulamentação da profissão de Informática e do outro esta a ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação) que diz ser a favor da regulamentação. Amblas com argumentos muito fortes a respeito do assunto. Veja o Parecer!

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/ENEC/Regulamentacao

E então, você se posiciona contra ou a favor da regulamentação, porque? (Eu estou estudando mais a questão logo eu me pronunciarei!)

131 Respostas

Fabricio_Cozer_Marti

Amigo, vamos tentar escrever um pouco mais certo!
Você está querendo desregulamentar o português? :lol:

A discussão pode continuar em um tópico único, pra idéias serem evoluídas!

tRuNkSnEt

Fabricio
Desculpa pelo português!!
Bem que eu queria continuar o outro tópico mas ele (o tópico) foi bloqueado. :slight_smile:

Bom (…) O Luca disse que tinha amigos deles que ja atuavam na área e que por sinal tinham competência técnica para desempenhar a função. Ai lembrei que existia um clausula que dizia afetar apenas funções a partir de sua data de aprovação (da lei), ou seja, quem ja está na área vai continuar na área isso valerá somente para os novatos. Mas é claro que isso implica em certas coisas. Os profissionais não formados mesmo competentes perderam em previlégios. Ai que gera a discursão, regulariza ou não regulariza! Existe duas frentes perante a isso. O que você acha??

Fabricio_Cozer_Marti

É isso, esses profissionais para eles poderem exercer a função, devem
provar de alguma forma que eles atuam na área a um certo tempo.
Existem muitas pessoas competentes e que são profissionais liberais.
Mas se eles quiserem se regulamentar, que corra atrás pra se enquadrar.

Que bagunça é essa ? É filósofo, historiador, bacharel em letras, etc… ( não desmerecendo de hipótese alguma essas profissões) querendo entrar na computação. Se eles gostam da computação, que tente se formalizar e respeitar quem enfretou concorrência e se dedicou um tempo estudando na faculdade. Se essas pessoas têm o Dom, que corra atrás da formalização.

Aposto com você se Medicina, Direito, Engenharia … etc não fossem regulamentadas , iriam existir milhares de pessoas sendo
AUTO-DIDATAS (que admiro quem é!) tentando exercer essas profissões.

Poderia também existir muitas pessoas que não estudaram medicina e que seriam muito mais competente do que tanto médico.

“A necessidade faz o homem”

Só digo uma coisa, com a regulamentação, empresas correm menos riscos de contratar profissionais piratas que existem por aí!.

E quem vai dizer se o profissinal é bom ou não, NÃO É A REGULAMENTAÇÃO, e sim o mercado.

Mas essas leis da regulamentação devem ser pensadas , repensadas e muito bem aplicadas.

Cara, REGULAMENTAÇÃO JÁ!
Mas devem ser analisadas todas as propostas …

Poderiamos criar uma enquete ?
Tipo
Regulamentar para a Proposta do Dep. Eduardo Paes
Regulamentar para a Proposta DA SBC
Regulamentar para a Proposta DA XXXX
Não regulamentar

O que acham ?

Rafael_Steil

Quanta bullshit num topic soh

RAfael

rodrigo_gomes

http://www.guj.com.br/posts/list/18089.java

http://www.guj.com.br/posts/list/10460.java

http://www.guj.com.br/posts/list/17805.java

marcelomartins

Ma di nooooovo :slight_smile:

Sou contra regulamentação, porque não tenho curso superior.

Quem tem curso superior é a favor da regulamentação…

Engraçado isso!

MarcioTavares

Nossa, essa discussão foi quilométrica quando aconteceu no RioJug…

Existem bilhões de fatores envolvidos nisso, por isso eu acho que ainda vai demorar muito pra acontece alguma coisa concreta. No mais, digo que sou a favor.

marcelomartins

Pois é, ainda bem que vai demorar muito pra acontecer alguma coisa.

Eu acho que enquanto todas as faculdades não garantirem que o cara que sair formado vai ter um bom conhecimento e condições plenas de entrar no mercado, nem se deve discutir sobre a regulamentação.

mcampelo

Você aceitaria ser operado por um médico sem CRM?

Você moraria num prédio projetado por um Engenheiro sem CREA?

Que tal um piloto de avião sem habilitação para tal?

[]'s
Marco Campêlo

dsiviotti

mcampelo:
Você aceitaria ser operado por um médico sem CRM?

Você moraria num prédio projetado por um Engenheiro sem CREA?

Que tal um piloto de avião sem habilitação para tal?

[]'s
Marco Campêlo

Ser operado ou não por um médico sem CRM PÕE SUA VIDA EM RISCO.

Morar num prédio feito por um Engenheiro sem CREA PÕE SUA VIDA EM RISCO.

Voar num avião cujo pitolo não tem habilitação PÕE SUA VIDA EM RISCO.

Contratar um mané pra fazer o Cadastro de Clientes da sua empresa e depois ele dá erro de dll e outros paus grotescos NÃO PÕE SUA VIDA EM RISCO.

Se o cara deixar um programa com código fonte super bizarro (ou sem ele), mal feito, sem documentação nenhuma, isso até vai te dar dor de cabeça, mas NÂO PÕE SUA VIDA EM RISCO.

No caso das três profissões acima existe regulamentação e muito controle porque o dano não pode se revertido. Isso tem um preço, e é alto.

Se um avião tivesse um sistema anti-gravidade que tornasse impossível cair, o custo da passagem reduziria drásticamente. Boa parte do custo é para garantir o nível de segurança exigido para aviões. O mesmo vale para a construção de um prédio e em menor escala para se abrir um hospital, por exemplo.

No caso da informática, que é uma atividade muito jovem comparativamente, tudo é um pouco incerto e experimental.

Se uma empresa acha que só deve contratar somente pessoas com formação em informática, ela que faça…

Se alguém acha que só deve contratar empresas que tenhan em seu quadro profissionais formados em uma área específica, que faça…

Com exceção dos concursos públicos essa não é a tendência em nenhum lugar. O que uma empresa quer é produtividade, lucro.

Do modo que está funciona. E vamos evoluindo…

MarcioTavares

Douglas, é uma boa colocação a sua, mas logicamente esse não é o único fator determinante. Um jornalista, por exemplo, só pode exercer sua profissão depois de formado, e isso não põe em risco a vida de ninguém, assim como um advogado (se eu não me engano).

Eu imagino que a regulamentação serviria, entre muitas outras coisas, justamente pra dar uma arrumada na nossa área, pra tornar a coisa um pouco mais séria e menos experimental.

mcampelo

dsiviotti:

Contratar um mané pra fazer o Cadastro de Clientes da sua empresa e depois ele dá erro de dll e outros paus grotescos NÃO PÕE SUA VIDA EM RISCO.

E a profissão se resume a fazer Cadastro de Clientes?

E no caso do “mané” que faz o sistema que controla tráfego aéreo?

[]'s
Marco Campêlo

dark.wizzard

mcampelo:
dsiviotti:

E a profissão se resume a fazer Cadastro de Clientes?

E no caso do “mané” que faz o sistema que controla tráfego aéreo?

[]'s
Marco Campêlo

Eu ia falar exatamente isso, e se algum “mané” faz um sistema médico, para monitorar os sinais vitais de um paciente ?! O risco não é grande ?!

Mauricio_Linhares

Vejam só, tem muita gente que termina um curso de computação e não sabe programar, mas também tem muita gente que não terminou curso nenhum e programa muito bem!

O canudo não diz absolutamente nada, tem gente na minha turma que eu sei que vai terminar virando vendedor ambulante porque não leva jeito pra coisa, entretanto, vai se formar junto comigo.

Se é pra regulamentar que se regulamente sem levar em consideração o canudo e sim a perícia do profissional. E outra coisa, que sejam provas diferentes pras diferentes áreas de atuação na informática, porque uma pessoa que trabalha com redes e administração não é necessariamente um programador, nem vice-versa.

Regulamentar as nossas (no plural) profissões é bem mais complicado do que parece.

cv1

E no que regulamentar o cara muda isso? Gente que sai da faculdade e continua nao sabendo programar nao falta por ai. Voce vai aplicar uma prova, tipo a da OAB? Hmm… nah. Esquecam essa historia. Regulamentacao simplesmente nao eh relevante a nossa profissao.

mcampelo

Um neurocirurgião tem uma área de atuação muito diferente de um pediatra e nem por isso eles acham que é melhor não regulamentar a profissão! :slight_smile:

Todos os problemas que temos na regulamentação da nossa profissão, existem nas outras profissões também.

Com isso, não quero dizer que sou a favor ou contra da regulamentação. E sim que não vejo motivos (até agora) para 1 peso e 2 medidas, pois simplesmente acho que o problema é o mesmo em todas as áreas.

Acho engraçado porque as pessoas que são contra, são contra porque são contra e ponto final. Até hoje não vi nenhum bom argumento.

[]'s
Marco Campêlo

Mauricio_Linhares

Pois é, só que eles não regulamentam o neurociurgião nem o pediatra, regulamentam o médico.

Qual é o conhecimento básico de computação que você acha que é inerente a qualquer área de atuação? Arquitetura de microprocessadores?

A computação é uma área muito vasta, com diversos relacionamentos com outras áreas (como com a medicina em biotecnologia), e ter conhecimento disso não significa que você conheça qualquer outra coisa não.

Um médico, só de curso geral, tem 4 anos. Eles devem ter um bocado de “generalidades” pra aprender né.

mcampelo

Um dos problemas que eu vejo por qualquer um poder se entitular Analista de Sistemas é que:

1. Processos seletivos são ridículos e as empresas acabam contratando um mané.

2. Como o cara sabe que é mané, ele pede X/3, enquanto um bom profissional pediria X de salário.

3. A empresa que contratou o mané, vai usar o X/3 como parâmetro de salário e vai achar injustificável pagar X para o zé ruela que é um bom profissional.

4. zé ruela fica sem opção e acaba aceitando receber X/3 mesmo, afinal, tem contas a pagar no final do mês.

É só dar uma olhada no APINFO para ver a quantidade de oportunidades com salários ridículos que são postadas diariamente.

(Essa é uma discussão sem fim. Pessoas tem pontos de vista diferentes e não é uma discussão no GUJ que vai mudar isso. Então vou aproveitar para sair de fininho do tópico)

:slight_smile:

[]'s
Marco Campêlo

Luca

Olá

Vou repetir o que falei no tópico que o destro trancou:

Pago o CREA há 35 anos e nunca recebi nada em troca. Regulamentar significa criar um cartório para tomar dinheiro da gente.

Quero deixar bem claro que não sou contra estudar, fazer faculdade, pós-graduação, mestrado, etc.

Mas como informática é muito dinâmica, todos devem e precisam ser autodidatas. Qualquer aluno que fizer um cursinho destes de 3 anos, quando sai formado, muito do que aprendeu na primeira série vale pouco. Ele sempre precisará estudar para se atualizar. Quem não respeita o autoditada não serve para trabalhar com informática.

Sobre os exemplos citados, acho que engenharia e medicina se apoiam em bases mais sólidas do que informática, precisam de mais teoria que nem sempre o garoto tem saco de estudar sozinho. Também evoluem rápido porém com menos rapidez do que informática.

Sou contra regulamentar, principalmente com estes nomes rídiculos que existem por aí: ciência da computação, engenharia de computação. O que vamos ter como nome do cartório: CRCC = Conselho Regional dos Cientistas da Computação ou CREC = Conselho Regional dos Engenheiros de Computação.

Bem, fico por aqui.

[]s
Luca

dsiviotti

mcampelo:

2) Como o cara sabe que é mané, ele pede X/3, enquanto um bom profissional pediria X de salário.
Marco Campêlo

Veja bem… invariavelmente esse argumento será usado. Pensem bem, ele é o principal motivador desse tipo de coisa. Nada tem a ver com segurança, padronização etc. Tem sempre a ver com reserva de mercado. Isso é sempre nefasto. Como acho que disse antes , esse tipo de proibição de exercer profissão sempre me soa feudal e corporativista.

Na minha opinião esse tipo de reserva é uma coisa totalmente corporativista. Se eu não fosse da área não gostaria que isso ocorresse, por que teria custos aumentados, complicações trabalhistas etc. Sendo ou não da área sou contrário a criação de reservas de mercado, não é por que tal coisa possa me beneficiar que vou ser a favor.

Não é porque existe corporativismo em outras áreas que devemos sê-los também. Principalmente, como já disse, porque a área/ciência da informação está em plena formação. Mal dá pra conceituar e definir quanto mais regulamentar.

Imaginen só se alguém fosse o “Responsável Técnico” pelo Windows. O cara já estaria na cadeia por esse raciocínio.

Um pouco de opinião pessoal sobre dois pesos e duas medidas:

Eu não contrataria serviços de:
:arrow: Um Médico sem CRM, Um Dentista sem CRO, passar pela faculdade nestes casos pra mim é básico.
:arrow: Engenheiro para subir o terceiro andar da minha casa (se for só de um andar pode ser um peão)
:arrow: Advogado sem OAB. Primeiro pq seria legalmente suicídio, segundo pq eu conheço vários advogados e sei que mesmo com OAB a coisa é séria. Pra mim é um filtro necessário.
:arrow: Piloto de Avião: Essa é uma questão psico-sociológica séria, sempre que entro num avião não penso em outra coisa senão em desastre. logo…

Eu contrataria serviços de:
:arrow: Contador sem registro, o que importa é se ele trabalha bem. Acho que é o caso mais próximo a informática. É um serviço de apoio onde o que importa é o serultado. Existem riscos mas são todos aceitáveis e administráveis (ao contrário do avião caindo).
:arrow: Secretária (é profisão regulamentada). Não exigiria curso de secretariado certamente.
:arrow: Corretor, eu contrataria, mas neste caso assim como nos advogados o registo serve muito mais como filtro que outra coisa.
:arrow: Administrador de Empresas: esse é o caso mais gritante. Nenhuma empresa com fins lucrativos contrata um executivo/administrador baseado no fato dele ter CRA ou não.

Annyssima

Não importa se você tem ou não “canudo”, o que realmente importa é se
você é bom no que faz, e mesmo assim nós seres humanos, estamos
sujeitos a falhas, então você pode ser expert na sua área, mas isso não
te assegura de que nunca ira cometer um erro, ser ou não regulamentado
não te assegura ser bom profissional e muito menos um mal profissonal.
Acho que quando você escolhe por fazer algo, junto a essa escolha tem
que escolher por fazer e dar o melhor de si, na intenção de nunca falhar.
Fazer as coisas buscando acertar, mas encarar os erros de forma positiva.

Rubem_Azenha

:shock:
pow, o cara faz 5 anos de facul e não sabe programar???
ta bom que tem uns manés no meu curso que nem pascal sabem direito, só sabem arrastar botões no delphi, mas o meu curso é técnico e não superior?

acontece essa merda também nos cursos superiores??? :shock:

se isso acontecer também nos cursos superiores sou 100% contra

Annyssima

microfilo:
:shock:
(…)
acontece essa merda também nos cursos superiores??? :shock:

Isso é verdade, estudo com gente que é pura teoria e gente que nem
isso é, que é puro cola mesmo! Que programa na base do Ctrl+C - Ctrl+V.
Não considero muito esse lance de nota, curriculo e histórico, o que conta
é pratica, é na pratica que você vê se a teoria te passou algo ou se foi só
nota mesmo, mas pros caras que não compreendem isso, só lamento…
Afinal, que tipo de profissonal serão? Se é que serão algo…

dark.wizzard

Uma coisa que me passou pela cabeça, o que vocês acham da Faculdade de Informática ? Perda de Tempo ?

Se pelos argumentos dados aqui no tópico, a informática é tão dinâmica que a faculdade é só uma perda de tempo, logo deveríamos aqueles, incluíndo eu, que fazem/fizeram faculdade chorar as mágoas pelo tempo perdido…

Sei que é algo realmente complicado a regulamentação, ainda não parei pra pensar a fundo se sou contra ou a favor da mesma, só acho (palpite) que talvez ela poderia valorizar a nossa profissão (ou gama de profissões).

pcalcado

Claro que aocntece em facudlades, se não não haveriam tantos idiotas tentando programar. Eu faço seis matérias: Teste de Software, Auditoria e Segurança, Análise Adminstirativa, Sistemas Operacionais II, Redes II e Lab. de Análise e Projeto II. Sabe quantos exercícios meus professores passaram em sala? Todos juntos? um, em grupo de quatro alunos, sobre RH e da cadeira de análise adminstirativa. para passar basta decorar e/ou colar, não saber absolutamente nada.

Facudlade não é eprda de tempo, os conceitos de informática não são tão dinâmicos assim, as implementações é que são.

richardpeder

Acho este tópico algo com fim óbvio!

Quem é formado apoia a regulamentação, quem não é não vai apoiar… :slight_smile:

Sou a favor pq, como eu já disse no outro tópico aqui do GUJ deste assunto, a regulamentação poderia servir para não termos que ver pessoas que não são de nossa área atuando…não vou citar essa “não são da nossa área” pq senão vai gerar muita discussão…

Mas não vejo a regulamentação como algo tipo OAB, vejo mesmo mais como “médico é médico, dentista é dentista”… :wink: , ou seja, cada um na sua e se caso houver a regulamentação e um dos requisitos para estar regulamentado for ter curso superior na área a galera que quiser estar “na lei” vai ter que correr atras de um curso superior…o que eu acho o minimo, já que a faculdade não ensina, mas dá um embasamento necessário, quer queiram, quer não, isso acontece. :slight_smile:

ate mais…

Ironlynx

Bom, se vc acha q ia cair em um lugar comum, errou feio.
Sou formado e sou contra.
O máximo que a regulamentação faria por nós é estipular um piso salarial(o que não significa que seria cumprido), e outros por menores como excluir gente competente formada em marketing por exemplo.
Isso parece coisa de quem tem CAGAÇO(sim, esse é o termo!!!) de perder a vaga para um muleque de 16 anos que sabe mais do que você.
Vejo essa regulamentação como uma camada a mais de abstração, cuja única função é não fazer nada(é como um singleton para o nada-o que a maioria faz!!!).Vamos pagar um conselho para seu presidente engordar o bolso, ele berrar em alto-falantes supostamente pelos nossos direitos, e depois eleger-se sei-lah-o-q e embolsar mais dinheiro!!!
A existência do CREA não empediu outros safados de fazerem obras com areia da praia(e matarem um montão), nem advogados inescrupulosos de se tornarem laranjas de traficantes(e matarem mais um montão!!!).Pensem no real benefício da regulamentação!!!As leis aqui são dúbias…

Nossa profissão é a da ousadia, e não podemos abrir mão dela.Se alguem menos preparado pegou nossa vaga?Senta, estuda, pratique que sempre haverá uma vaga para vc.No final, existem apenas dois tipos de pessoas:As que assistem as coisas acontecerem, e as que fazem as coisas acontecerem…de qual lado vcs estão? :?:

OBS.:Sou a favor da regulamentação se eu for o presidente da entidade… 8) :lol:

Mauricio_Linhares

A regulamentação realmente parece ser uma coisa meio furada, mas eu sinto falta de uma entidade política pra nos representar, um sindicato. Tem muita coisa acontecendo no nosso meio, como as famigeradas patentes de software e nós não temos praticamente nenhuma entidade pra lutar contra isso.

Eu acho que seria uma boa pensarmos em montar uma coisa assim, pelo menos teríamos mais força pra reivindicações dos nossos diretos e dos direitos que podem ser infringidos com o nosso trabalho.

Abaixo as patentes! :smiley:

marcelomartins

microfilo:
ta bom que tem uns manés no meu curso que nem pascal sabem direito, só sabem arrastar botões no delphi, mas o meu curso é técnico e não superior?

acontece essa merda também nos cursos superiores???

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim!!!

Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Acontece. E enquanto isso acontecer nada pode mudar.

VAMOS BRIGAR PRA QUE TODAS AS FACULDADES DE INFORMÁTICA SÓ ATESTEM O TERCEIRO GRAU PARA ALGUÉM QUE TENHA REAL CAPACIDADE! ISSO SIM É IMPORTANTE PARA TODO MUNDO E NÃO FICAR DISCUTINDO SE TEM QUE REGULAMENTAR OU NÃO SIMPLESMENTE PRA CRIAR MAIS BUROCRACIA.

[size=7]Acho que o vinho não me fez bem![/size]

Fabricio_Cozer_Marti

Bem, terminar a faculdade e não saber programar é muito relativo.

Pra que tem que saber programar ?
Noção básica é válido. Isso sim. Faculdade hoje em dia não prepara ninguém pro mercado. Te dá noção. O cara que arregasse as mangas e corra atrás!

A pessoa pode muito bem fazer outras funções se não programar.
Mas pra ele se formar, com certeza ele terá matérias de programação.
Mesmo que ele não aprenda, ou porque não goste ou qq outro motivo.
Ele vai ter alguma noção.

Acho que programar é algo livre, que qualquer pessoa pode aprender se quiser. Sem precisar ter diploma. Porque isso é coisa técnica.
Agora se ele quiser exercer função de analista de sistemas, acho muito válido sim ter diploma. Porque documentos bem redigidos, e análises e estudos deverão ser feitos. E isso acho que deve ter um nível superior pelo menos. Não que quem não tenha não possa fazer, mas digo, quem te garante ?

Se o cara for bom ou não profissional , quem vai dizer vai ser a zorra do mercado.

O que eu desejo é que esse curso tenha pelo menos mais um valor.
E regulamentar é uma opção.
Pagar o conselho é pra que o mesmo exerça as suas responsabilidades.
Se o conselho não está fazendo já é outra coisa.
Mas o valor não deve ser tão caro assim. :roll:

a universidade tenta, mas como vai garantir ?
… ela te da a base, a sua especialidade , quem vai dizer é você !

Eu tenho um conhecido que não tem nível superior e sabe muito mais que muitos professores de computação.

Ele vai começar a cursar agora, vai dar show se quiser nas aulas e vai mostrar que 4 anos pra ele não vai ser nada demais, e vai estar despreocupado se regulamentar ou não.

Mauricio_Linhares

Rapaz, no meu curso, pelo menos, tem 3 cadeiras de programação “geral”, lógica e algoritmos (em pascal), estruturas de dados (em C) e programação orientada a objetos (em Java), sem contar as outras que vem de brinde, como programação pra web (mais uma vez com Java) e desenvolvimento de sites dinâmicos (com PHP 5 e ASP.NET). Isso sem contar as cadeiras que agente termina programando, como análise, bancos de dados relacionais, a outra com bancos de dados não-relacionais que eu não me lembro o nome.

O cara viu tudo isso na faculdade e não aprendeu a programar porque? Porque ele não gostava? Então não fizesse o curso!

Faculdade realmente não prepara o profissional pro mercado, mas não é porque ela não tem que preparar não, é porque muitos dos professores não estão nem aí pra se atualizar (pelo menos nas entidades federais, que é o meu caso). O meu professor de Pascal só sabe programar em Pascal e Object Pascal/Delphi, nunca aprendeu outra coisa e provavelmente não vai aprender, porque ele não está mais preocupado com o mercado, ele já tem a vida ganha.

Eu realmente acho triste que agente veja tanta programação e não veja AOP, inversão de controle, mapeamento objeto/relacional, testes unitários… que são novidades importantes na nossa área, mas que muitas vezes só conhecemos quando chegamos “na rua”.

Quanto a obrigatoriedade de diploma pra analistas, esse é que eu discordo mesmo. Analista não é “escrevedor” de documentos nem estudioso de papel com desenhos que parecem ter sido feitos por crianças de primário (já viu diagrama de caso de uso? :? ). Análize exige um tipo de conhecimento que eu nunca vi diploma dar, experiência, dê uma olhada nesse profile para analistas da Thoughtworks:

http://www.fromthebottomup.co.uk/analyst.html

Eles pediram um pedaço de papel? Não, pediram capacidade e é isso que faz a diferença.

Não vou dizer que diploma não vale a pena, porque eu estou lutando pra conseguir o meu, mas ele está muito longe de servir pra regulamentar ou comprovar a minha competência.

Mas eu ainda acho que precismos de um sindicato. (alguém vota em mim? :twisted: )

Fabricio_Cozer_Marti

sindicatos já existem.

http://www.fenadados.org.br/

Mauricio_Linhares

Êêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê!!!

Então bora apertar os engravatados lá pra ir contra as patentes! Abaixo as patentes de software e pra cima com o meu salário :smiley:

Na votação deles lá, todo mundo tá querendo a regulamentação! :shock:

Fabricio_Cozer_Marti

Enquete do site

Iniciada em: 30/04/2005	 	 
Você é a favor da regulamentação da profissão de informática?
 Sim		- 88%
 Não		- 12%
Fabricio_Cozer_Marti

Na paraiba tem!

SINDPD-PB
Rua Miguel Couto, 135 Sala 204/205 - Centro
Cep 58010-770 João Pessoa - PB
Telefax: (83) 241-8720
[email removido]

:wink:

Mauricio_Linhares

Pois é, não estou desamparado! :smiley:

Mas depois tem que lembrar a eles que agora tem um 3 antes de todos os números aqui na Paraíba :wink:

Vai ficar: Telefax: ([telefone removido]

Programadores, uni-vos! :smiley:

Fabricio_Cozer_Marti

heheheheheheheheheheehe

agora cara, se vc nao conhecia … eh pq eles nao fazia pn hahahahaha
ou faziam ? :roll: bem nao vou julgar nada nem ninguem …
mas eu soh fui saber que tinha sindicato aqui na bahia … qdo eles vieram cobrar auhahuahuahuauha … quase nao pago , depois de muita conversa, resolvi pagar 1% do salario hehehe

Z

Na faculdade que eu estudo, tudo isso é visto, mas na forma de seminários dados pelos alunos organizados por alguns professores.

Mas, se for pra colocar isso e toda sorte de metodologias, paradigmas e [coloque sua categoria favorita de palavras mágicas no mundo nerd] nas ementas dos cursos, o tempo de um simples curso de graduação aumentaria pra 12 anos. :smiley:

tRuNkSnEt

A galera do contra vive falando que:

Conheço gente que sai da faculdade pior de que quando entrou!

:arrow: Logico que isso acontesse, isso em qualquer curso a menos que voce seja formado no ITA ou outra coisa parecida. Ai que vem a ideia, a OAB (sem querer comparar) realiza provas anuais para avaliar o nivel dos formandos e não ha de ver que apenas 15% acaba passando! Nem chega a isso!
Agora vai me dizer que isso nao te livrou da um percentual enorme de contratar um despreparado?

:arrow: Eu sinceramente acho que é os despreparados que estão fudendo principalmente os “analista”. Eles (os despreparados) fazem as cagadas e o contratantes ja generalizam a sociedade inteira

:arrow: Por mais que o cara seja didata no meu modo de ver ele sabe apenas pratica, a teoria nesse caso vai para o ralo. Teoria acaba sendo importante na melhoria dos seus projetos, voce tem uma abrangencia muito melhor se voce tem teoria e depois alia a pratica e nao o contrario. Isso ja vem desde as pregações de Platão (Éhh, esse mesmo, aquele filosofozinho).

Esse são os pontos que observei alem do que ja foi mencionado.

Isso já é mais que fato esse pessoal que fala dos amigos acredito que se eles perguntarem para esses tais amigos e se eles fazerem um exame de conciencia eles tambem vao aprovar. Enquanto a pagar taxas, impostos, nao vejo isso como sacrificio o custo / beneficio é maior.

Mauricio_Linhares

Muito pelo contrário meu amigo, segundo Platão e todos os filósofos da antiguidade, não existe diferença nem um antes e depois entre teoria e prática, as coisas andam sempre juntas. Eles têm até um conceito interessante sobre acreditar, onde acreditar é ser ou fazer, e não simplesmente dizer.

Ser auto-didata não quer dizer que você não tem teoria não, porque eu aprendi AOP sozinho, só com os livros e mexendo aqui, já que na faculdade eles não dão isso. Além de diversas outras coisas que eu também tive que aprender sozinho, nem por isso eu não tenho conhecimento “teórico” sobre o que eu faço.

E analista formado não garante nada não, conheço muito analista e engenheiro formado que só faz cagada, já vi um dizer até que não usa Java porque não dá pra programar “visualmente”. Gente incompetente tem em todo lugar.

PS: Mais informações sobre filosofia, conheça a Nova Acrópole (propaganda! :stuck_out_tongue: )

http://www.nova-acropole.org.br/

dsiviotti

Em que trabalho de Platão voce leu essas “pregações”?

Cuidado ao interpretar Platão sem ter feito uma faculdade de Filosofia. Talvez falte um pouco de teoria. :wink:

MarcioTavares

Isso que eu ia dizer. E digo mais: sabe quando eu fiquei sabendo da existencia desses “sindicatos”? Quando eles mandaram a boleta de pagamento pra minha empresa de prestacao de servicos. Na boa: da pra levar a serio?

pcalcado

Márcio, como você é do RJ deve ter o mesmo sidnicato que eu, fica na Av. rpes. Vargas, no Centro. Eu só soube que era sindicalizado quando fui lá para um requerimento de não debitar não sei quanto no meu contra-cheque. É uma linda fraude aquele lugar.

Quem acha que autodidata sabe prática apenas é, no mínimo, arrogante. Quem disse que todas as pessoas aprnedem da mesma maneira? Eu odeio aula expositiva, aprendo lendo e fazendo pergutnas a quem entende.

Quem acha que o cara ter passado numa faculdade ajuda, não conhece Estácio e afins. Onde em seis meses de aulda, com seis matérias, eu tive UM exercício apenas.

Quem acha que o cara tem que passar na faculdade para saber redigir, ou que sai de lá sabendo, tem que dar uma lida nas asneiras que nós os graduados, mestres e doutores escrevem aqui. Dê uma olhada no fóum.

Faculdade é uma qualificação profissional, é muito importante, mas não prova nada. Comoc ertificações. Aliás, se eu pensar que o cara tem que ter um diploma para ser analista, vou acabar pensando que ele tem que ter um certificado para programar em java.

richardpeder

Meu…

esse é o tópico que não leva a lugar nenhum…

Estes sindicatos servem só pra tomar dinheiro da gente…não acredito que um sindicato desses nos ajude em alguma coisa…

Sou a favor de uma regulamentação, como já disse, mas que seja racional…regulamentar um “asno” que saiu da faculdade e não sabe nada é desmerecer a categoria tb…2 pesos, 2 medidas… :slight_smile: :wink:

ate mais…

cv1

Entao, qual eh a sua solucao brilhante, Richard? Ou voce vai so reclamar que ninguem na thread mencionou CMM ainda? :wink:

Rubem_Azenha

marcelomartins:
microfilo:

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim!!!

VAMOS BRIGAR PRA QUE TODAS AS FACULDADES DE INFORMÁTICA SÓ ATESTEM O TERCEIRO GRAU PARA ALGUÉM QUE TENHA REAL CAPACIDADE! ISSO SIM É IMPORTANTE PARA TODO MUNDO E NÃO FICAR DISCUTINDO SE TEM QUE REGULAMENTAR OU NÃO SIMPLESMENTE PRA CRIAR MAIS BUROCRACIA.

meio atrasado…

pow… acho que vou fazer faculdade de filosofia para tentar entender essa mundo :roll:

:lol:

Mauricio_Linhares

Então qual é a fórmula mágica? Qual é a máquina detectora de asnos e profissionais incompetentes?

Eu só conheço uma, o mercado e ele não tem uma história muito bonita sobre justiça não.

AAAAAAHHHHHHHHHHRRRRRRRRRRGGGGGGGGGGGGGGG!!! :oops:

MarcioTavares

Desde que eu abri a minha empresa, há mais de 2 anos, pelo menos 3 sindicatos diferentes já me mandaram boletas de pagamento. Obviamente eu fui consultar várias pessoas, não só da área de informática, sobre qual delas era, de fato, obrigatória. Apenas uma era, e pra falar a verdade eu não me lembro do nome e também não me lembro de onde era, mas tenho quase certeza de que era essa da Pres. Vargas. De qualquer forma, eu nunca tinha ouvido falar em nenhuma delas, nem mesmo depois de ter pago os ~80 reais anuais.

Hmm… agora vc me fez pensar numa coisa: no mês de junho eu vou começar a trabalhar numa empresa como CLT. A título de curiosidade, é a primeira vez que eu vou trabalhar dessa forma. Minha carteira de trabalho vai perder a virgindade. Até hoje eu só trabalhei como PJ e estagiário não-registrado, no começo.
Enfim, qual foi o resultado dessa sua verificação sobre sindicato? Tinha que pagar? Não tinha? Quanto? …

mcampelo

MarcioTavares:

Enfim, qual foi o resultado dessa sua verificação sobre sindicato? Tinha que pagar? Não tinha? Quanto? …

Você tem que contribuir para algum sindicato. “Sou” do sindicato dos metalúrgicos e deveria contribuir com 1 dia de salário. O que pude fazer, no meu caso, é pagar para um sindicato de Processamento de Dados (muito mais barato) e enviar uma carta para o RH da minha empresa informando que faço a contribuição através de outro sindicato.

[]'s
Marco Campêlo

pcalcado

MarcioTavares:

Você vai até lá com uma carta de próprio punho dizendo que não quer dar a contribuição, a simpática atendente carimba e te dá um comprovante. Os caras já têm todo o procedimento armado para isso, só falta um setor específico, eles sabem que quem paga isso é porque não sabe que pode não pagar :stuck_out_tongue:

mcampelo

pcalcado:

Você vai até lá com uma carta de próprio punho dizendo que não quer dar a contribuição, a simpática atendente carimba e te dá um comprovante. Os caras já têm todo o procedimento armado para isso, só falta um setor específico, eles sabem que quem paga isso é porque não sabe que pode não pagar :P

Isso depende do RH da sua empresa também. No caso da minha, tive que contribuir para algum.

Bem, ano que vém tento essa opção de pegar o carimbo. Vou colocar no todo list! :slight_smile:

[]'s
Marco Campêlo

MarcioTavares

Mais um goooooooooooool do Brasil!!!

richardpeder

Não sei cv…acho que vc poderia nos dar uma solução legal, afinal vc é o “cara”! :slight_smile:

CMM? Vc está misturando as coisas…só acho inutil discutirmos algo que não vamos resolver…acho que essas discussões sempre trazem algum conhecimento em relação a outros topicos, mas a regulamentação, que é a questão, não vamos resolver aqui…por isso acho inutil…pra este fim…mas para outros até que pode ser interessante! :wink:

Por favor cv, nos dê um caminho a seguir para a regulamentação de nossa profissão…ou vc curti postar em tópicos polemicos para “tirar” os outros!!! :slight_smile:

@ Mauricio Linhares,

Não tenho fórmula mágica, mas acho dificil conseguirmos algo…sou a favor, mas nossa profissão, quando se tratar de tornar algo “legal” se falando de justiça e tal sempre nos frustramos! :cry:

ate mais…

J

Estou notando que o pessoal acha que o profissional de TI deve basicamente saber programar.
A área de prgramação é um das mais importantes mas não deve existir apenas esse tipo de profissional.
O mercado carece de outros tipos de profissionais não necessariamente técnicos que aos olhos de uma empresa que visa lucros é até mais importante que o profiisional estritamente técnico.
É lógico que os técnicos são importantes, pois sem eles as implementações não seriam possiível.
Existem uma vasta necessidade e especializações de profissionais.
Na minha opinião os cursos de TI deveriam ter uma estrutura mais lógica.
Como disseram ter uma base generalista, mas com mais aplicabilidade e a especialização individual.
Mas isso talvez fosse inviável por questões financeiras, pois as instituições não teriam uma estrutura para suportar isso.
(Imagine cada aluno quisesse seguir uma especialidade).
Temos as pós graduações, mas estão mais para encher linguiça.

Eu particularmente quero sair da área de desenvolvimento, não que eu não goste , pelo contrário, mas gosto mais da área de análise.

Talvez a solução fosse divir so cursos em vários subcursos.
Vc teria vários subcursos de menor duração e emitindo diplomas a medida que o aluno vai alcançando mais níveis.
Isso tiraria a obrigação do aluno cursar matérias que ele não deseja ou tem afinidade.
E o profissional deveria ser credenciado de acordo com os níveis que ele atinge.
ex:
Nível 1

• Técnólogo de Informática
    Nível 2
  • Programador de Sistemas
  • Administrador de Redes
  • Designer
  • Analista de Sistemas
  • Técnico de Hardware
    Nível 3
  • Engenheiro da Computação
cv1

Solucao legal dada, varios posts atras. O que confirma, de fato, que eu sou o cara. Ra, ra, ra.

Mauricio_Linhares

Opa! Divisão em castas sociais não, por favor :x

J

É lógico que uma divisão muito a grosso modo, mas não seria mas justo e melhor até para o profissional e para o mercado.
Por ex:
O Profissional não precisaria cursar 4 anos para aprender o que ele não gosta, ou melhor, aprender nada.
(Conhecço caras de UNICAMP e USP/POLI que não apernderam nada e abriram restaurantes)
O profissional iria “conduzir” sua carreira melhor aproveitando a própria faculdade.
O mercado poderia aproveitar os profissional mais especializados com menos tempo academico, por eles serem formados para uma necessidade especifica sem perder uma base sólida.
O profissional que estudasse mais ganharia mais.
Eliminariamos os piratas sem abria mão dos profissionais que tem talento e não tem saco para estudar certas disciplinas.

cv1

Vamos cair na real, um bom desenvolvedor nao entra cru na universidade e sai de la pronto pro mercado, por mais que se faca, e por mais que os cursos ajudem. O que importa eh que o curso de uma boa base pra que o cara saia experimentando. Se ele nao quiser experimentar ou nao tiver espirito auto-didata, nao ha muito o que fazer se nao abrir uma pizzaria, mesmo. O mercado de informatica eh dinamico demais pra quem nao aprende rapido ou nao se atualiza constantemente, e nao existe nenhuma indicacao de que isso va mudar algum dia desses.

*** chamando dr Luca, chamando dr Luca ***

guile

jprogrammer:
‘Mauricio Linhares’:

Opa! Divisão em castas sociais não, por favor

É lógico que uma divisão muito a grosso modo, mas não seria mas justo e melhor até para o profissional e para o mercado.
Por ex:
O Profissional não precisaria cursar 4 anos para aprender o que ele não gosta, ou melhor, aprender nada.
(Conhecço caras de UNICAMP e USP/POLI que não apernderam nada e abriram restaurantes)
O profissional iria “conduzir” sua carreira melhor aproveitando a própria faculdade.
O mercado poderia aproveitar os profissional mais especializados com menos tempo academico, por eles serem formados para uma necessidade especifica sem perder uma base sólida.
O profissional que estudasse mais ganharia mais.
Eliminariamos os piratas sem abria mão dos profissionais que tem talento e não tem saco para estudar certas disciplinas.

É… mas vc não acha que esse esquema de “quem estuda mais, ganha mais” deveria ser “quem produz mais (agrega mais valor), ganha mais”??

Essa história de regulamentação é uma faca de dois gumes… tem muita gente excelente que não estudou e muita gente que estudou muito é não é bom profissional.

Alguém citou jornalistas na discussão e acho que nossa área é realmente muito parecida com jornalismo nesse quesito. O fato de ter estudado não garante que vc é um bom jornalista e vice-versa: nem todo bom jornalista é formado em jornalismo. Rolou uma discussão há um tempo atrás sobre isso, por sinal, onde os caras queriam tirar fora a necessidade do diploma para jornalistas exercerem a profissão.

A regulamentação, na minha opinião, seria mais uma burocracia. Aliás, não faltam vagas no mercado, para que filtrar os profissionais de antemão (antes de ter a prova de que produzem ou não)??

Detalhe, antes que digam que a galera que não estudou é que não quer a regulamentação: eu tenho mestrado em Computação :wink: :smiley:

Abraços,
Guile

J

Concordo com vc plenamente…
Mas quando digo estudar mais para ganhar mais não é necessariamente
ter uma graduação da maneira que se tem hoje.
Com certeza eu acho que os cursos deveriam ter uma base teórica boa, mas dar mais valor a aplicabilidade.
Fazer os profissionais a conduzirem melhor as suas carreiras.
Por ex:
Por que não um aluno ter a oportunidade de se certificar na ferramenta que tem mais afinidade na própria faculdade.
Não que a certificação diga alguma coisa, mas o profissional se formalizaria de uma maneira mais natural para ele sem essas burocracias.
Ele aprenderia a aprender, conduziria sua carreira de uma maneira melhor.
Se a pessoa quisesse a se especializar em marketing para TI ela iria seguir esse caminho e iria se dedicar a disciplinas relacionadas.
Se quisesse se especializar em análise ele cursaria disciplinas relacionadas.

Concordo com o CV que a faculdade não profissionaliza ninguém, mas é custa tempo e dinheiro alguém cursar uma faculdade que custa em média 700,00 e fazer cursos e aprender sozinho que vão custar em média 200,00 cada livro.

Este é o problema tb o preço dos cursos…

smota

Nonon, não depende.

São várias as contribuições, existe a contribuição sindical que é obrigatória e equivale a um dia de serviço (ou a filiação a uma entidade da categoria) … o que estava sendo citado até aqui são as chamadas contribuições Assistenciais, Federativas e outros nomes que eles inventam.

Essas contribuições não são obrigatórias, eles juram que são definidas em assembléias e que vc só pode optar por não pagar 10 dias depois do dissídio da sua categoria, se perder o prazo dançou.

Já chegou o asurdo de levarem essa cartinha e o simpático (aqui eu ia usar um termo pejorativo e mal-educado) Sr. do sindicato dizer : Não vou carimbar, procure seus direitos!

[]s

marcelomartins

microfilo:
marcelomartins:
microfilo:

meio atrasado…

pow… acho que vou fazer faculdade de filosofia para tentar entender essa mundo :roll:

:lol:

Meio atrasado sim, mas 100% atual, e na proxima discução que tiver daqui a uns meses sobre regulamentação tu pode colar minha mensagem lá que vai estar mais atual ainda. :smiley:

Se tu se formar no terceiro grau em filosofia e estudar muito informática tu com certeza vai ser um profissional muito melhor do que a maioria daqui! :smiley:

Tu não conta, tu entende o que eu to dizendo :slight_smile:

1112

Desista. O último trabalho filosófico que eu li (escrito por alguém não formado em Filosofia ) dizia que, quando o mundo estivesse próximo de ser completamente entendido, mudaria completamente para algo mais complicado de se entender. O mesmo trabalho dizia que era provável que isso já teria ocorrido. :smiley:

Quanto à discussão vigente, acho que a profissão deve ser regulamentada, sim. Quando estiver madura, o que não está nem perto de ser o caso e pode ser que nunca seja.

MarcioTavares

Que o diga William Bonner, que comprou o diploma pra poder trabalhar na Rede Globo.

Minha última opinião a respeito do assunto do tópico: se esse problema não tem solução, solucionado está.

J

Vi em uma entrevista com um desses jornalistas famosos que nunca pediram o seu diploma até hoje ?
Nenhum desses comunicadores famosos fez faculdade.
Mas acho legal a pessoa estudar mesmo que ele tenh um baita conhecimento.
Sempre tem algo a aprender…

Rafael_Nunes

Máxima Zen-Budista: “Quando não se pode fazer nada, nada se deve fazer”

Mauricio_Linhares

Pois é, pra que se preocupar com esse tipo de coisa?

Quem é bom normalmente encontra o seu lugar no mercado, não precisa pegar um pedaço de papel pra mostrar que é bom não, vai lá e faz. E esse negócio de dividir os cursos de computação por áreas também é furada, porque vai ter muita gente discordando dessas divisões, como o pessoal que trabalha com sistemas de informação (usando BI e aquela outra sopa de letrinhas).

No fim, não precisamo disso, precisamos sim apertar esses sindicatos politiqueiros pra fazer alguma coisa em prol da nossa profissão, como continuar apertando o governo pra ajudar nas exportações e manter o Brasil longe das patentes de software.

Mauricio_Linhares

jprogrammer:
Vi em uma entrevista com um desses jornalistas famosos que nunca pediram o seu diploma até hoje ?
Nenhum desses comunicadores famosos fez faculdade.
Mas acho legal a pessoa estudar mesmo que ele tenh um baita conhecimento.
Sempre tem algo a aprender…

Você não acha que nenhum é muita coisa não meu amigo?

Muitos jornalistas famosos são formados sim, como Caco Barcelos, Pedro Bial e mais algumas outras dúzias.

Ah, e eu me formo jornalista no meio do ano que vem :smiley:

richardpeder

A batalha conhecimento x faculdade é eterno…

O que temos que ter em mente é que, acim a de tudo o que vale é ter os dois…alguns acham só o conhecimento bastante…outros acham a faculdade essencial, isso vai de cada um…qq coisa que se ache, será gerado polêmica…
Como já foi dito tópicos atras, não tem como ser simples a regulamentação de nossa profissão, já que muitas pessoas da nossa área sempre saem da normalidade habitual… :slight_smile:

@cv: Se eu fosse vc não ficaria tão feliz de “ser o cara”. :slight_smile: :wink:

ate mais…

J

Qdo digo comunicadores me refiro aos apresentadores de tv.
Podem falar o que quiser, mas muitos desses caras sabem persuadir o povo (ex: Ratinho, Silvio Santos, Gugu, Hebe, etc).
Podem ser umas porcarias mas para a finalidade que ali estão (audiência=dinheiro) são gênios.
É lógicos que temos pessoas formadas e de alto nível:
Gabi Gabriela, Jô Soares, etc.

Parabéns pelo curso que escolheu: jornalismo.

Mauricio_Linhares

jprogrammer:
Qdo digo comunicadores me refiro aos apresentadores de tv.
Podem falar o que quiser, mas muitos desses caras sabem persuadir o povo (ex: Ratinho, Silvio Santos, Gugu, Hebe, etc).
Podem ser umas porcarias mas para a finalidade que ali estão (audiência=dinheiro) são gênios.
É lógicos que temos pessoas formadas e de alto nível:
Gabi Gabriela, Jô Soares, etc.

Parabéns pelo curso que escolheu: jornalismo.

Pois é, mas você escreveu jornalistas, não comunicadores.

Ah, e eu me formo em desenvolvimento de software no mesmo semestre (ou pelo menos eu espero me formar…) :smiley:

E o Ratinho tá entrando pelo cano :twisted:

J

Falha nossa !!! :lol:

chaos

smota:
São várias as contribuições, existe a contribuição sindical que é obrigatória e equivale a um dia de serviço (ou a filiação a uma entidade da categoria) … o que estava sendo citado até aqui são as chamadas contribuições Assistenciais, Federativas e outros nomes que eles inventam.

Exatamente isso.

Se vc é CLT, por lei é obrigado a sustentar meia dúzia (eu acho q na verdade deve dar uma groza…) de vagabundo com um dia de seu trabalho por ano.

Mas aí eles tentam te empurrar uma “cobrança compulsória” como se voce fosse associado, dizendo várias falácias pra te convencer.
A ultima que apareceu por aqui foi: Vc pode se recusar mesmo a contribuir mensalmente, mas quando vier a participação nos lucros nós podemos “arrecadar” 10% do valor…

Legal a cara de tacho qdo todo mundo mostrou a resposta que o Ministério do Trabalho mandou pro RH sobre isso… :slight_smile:

Que saudade to tempo que era estatutário e só precisava dar risada do que o sindicato falava…

A

Pessoal é o seguinte a regulamentação da profissão de informática deve ser levada muito a serio pois imaginem um banco funcionando sem gerenciamento informatizado e suporte técnico, imaginem as eleições p/ presidente e etc sem os profissionais dando apoio, entre outras tarefas que o profisisonal de informática exercem. Imaginou o caos que seria o mundo globalizado?
Então o que devemos fazer, devemos apoiar sim pela regulamentação.
O que acontece é que um universitário passa 3 a 4 anos estudando enquanto que uma pessoa consegue obter em 2 meses um conhecimento prático de uma area da informatica e se oferece para o mercado por um valor muito baixo e o profissional formado é OBRIGADO a aceitar o valor baixo de salario para nao ficar de fora do mercado.
Temos que criar um conselho para registrar todos os profissionais de informática, quando digo PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA me refiro as pessoas liberais ou não que estão no mercado de trabalho e não curiosos que passam o dia inteiro mexendo no computador ou aprendendo para si mesmo como utilizar programas ou linguagens em geral.
Um Engenheiro tem garantido em lei que ele não pode receber menos de 6 salarios minimos, isso interessa somente quem é formado, acho que não. outras profissões regulamentadas tb tem direitos parecidos. Uma simples empregada domestica tem o direito de receber no minimo 1 salario, quem já trabalhou ou trabalha como liberal sabe que o mercado oferece 1 salario + comissão ou seja se não fosse a comissão vc receberia o mesmo que uma empregada. É justo?
Por que registrar estes profissionais? Quando um médico ou advogado se forma ele não está apto a exercer a profissão, deve realizar a prova dos seus conselhos para obter seus resgistros, dessa maneira o conselho irá garantir para omercado um profissional devidamente qualificado e registrado onde ele poderá perfeitamente responder por qualquer dos seus atos, bem como um engenheiro que constroi um predio e em 2 meses o predio cai de quem é a culpa? Erro médico de quem é a culpa?
Se vc precisa de uma obra vc solicita a um simples pedreiro para faze-la?
A regulamentação da profissão sendo bem discutida entre os profissionais de informática deve sem duvida trazer beneficions não só p/ formados mas p/ quem não é formado tb bastando que o profisisonal se enquadre.
Um tempo atra p/ fazer serviço de contador não precisava ser formado bastava ter curso tecnico em contabilidade agora não tem que ter o CRC.
O mundo não vive hoje em dia sem informática.
Sou universitário di 5º semestre do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário do Pará e estamos mobilizando todos aqueles que são a favor da regulamentação para criarmos grupos de discursão e encontrarmos formas e caminhos para resolvermos esta situação.
Para isso estamos criando uma comunidade no orkut para juntarmos um quantidade bem expressiva de usuários a favor para podermos tomar iniciativas estamos aqui em Belém entrando em contato com todas as universidades para formarmos uma campanha a nivel estadual em seguida regional e finalmente nacional e todos de suas cidades podem fazer o mesmo, bastando que fiquemos sempre em contato para caminharmos juntos.
Espero que todos sejam compreensiveis e entrem nesta causa.
Todos saem ganhando.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13369128

pcalcado

Você se importa de dizer qual a idéia que vocês tem para as provas a serem aplicadas neste conselho? Provas teóricas? A facudlade já não tme isso? provas práticas? de que? java? .Net? BASIC? O que o cara quiser? E se eu quiser FORTRAN? Um certificado da Sun/Microsoft já não tem essa informação? Que talr esponder algumas perguntas desta thread?

Ah, lendo o Software Craftmanship eu soube disso aqui:

http://www.acm.org/serving/se_policy/selep_main.html

Muito interessante.

A

O tipo de prova a ser aplicada acho que vai de acordo com cada curso ou especialização e isso ainda tem de ser discutido, o importante mesmo é que devemos nos mobilizar para sermos reconhecidos e respeitados como qualquer outra profissão. Para que serve um curso de nivel superior ser reconhecido se ao se formar o profissional não possui nenhum reconhecimento e repeito?

pcalcado

Quem não tem reconhecimento e respeito? Por que? Onde? Legal, vamos nos mobilizar então, mas antes me responda as partes práticas porque essa discussão existe há muito tempo e ninguém nunca provou (vide link da ACM acima) que vai:

1 - Trazer benefício real
2 - Ser possível validar o conhecimento de um profissional

Se você ou seus colegas de luta responderem a qualquer uma destas questões de maneira convincente pode ser que seja viável.

Eu vejo muito este tipo de demanda em univeitários, mas aí o cara sai da facudlade e vê que o mundo não é tão simples, muito menos o mundo da tecnologia.

fcmartins

Na minha opinião, a única vantagem de regulamentar a profissão seria p/ quem quer seguir carreira no setor público.

É muito comum, principalmente em prefeituras, os concursos p/ área de informática só terem cargos de nível médio que pagam bem menos. Aí você vê, em um mesmo concurso, o edital pedir X anos de experiência e uma lista interminável de conhecimentos (que a pessoa levou um tempo e um esforço enorme, dentro e fora da faculdade p/ adquirir) e pagar uma mixaria e em carreiras que a profissão é regulamentada (medicina, engenharias) o salário ser muito maior e justo.

Seria útil também p/ editais que barram os cursos superiores tecnológicos ou de bacharelado em SI.

A Faculdade, no meu caso, só serviu como introdução aos aspectos técnicos da profissão. Saí da faculdade sem conhecer nada de moderno na área de gestão de projetos, documentação, ferramentas, elaboração de testes, etc.

Quantas professores e egressos de faculdade já ouviram falar de livros como The mythical man-month, Peopleware, Code to Developer; do Martin Fowler, Joel Spolsky, etc.?O cara já saí da faculdade obsoleto.

Fabricio_Cozer_Marti

de novo não…
nossa essa novela não tem fim!

A dura realidade é que a área de computação ainda é prostituída, ou seja, quem quiser ler um livro de ‘Aprenda em 21 dias Java’ ou ‘Aprenda em 24h uma ferramenta’, já é capaz de entrar no mercado.

Um médico, demora anos estudando, residência, e só depois que começa a atuar, dificilmente tem gente querendo ser médico de brincadeira por aí.

Pode ser por isso que em comparação por áreas, de maneira legalizada, sejam em editais pra concursos, vagas de emprego, a exigência em nível superior ocorre e não vão dizer que não é necessário, que é sim. Nível superior pode não significar nada na prática mas que ajuda o cara a entrar no mercado, ajuda.

Tem muita gente que hoje sai da faculdade sem saber nada, ou o mínimo, algumas disciplinas acadêmicas não servem pra nada, outras ajudam você a ter uma base téorica boa, como banco de dados, so, redes, engenharia …

A verdade é que, pra você construir um sistema de missão crítica em tempo real, por exemplo, você geralmente deve ter feito algum estudo e praticado muito na área, isso geralmente você alcança independente de estudos e nível superior.

Mas ainda continuando votando pra Regulamentar a Profissão.

black_fire

Sinceramente…
Pura besteira… Diploma só server pra tabalhar CLT em multinacional…

Neste sistema PJ, nenhuma empresa vai exigir nada…
Sabe o que vai acontecer, se regulamentar.
Eu sei trabalhar, não tenho registro… pago pra algem assinar pra mim…

Esqueçam… sempre tem o jeitinho brasileiro…

Não sou formado, fiz 6 meses de Ciencias da Computação e tranquei… achei simplesmente um saco…

Trabalho à 11 anos como programador.

Esse papo de salario não tem nada a ver… sei da minha capacidade profissional e sei quanto cobrar…

E garanto q vc aí q é formado não fica puto pq vc tem que pedir menos pq o zé pediu menos… Vc fica puto de chegar em um lugar, e ter um kra com curso técnico em meio ambiente ganhar mais do que vc!!!

Regularizar não resolve… quantos médicos fazem merda, esquecem bisturi dentro do kra… quantos pilotos enchem a cara e vão trablhar… quantos advogados com OAB não ganham uma…
Ainda bem q a informatica não tem isso…

Exatamente hoje, estou fazendo seleção aki na empresa q eu trabalho… e sabe o q importa pra mim? colocar o kra na frente do computador e falar pra ele… configura aí… Jboss, struts, eJb… cria uma pagina simples pra mim fazendo isso… pronto… n me importo se o kra tem faculdade, técnico… o importante é ele sentar e fazer…

Os kras mais revoltados com esse assunto, é pq não tem capacidade técnica de cobrar o mesmo valor hora de um kra q n tem canudo… q muitas vezes ganha o dobro…

super abraço…

Fabricio_Cozer_Marti

Isso depende do perfil de profissional que você está desejando contratar, lógico que pra programador não é necessário mesmo ter nível superior, e ele deve saber sim configurar, e colocar pra rodar uma aplicação.

Mas se você quer alguém que pense pra você, que demonstre soluções envolvendo análise de sensibilidade, métodos formais, análise da complexidade de algoritmos, etc. Pode ter certeza que um simples ‘sentar e configurar’ não pode ser exigido. Infelizmente o que ocorre é que muitas pessoas não saem da faculdade com esse embasamento téorico em prática.

Faculdade pra mim não forma simplesmente configuradores de aplicação e programadores, formam pessoas que questionam, que tentam aplicar métodos que minimizam custos, e maximizam lucros das empresas, que estão preocupadas com o trabalho.

[size=9]ps: antes que me xinguem, já vou dizendo… existem pessoas que são boas e não tem nível superior.[/size]

peczenyj

Espero viver sempre na informalidade e na clandestinidade :twisted:

pcalcado

Será? Qual o papel de um programador? Elé tão dispensável assim?

Eu não acho que nível superior é importante para provar nada (é importante para arrumar emprego e para pessoas que dependam de um professor e sala de aula para aprenderem) mas achar que programador é o último ser vivo é estranho. Então, para continuar a conversa: o que o programador faz exatamente?

“Embasamento teórico em prática”? Uh?

Esse mito que ‘a faculdade faz pensar’ é engraçado, mas já debati muito sobre isso.

Bom, não sei onde você vive esta realidade com pessoas vindas de faculdade mas posso dizer que raramente vi pessoas que faziam estas coisas maravilhosas e geralmente os que o faziam ou não fizeram faculdade ou fizerm um McDonald’s.

90% dos temas básicos teóricos de OOP, dos antigos aos modernos, não são conhecidos pelos bacharéis e até doutores que eu conheço. Onde eles vão aprender? No mesmo livro que eu leio.

Acho que a única coisa que eu realmente não estudei duma grade de universidade foi cálculo. Estou pensando seriamente em estudar este tema simplesmente porque não gosto de me achar burro ao ver uma integral, não porque vai ser útil no meu dia-a-dia.

Enquanto isso vou finalizando meu bacharelado que não me trouxe absolutamente nada de significante além de noites e noites de encheção de saco ouvindo besteira dos professores mestres, doutores e pós-graduados.

Se alguém for tentar começar por circuitos lógicos e terminar em arquitetura SOA na faculdade vai terminar em dez anos. Se diminuir a carga horária não vai prestar para nada. Se aumentar, quando o cara terminar as pessoas não estão usando mais o que ele aprendeu.

Qualquer comparação com engenharia, medicina ou demais é simplesmente burra.

Eu não posso operar meu irmãozinho para ver se aprendi os conceitos daquele livro sobre neurocirurgia. Eu não posso arrumar uma empresa para testar as teorias de eficiência de processos daquele livro de engenharia de produção. Eu não posso construir um edifício de 100 andares para ver se aprendo cálculo estrutural. Eu não posso cuidar de amigos GUJeiros no divã para ver se entendi o que Freud dizia.

Em compensação eu posso sentar no meu quarto e criar um Sistema Operacional, um ERP ou qualquer outra coisa. Isso é comparável, por exemplo, à literatura. Eu não preciso de faculdade para escrever um grande romance (ou mesmo um romance ruim como os do Dan Brown).

Se eu quero contratar um escritor para a minha editora o que eu vou buscar? Diploma? Certificado? Foto abraçado com a estátua do Drumond?

Eu sei que passar no vestibular, mais quatro anos de campus e tudo mais deixa as pessoas defensivas, mas vamos pensar um pouco.

[b]É tão difícil aceitar que o que é bom para um não é bom para todos?

Que tal começar a exigir capacitação prática e teórica individual em vez de tentar inutilmente rotular as pessoas?[/b]

black_fire

Bem, quem trabalhou em consultoria grande sabe… kra vc simplesmente não pode pensar!!! hahahaha
Pra vc alterar um SQL vc tem que pedir pro analista.

Conheço ótimos Analistas de Sistema que não possuem graduação… kra tenho um amigo, q trampou na faculdade paulista de medicina… O coordenador de TI, programador quando o bicho pegava, é médico!!!

Acho q o Jornalismo é um bom exemplo pra isso:
Na decada de 80 criaram um registro para os jornalistas. O que fizeram, pegaram quem tinha experiencia comprovade de mais de 5 anos… e deram o registro. O kra ia lá pagava uma taxa, fazia um teste e pronto… tinha o registro… Depois disso, só com faculdade pra ter o registro…

Agora posso contar uma coisa? … Sabe quantas pessoas exercem a função sem esse registro???

Pois é, pode até dificultar, e prejudicar muita gente boa mesmo…
mas impedir… quase impossivel…

Semana passada, conversando com um amigo que faz adm de empresa, me disse que apenas 20% das empresas brasileira são legalizadas!

Agora, vc acha q a consultoria A, B ou C vai deixar de contratar um kra PJ bom pq ele não tem registro?

Cai na real… isso simplesmente não vai acontecer nunca…
No maaaaximo, vao contratar o cara e obrigar ele a fazer a faculdade… mas aí ele já ta contratado e o cara do canudo perdeu a vaga do mesmo jeito…

Sempre, mas sempre mesmo… vai ter um Analista Programador Responsável pra assinar pra vc

fmeyer

Pessoas do Guj nao formadas:

Carlos Villela
Rafael Steil
Daniel Quirino ( estudando )
Philip Calcado ( estudando )
Guilherme Silveira ( estudando )

Agora pergunto por que o cara nao é formado voce nao contrataria um desse ai ?

A

É por utilizar estes pensamentos individualistas que nossa classe não ganha respeito, a união deveria começar dentro dos profissionais de informática, a intenção de uma criação de regulamentação dos profissionais de informática não irá excluir aqueles que trabalham ou detem um bom conhecimento de informática, apenas eles irão ser registrados e serão divididos em categorias, diz-se categorias não quer dizer que quem tiver na categortia a é melhor de quem tá na b, e sim dos programadores, dos técnicos em manutenção, das mais diversas áreas de informática.
Temos é que nos unirmos estudantes de nivel superior ou não e formados para termos nosso direito que está há mais de 10 anos parado no congresso.

1112

alanmaia:
É por utilizar estes pensamentos individualistas que nossa classe não ganha respeito, a união deveria começar dentro dos profissionais de informática, a intenção de uma criação de regulamentação dos profissionais de informática não irá excluir aqueles que trabalham ou detem um bom conhecimento de informática, apenas eles irão ser registrados e serão divididos em categorias, diz-se categorias não quer dizer que quem tiver na categortia a é melhor de quem tá na b, e sim dos programadores, dos técnicos em manutenção, das mais diversas áreas de informática.
Temos é que nos unirmos estudantes de nivel superior ou não e formados para termos nosso direito que está há mais de 10 anos parado no congresso.

E qual benefício isso trará? Trará mesmo?

pcalcado

Você pdoe por favor citar uma situação onde foi desreispeitado para que possamos entender melhor sobre o que está falando?

P

Lamento, cara, ninguém vai começar nenhuma união dentro de mim, não… :shock:

A

REGULAMENTAÇÃO JÁ!!! FECHA A PORTEIRA!!!

E é claro que os bons que vieram de outra área não ficariam com medo de uma avaliaçãozinha no estilo da OAB!!! :wink:

Tô cansado de trabalhar com gente incompetente

marcelomartins

Tópico ressucitado, mas a minha opinião continua a mesma. Primeiro tem que ter faculdade de informática descente, depois passar a exigir o diploma. Continuo conhecendo muita gente formada que não tem nem idéia de desenvolvimento de software, nao sabe criar um banco de dados, não sabe coletar requisitos. Pagou e a faculdade forneceu o diploma.

F

Eu acho que sem faculdade vc pode ser de estivador a astronauta, se vc se esforçar, estudar,ralar, dedicar.

Existem muitas parteiras que fazem partos melhor que obstetra.
Existem políticos (não advogados) que se defendem melhor que advogados (hahaha).

Porém não regulamentar a profissão, nivela os profissionais por baixo, não por que profissionais com diploma são melhores que os sem diplomas, mas por que sem uma regulamentação muita gente sai fazendo merda e diz que é programador ou analista.

É como no Ídolos a primeira pergunta que faziam era “Quem disse que vc canta?” a grande maioria que dizia “Eu”, “Minha mãe” podia tampar os ouvidos que lá vinha merda. Ainda tinha gente que saia reclamando que os jurados eram injustos. O cara tem o sonho que quer ser cantor, não busca aprender, canta no banheiro de casa, acha que aquilo é cantar e sai dizendo para todo mundo que é cantor.

É claro que é muito importante uma cobrança maior para que as faculdades melhorem o nível do ensino. Como a OAB esta fazendo com as faculdades de direito, vc pode fazer qualquer uma porém a OAB tem uma lista das faculdades recomendadas.

Acho que mesmo quem não é formado já passou pelo perrengue de alguem falar “Esse pessoal de informática é uma merda, o cara foi instalar o sisteminha[ lá na empresa e f**** tudo” qdo vc vai ver o cara contratou um zé mané que montou um sisteminha meia boca e diz que as coisas na informática é assim…

Da mesma forma que é um saco o tal de tecnico de suporte de hardware. Vc leva o computador na assistencia técnica (já fiz o teste, sabendo qual era o problema), o cara nunca sabe o que é ele vai arrancando as peças e fala que tem que trocar tudo. Quando é apenas um mal contato.

Sou a favor da regulamentação.

A

Podemos exigir melhores condições de trabalho bem como:

• PISO SALARIAL, onde atualmente um engenheiro por exemplo para trabalhar em qualquer lugar, não importa se for empresa publica ou privada, deve receber no minio 6 salarios minimos, e o profissional de informática quanto ele deve receber p/ começar a trabalhar? Resposta 1 salario minimo.
  • Podemos obter direito a greve sem punição como qualquer outra categoria que possui sindicato.
  • Podemos com registro oferecer ao mercado profissionais devidamente qualificados e registrados e não curiosos que acham que sabem alguma coisa e pode fuçar algo em informática. EXISTEM SIM PESSOAS SÉRIAS QUE NÃO SÃO FORMADAS EM CURSO SUPERIOR, ESTAS PESSOAS PODEM E DEVEM ADERIR PELA REGULAMENTAÇÃO POIS ESSAS PESSOAS DETÉM ALGO QUE É MUITO IMPORTANTE NA PROFISSÃO, O CONHECIMENTO PRÁTICO, MAS QUAL É O MAL EM ESTE PROFISSIONAL SER REGISTRADO COMO QUALQUER OUTRA PROFISSÃO? NENHUM PROFISSIONAL SERÁ EXCLUÍDO ESTAMOS ABERTOS A QUALQUER QUESTIONAMENTO, DÚVIDA OU SUGESTÃO O QUE DEVEMOS É CRIAR GRUPOS DE DISCUSSÃO PARA UNIFICARMOS NOSSAS IDÉIAS, POR AQUI ESTASMO CONSEGUINDO APOIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, É POUCO? NÃO POIS ESSAS INSTITUIÇÕES PODEM DE ALGUMA MANEIRA FACILITAR O ACESSO AO CURSO DE NIVEL SUPEIOR.
    TER UM DIPLOMA NÃO SIGNIFICA STATUS MAS SIM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
    AQUELES QUEM SAEM DA UNIVERSIDADE SEM TER APRENDIDO NADA É PORQUE NÃO USARAM DO TEMPO EM QUE ESTAVAM NA SALA PARA REALMENTE APRENDER E SIM PARA PASSEAR.
    UM CURSO RECONHECIDO PELO MEC É UM CURSO DE RESPEITO, TEMOS QUE MUDA ESSA IDÉIA DE JEITINHO BRASILEIRO E COMEÇAR A PENSAR COMO PROFISSIONAIS QUE IRÃO TRABALHAR PELO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISISONAL E FINANCEIRO E PELO DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO DO NOSSO PAÍS.
    VCS SABEM POR QUE O PROJETO ESTÁ PARADO HA TANTO TEMPO?
    POIS A CRIAÇÃO DE UM SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA IRÁ CRIAR UMA CLASSE FORTE MAIS FORTE QUE QUALQUER OUTRA CLASSE PROFISSIONAL, POIS IMAGINEM AUM PARALIZAÇÃO NACIONAL DO SINDICATO POR DOIS DIAS, O PAÍS PARA (BANCOS, CARTOES DE CREDITO, BOLSA DE VALORES, TODO O NEGOCIO EM QUE PRECISE DE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA IRÁ SOFRER UM CAOS) E ISSO É UM GRANDE PROBLEMA PARA TODOS QUE ACHAM QUE DEVE FICAR COMO ESTÁ.
    AQUELES QUE ACHAM QUE DEVE FIAR COMO ESTÁ MOSTRE SUA PROPOSTA DIGAM O QUE VCS ACHAM TODA QUESTÃO RELEVANTE SERÁ CONSIDERADA E DISCUTIDA.
    PENSEM A RESPEITO.
A

flaleite:
Eu acho que sem faculdade vc pode ser de estivador a astronauta, se vc se esforçar, estudar,ralar, dedicar.

Existem muitas parteiras que fazem partos melhor que obstetra.
Existem políticos (não advogados) que se defendem melhor que advogados (hahaha).

Porém não regulamentar a profissão, nivela os profissionais por baixo, não por que profissionais com diploma são melhores que os sem diplomas, mas por que sem uma regulamentação muita gente sai fazendo merda e diz que é programador ou analista.

É como no Ídolos a primeira pergunta que faziam era “Quem disse que vc canta?” a grande maioria que dizia “Eu”, “Minha mãe” podia tampar os ouvidos que lá vinha merda. Ainda tinha gente que saia reclamando que os jurados eram injustos. O cara tem o sonho que quer ser cantor, não busca aprender, canta no banheiro de casa, acha que aquilo é cantar e sai dizendo para todo mundo que é cantor.

É claro que é muito importante uma cobrança maior para que as faculdades melhorem o nível do ensino. Como a OAB esta fazendo com as faculdades de direito, vc pode fazer qualquer uma porém a OAB tem uma lista das faculdades recomendadas.

Acho que mesmo quem não é formado já passou pelo perrengue de alguem falar “Esse pessoal de informática é uma merda, o cara foi instalar o sisteminha[ lá na empresa e f**** tudo” qdo vc vai ver o cara contratou um zé mané que montou um sisteminha meia boca e diz que as coisas na informática é assim…

Da mesma forma que é um saco o tal de tecnico de suporte de hardware. Vc leva o computador na assistencia técnica (já fiz o teste, sabendo qual era o problema), o cara nunca sabe o que é ele vai arrancando as peças e fala que tem que trocar tudo. Quando é apenas um mal contato.

Sou a favor da regulamentação.

CONCORDO C/ VC E DEVEMOS FAZER COM QUE AS PESSOAS ENTENDAM ISSO.

Fabricio_Cozer_Marti

Observe que falei ‘não é necessário’ ter nível superior, mas espera aí, você não disse que nível superior era dispensável na computação ? Então um programador, arquiteto, analista … a princípio não teriam que ter nível superior.
Mas o que quis dizer é: - Para programar, o cara basta olhar os diagramas , ler os requisitos, declarar as classes, métodos e atributos idênticos ao especificado, pelo menos um programador júnior, a exigência não seria tanta.

Um programador? Depende de como é distribuído os cargos e funções da instituição, se ela categoriza níveis de programadores, podemos diferenciar bem cada um. Geralmente um bom programador assume tarefas e responsabilidades maiores, mas esse não seria apenas um programador, talvez analista, arquiteto, enfim… isso é relativo.

Sim ué, sei lá hehehehe, quis dizer que o cara tem que ter fundamentação teórica em banco de dados, em sistemas operacionais, em engenharia, em redes, etc … pra que quando surgir uma ‘moda tecnológica’, o aprendizado se torne mais rápido, mas é isso que poucas pessoas tem. A maioria aprende ‘natoralmente’ e vai formando fundamentos a partir da prática.

De forma genérica sim, mas tem suas exceções, eu particularmente penso mais quando tenho que resolver algum problema, ou quando tenho que estudar pra tirar nota boa, enfim … aprendo mais na base da necessidade, hehehe… acho que a maioria é assim … sei lá.

Sim, Bill gates , etc … tudo depende do seu poder de empreender. Muita gente se forma e vai abrir um negócio, e essas pessoas estariam erradas por estudarem, concluirem um curso, e depois fazer algo que pode dar sorte e fazer sucesso ? Ou só quem conseguem alcançar o sucesso são as pessoas que não fizeram faculdade ?

Exato, concordo com você que existem professores (alguns) que ensinam java, oop, e não sabem o que é Spring, Jboss, Glassfish, etc … É simplesmente f****.
Mas você tem razão … um dia tava discutindo com um colega a respeito do autodidata, eles não precisam de professor algum pra aprender, mas de onde eles aprendem ? De livros… e quem escreveu esses livros aprendeu da onde ? … da ciência … e quem pesquisou, teve um interesse despertado e um estudo maior pra transmitir a nível abaixo seus estudos.
Não gosto muito de professor, somente pra me ensinar matérias que não gosto …

Faltei muitas aulas de cálculo também, não gostava, mas tinha que passar, esse é o grande mal das faculdades, forçar o aluno aprender algo que ele não tem tanto interesse, se a gente pudesse escolher as matérias pra cursar seria o ideal.

Não posso dizer o mesmo, pois no curso aprendi muita coisa legalzinha… conheci gente legais, e convivi com professores ótimos, bons, ruins e péssimos.

Realmente, acho que o pessoal é ciente sobre essa pequena base que a faculdade dá, mas que não deixa de ser importante.

Por que? Ambos são cursos, originados da ciência.

Aí é o que acho bárbaro da computação, não ter tanta burocracia pra você construir algo de seu interesse, isso faz com que surjam novos talentos, assim como futebol, a criança pode ter ao invés de uma bola de futebol seu pc e começar a brincar logo quando criança…

pcalcado:
Eu não preciso de faculdade para escrever um grande romance (ou mesmo um romance ruim como os do Dan Brown).

:shock: Dan brown ruim … cara, não fala isso , o cara é o fenômeno da literatura.

Faculdade eu diria as vezes que é um esforço onde não traz tantos benefícios, mas ainda acho necessário, principalmente pra você ter um equilibrio da prática com teoria, ou seja, o cara não pode ficar somente se dedicando a faculdade, deve colocar em prática os conhecimentos, e felizmente computação oferece esse benefício, melhor até que outros cursos como direito, medicina, administração… acho q melhor que qualquer outro curso…

pcalcado:

Que tal começar a exigir capacitação prática e teórica individual em vez de tentar inutilmente rotular as pessoas?

É o ideal, conciliar teoria e prática, aliás meu sonho é pegar alguns professores que só vivem na teoria e colocar eles pra botar a mão na massa, pra ver como é que eles iam se melar.

pcalcado

Fa\endo um paralelo: eu conheço dezenas de profissionais certificados em java. Diria que 10% sabem realmente programar em Java, o resto leu um livro, decorou uma coisa e passou.

Como uma regulamentação seria diferente desta avaliação? Note que Java é um escopo muito pequeno, agora imagine ‘Análise de Sistemas’.

Fabricio_Cozer_Marti

scottys0:
Pessoas do Guj nao formadas:

Carlos Villela
Rafael Steil
Daniel Quirino ( estudando )
Philip Calcado ( estudando )
Guilherme Silveira ( estudando )

Agora pergunto por que o cara nao é formado voce nao contrataria um desse ai ?

meyer, com certeza admiro essas pessoas, mas pode ter certeza que quando você gosta de uma área e estuda, luta com vontade o reconhecimento aparece, então, digamos que hoje em dia multinacionais abram vagas pra trainee, onde serão exigidos impreterivelmente que os candidatos sejam concluintes na faculdade, e olhe que essas vagas são disputadíssimas e abrem oportunidades pra atuar como executivos.

O importante é nunca parar de estudar, eu ainda nem comecei, se tenho 1% do conhecimento e prática que vocês tem é muito … espero terminar a faculdade logo, pra aliviar um pouco mais.

pcalcado

Ahm… se alguém não ganha pelo menos 6 salários mínimos deve é mduar de emprego, não berrar para ser ajudado.

Epa, eu sou sindicalizado, você não? E olha que nem formado sou, é a segunda fez que faço parte do sindicato. E na verdade, preferiria ficar sem sindicato.

Como já te perguntei: COMO você vai provar isso? Provinha neles?

1 - FALAR EM CAPS SIGNIFICA GRITAR, então pare, por favor
2 - Conhecimento prático? Acorda, menino, existe vida fora da universidade e aposto que esse ‘práticos’ já leram, publicaram e provaram mais teorias que você
3 - O mal é burocratizar inutilmente a profissão. Qual seria o benefício?

Eu não tenho medo de ser excluído de nada. na verdade ia ser ótimo por um ponto proque ia me poupar de terminar a faculdade. O que eu não quero é burocracia inútil.

Eu já te questionei e você não me respondeu, você está aberto a questionamento e eu à respostas.

Agora faltou falar da SBC. Essa história é velha, leia o link da ACM que postei e entenda porque a maior organização da área desistiu.

É?

E você acha que se eles conseguiram ficar 4 anos passeando e passando nas provas a provinha do Conselhod e Informática vai reprovar eles? Aliás, como vai ser essa prova mesmo? Tipo ENADE?

jeitinho brasileiro? Por favor veja como é o mercado nos Estados Unidos. Enquanto está lá, verifique que os cursos da Estácio de Sá e demais são certificados pelo MEC e são uma porcaria.

Uhm… nunca te ocorreu que não é tão fácil quanto parece? Por exemplo, responda minhas questões.

alanmaia:

AQUELES QUE ACHAM QUE DEVE FIAR COMO ESTÁ MOSTRE SUA PROPOSTA DIGAM O QUE VCS ACHAM TODA QUESTÃO RELEVANTE SERÁ CONSIDERADA E DISCUTIDA.
PENSEM A RESPEITO.

Vocês que querem mudança e nós que temos que msotrar proposta? Que tal msotrar a sua proposta primeiro?

F

pcalcado:
flaleite:

Fa\endo um paralelo: eu conheço dezenas de profissionais certificados em java. Diria que 10% sabem realmente programar em Java, o resto leu um livro, decorou uma coisa e passou.

Como uma regulamentação seria diferente desta avaliação? Note que Java é um escopo muito pequeno, agora imagine ‘Análise de Sistemas’.

Regulamentar não é somente por uma prova de final de curso, veja que somente a OAB faz isso. Porém com a regulamentação, vc teria um código de ética, conselhos e outras coisas que de alguma forma vc poderia recorrer.

Imagine hj se vc tiver uma empresa e contratar uma pessoa para ser analista de sistema (formada ou não). Se ela por incompetencia te causar um prejuizo vc não tem a quem recorrer, nem entrando na justiça.

cv1

Ou seja, vc vai esperar terminar uma faculdade que nao ta te acrescentando la muito conhecimento, pra dai sim correr e alcancar os caras que preferiram ir direto pro mercado e aprender sozinhos. Interessante…

pcalcado

Sim, falei, e é o que eu acho. minha pergutna é: porque é indispensável apra X e dispensável apra Y na sua opinião.

Uhm… você já trabalhou neste esquema? Eu já e te digo: não é assim que a banda toca.

E com essa relatividade toda você é categórico ao dizer que não rpecisa de diploma, algo que você considera crucial para um profissional?

E qual o problema de não fazer? Eu não sou contra facudlade, sou contra obrigatoriedade hipócrita.

Eu nunca disse que não era importante. Só não é a única forma de adquirir conhecimento.

Por isso:

E por que burocratizar isso então?

Fabricio_Cozer_Marti

pcalcado:

Pois é, a certificação da sun pra programador deveria ser mais difícil, deveriam cair questões que exigissem um esforço maior, confesso que quando eu fiz, tive que decorar muita coisa que hoje em dia não uso quase nada, mas enfim … as vezes é bom procurar se profissionalizar de maneira a estudar uma tecnologia que você usa hoje em dia, sabem por que ? Porque os gerentes ficam com receio de o programador sair de um hora pra outra porque está cansado de java e quer agora aprender ruby ou qualquer outra coisa.

pcalcado:

Penso que essa regulamentação seria interessante em cursos básicos. Por exemplo, igualmente a direito, defini-se matérias básicas fundamentadas em teoria, e aplicaria uma prova, como a OAB.

Mas como grandes soluções hoje em dia surgem mais da pesquisa, experiências e práticas… mesmo com essa prova não iria dizer muita coisa, mas pelo menos iria nivelar mais, tirar os bananas que aparecem por aí.

pcalcado

flaleite:

Regulamentar não é somente por uma prova de final de curso, veja que somente a OAB faz isso. Porém com a regulamentação, vc teria um código de ética, conselhos e outras coisas que de alguma forma vc poderia recorrer.

Imagine hj se vc tiver uma empresa e contratar uma pessoa para ser analista de sistema (formada ou não). Se ela por incompetencia te causar um prejuizo vc não tem a quem recorrer, nem entrando na justiça.

Por que não? (isso é uma pergutna mesmo, sem ironia)

Se meu pedreiro faz a laje da minha casa cair na cabeça do meu iguana eu posso processar ele.

cv1

Ou ficar no emprego e passar fome - ninguem mandou nao se informar sobre os salarios do mercado. :wink:

F

pcalcado:
flaleite:

Por que não? (isso é uma pergutna mesmo, sem ironia)

Se meu pedreiro faz a laje da minha casa cair na cabeça do meu iguana eu posso processar ele.

Por que vc contratou ele, não sendo regulamentado, ele não precisa saber nada sobre construção. Seria uma incompetência sua em te-lo contratado ou dele?

Por isso o correto, mesmo em reformas, puxadinhos, encher laje vc precisa de um engenheiro responsável. Engenharia, eu acho, não tem uma provinha do CREA no final para ser uma profissão regulamentada.

pcalcado

Eu conheço muito pouco de direito mas semrpe que eu assinei um contrato dizia claramente que eu estava AFIRMANDO que tinha conhecimento em X, Y e Z.

Se está em contrato e não é verdade creio que seja passível de processo. O ponto é como você contrata.

black_fire

Cara, põe uma coisa na sua cabeça… 90% ou mais dos analistas, programadores, adm de rede etc… trabalham como PJ.
Como, me diga como fazer greve? Se vc deixar de trabalhar dois dias, vc tá fora… o mercado é assim…
Nossa profissão não nos dá o luxo de fazermos greve… não é igual operário de fábrica q se o Zé não ir vc põe o Juca no lugar e tá tudo certo… Responsabilidade… e muita…

Greve é mentalidade de peão, se vc não tá satisfeito… muda… simples assim… Duvido q um programador java fique mais de 15 dias desenpregado…

Querem lutar por um negócio de verdade… Entra no Green Peace!! :evil:

F

pcalcado:
flaleite:

Por que vc contratou ele, não sendo regulamentado, ele não precisa saber nada sobre construção. Seria uma incompetência sua em te-lo contratado ou dele?

Por isso o correto, mesmo em reformas, puxadinhos, encher laje vc precisa de um engenheiro responsável. Engenharia, eu acho, não tem uma provinha do CREA no final para ser uma profissão regulamentada.

Eu conheço muito pouco de direito mas semrpe que eu assinei um contrato dizia claramente que eu estava AFIRMANDO que tinha conhecimento em X, Y e Z.

Se está em contrato e não é verdade creio que seja passível de processo. O ponto é como você contrata.

Você pode até entrar com um processo civel por quebra de contrato, etc… mas responsabilidade trabalhista pouco provavel…

Vou perguntar melhor para meu pai que é advogado mas pelo que eu já conversei com ele isso seria dessa forma.

[EDITADO] Veja que com um processo civel vc não poderia cobrar os prejuizos causados somente as multas relacionadas no contrato[/EDITADO]

Fabricio_Cozer_Marti

no contrato você pode definir o que quiser, ambas as partes devem aceitar, se por exemplo você definir que se o sistema falhar a equipe de analistas será presa, você pode.

Edit Aliás, ‘você não pode’, quis dizer … :lol:
Prisão quem pode decidir é somente o juiz, mas multas podem ser escritas no contrato, e deverão ser pagas em caso de desviolamento do item.

F

Contrato é papel aceita qq coisa. Veja se a justiça irá aceitar isso.

Fabricio_Cozer_Marti

Ou seja, vc vai esperar terminar uma faculdade que nao ta te acrescentando la muito conhecimento, pra dai sim correr e alcancar os caras que preferiram ir direto pro mercado e aprender sozinhos. Interessante…
… não, acho q não é bem assim.
Com certeza conheço muita gente que não terminou a faculdade e é chefe de colegas meus que concluiram a faculdade recentemente.

cv, se eu pudesse escolher, não teria feito faculdade, desde o segundo semestre que comecei a fazer estágio, e tive que conciliar faculdade e trabalho, o que muita gente hoje em computação faz, no entanto, seria bom se tivesse mais tempo dedicando a aprender coisas úteis para colocar em prática, mas quando disse que iria aliviar mais, quis dizer que terei mais tempo pra sair, praticar esportes, ler livros, etc… :smiley:

cv1

Nao entendi exatamente onde esta o problema, aqui… vc esta querendo dizer que tirar certificacoes eh uma forma de provar ao seu empregador que vc quer se manter fiel a tecnologia que escolheu, mesmo que nao seja a melhor ferramenta para o trabalho?

Fabricio_Cozer_Marti

Nao entendi exatamente onde esta o problema, aqui… vc esta querendo dizer que tirar certificacoes eh uma forma de provar ao seu empregador que vc quer se manter fiel a tecnologia que escolheu, mesmo que nao seja a melhor ferramenta para o trabalho?
aiaiaiai, lá vem o evangelista do ruby :lol:

Sim, em casos que a empresa investe milhões em java, com treinamento, ferramentas, profissionais, e assinam contratos por serem sob essa plataforma.

Se a ferramenta não for a melhor para o trabalho, estudos específicos (equipe de pesquisa e desenvolvimento) atuaria na área identificando novas tendências, assim é o que está acontecendo com a metodologia ágil, que já é aplicada em muitas empresas.

fcmartins

Fabrício Cozer Martins:
…Mas o que quis dizer é: - Para programar, o cara basta olhar os diagramas , ler os requisitos, declarar as classes, métodos e atributos idênticos ao especificado, pelo menos um programador júnior, a exigência não seria tanta…

No mundo de fantasia do Taylorismo travestido de fábrica de software talvez.

Fabrício Cozer Martins:
…existem professores (alguns) que ensinam java, oop, e não sabem o que é Spring, Jboss, Glassfish, etc … É simplesmente f****…

A faculdade é p/ ensinar conceitos ou a ferramenta da hora?

Fabrício Cozer Martins:
…Mas você tem razão … um dia tava discutindo com um colega a respeito do autodidata, eles não precisam de professor algum pra aprender, mas de onde eles aprendem ? De livros… e quem escreveu esses livros aprendeu da onde ? … da ciência … e quem pesquisou, teve um interesse despertado e um estudo maior pra transmitir a nível abaixo seus estudos…

Se fosse feita uma lista da literatura mais relevante da nossa área, boa parte foi escrita por gente que nunca deu aula.

Fabrício Cozer Martins:
…esse é o grande mal das faculdades, forçar o aluno aprender algo que ele não tem tanto interesse, se a gente pudesse escolher as matérias pra cursar seria o ideal…

E qual seria a diferença de quem cursou faculdade e quem é autodidata? P/ mim as matérias mais relevantes da faculdade foram coisas que eu não gostava de estudar: filosofia, administração, economia, só hoje eu vejo como foram importantes. Faculdade é p/ abrir seus horizontes.

zelopes

bom…

eu gasto basicamente R$ 800,00 por mês no meu curso…

minha instituição é filântrópica e não visa lucro algum…

a instituição é linda…mas leve papel higiênico de casa em caso de diarréia…

meu orientador do TFG achou que MVC era a máquina virtual do Java…

hoje nos dois primeiros períodos aprendi o que são modelos (no sétimo semestre)…

nos dois últimos tava com fome e vim embora pra casa…

uns anos atrás meu professor de php disse que não existiam matrizes em html…só vetores…até hoje me pergunto daonde ele tirou isso…ainda me deu zero num trabalho afirmando isso e ainda deu risada…depois conversei com ele na sala dele em particular e provei que o buraco era mais embaixo…me deu a nota e anulou o trabalho…parecia um coitado falando comigo a sós…no outro dia chegou na turma e em hipótese alguma disse que estava errado…apenas que havia outra solução…

meu professor doutor aprendeu a usar o cliente ftp pra mandar arquivo pro servidor…

já reprovamos nosso professor de redes por faltas (ele não faz chamada…a gente faz)…

etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc…

sem mais…

fcmartins

Com sindicato ou sem sindicato quem é PJ não vai participar de greve. E p/ fazer greve existem regras e leis a serem cumpridas, como manter serviços básicos e um nível mínimo de serviço.

alanmaia:

PENSEM A RESPEITO.

Eu gostaria de não precisar pagar a contribuição sindical (que me descontaram esse mês). Eu contribuiria com a categoria gastando esse dinheiro em livros de informática.

jmp

deveria ser flexivel, algo tipo:

• profissionais A (aplicacoes criticas, de seguranca, etc)
  • profissionais B (software domestico, peqena empresa, etc etc)

no nivel A seria exigido formacao com reconhecimento do mec (faculdadezinhas fora), no nivel B exigencia apenas de algum curso tecnico na area e segundo grau. O detalhamento da regulamentacao poderia ser discutido e alterado com o tempo, seria algo flexivel.

Acho que a regulamentacao é necessária. Nao para filtrar o mercado, mas para os profissionais possuirem alguma “voz” num contexto mais amplo.

[]s

Z

A e B? Mais um criterio pra separar riquinhos de pobrinhos. Jah nao basta a inversao de valor em relacao a certificacao e curso superior, coisa que ha em demasia aqui no forum?

Do jeito que o pessoal por aqui joga pedra em universidade e certificacao, vamos chegar a um ponto de ser vergonhoso ter um diploma ou certificado. Vai virar sinal de burrice e incompetência: “tem diploma? Eh certificado? Eh Burro! Profissional que eh bom e que o mercado quer nao precisa de nada disso, aprende tudo na marra.”

Fabricio_Cozer_Marti

jmp:

Flexível ? Hun … acho que ninguém iria querer ser do tipo B. :lol:

O MEC, ainda não pode ser boa pra decidir se uma universidade tem profissionais pra atuar numa área específica, por exemplo a área de Sistemas Críticos Tolerantes a Falhas em Tempo Real, não pode ser do mesmo interesse de todos os alunos, que se formaram na mesma universidade do tipo A.

E o que impede de um cara do nível B, estudar, se especializar em construção de componentes pra realizar cirurgias hospitalares ? Sendo que ele não tem formação ? Mas tem completa capacidade naquele ramo específico.

O que não pode acontecer é generalizar, dizer que todo o cara formado é competente e que o cara não formado é ruim. Deve existir uma prova oficial de atestar isso, como provas, projetos, experiência… algo que hoje em dia já é exigência das empresas que contratam.

Mesmo não regulamentando, o mercado de computação é muito sincero, ou seja, o cara que não é bom, não sobrevive. O cara que é bom, pode provar isso sem títulos, mas que ajuda, isso sem dúvida.

fmeyer

jmp:

no nivel A seria exigido formacao com reconhecimento do mec (faculdadezinhas fora), no nivel B exigencia apenas de algum curso tecnico na area e segundo grau. O detalhamento da regulamentacao poderia ser discutido e alterado com o tempo, seria algo flexivel.

Eu trabalho com TI de missao critica em uma das empresas de mais destaque no brasil deste setor. Faco design, modelagens e implementacoes que vao desde APIs de autenticacao, até softwares de gerencia de Storage de empresas como itau, telemar, arcelor ( BMS ). e as vezes trabalho com “software domestico” em pequenos projetos.

trabalho ao mesmo tempo em projetos com Java ( com EJB, JMS, JAAS ) C++ com unix aix, bibliotecas que nao tem nem nome comercial.

fiz uma faculdade meia boca. entao, eu seria obrigado a nao trabalhar na empresa q eu estou agora ?

jmp

a principio, voce teria que ocupar um cargo do tal “profissional b”, ou entao terminar o seu curso. Outra opcao, talvez viavel, seria uma prova de aptidoes onde o resultado selecionaria se voce é Profissional A ou B. Mas tambem é discutivel. O que nao pode é a profissao continuar marginalizada como esta.

(A ordem dos musicos do brasil é assim. Basta uma prova ou formacao superior nas universidades credenciadas. Eu nunca fiz nenhum curso de contrabaixo, mas tenho a minha carteira ha 10 anos)

Conheço um sujeio que sabe mais sobre direito do que muitos promotores, ele é quem avalia as peticoes e analisa causas, ele praticamente faz o trabalho de seu chefe. Ele é acessor de um desembargador amigo meu. Ele tem competencia para ser advogado? SIM, ele pode ser advogado? sem formacao NAO.

Scottys, voce sendo excecao nao altera em nada o senso comum. Como voces, existem centenas. Como o zé da esquina que faz besteira, exitem milhares e daqui a pouco, centenas de milhares.

Eh uma questao delicada, mas tao importante que, se alguem criar um orgao que aceite qualquer pessoa, desde que seja um orgao que lute por piso salarial e forma de trabalho, eu já acho muito bom.

Os metalurgicos do brasil só deixaram de ser usados depois que se organizaram, definiram pisos salariais, formas de trabalho, etc etc. Os profissionais de computacao estao todos estressados, ganhando pouco, sendo abusados. Isso precisa acabar.

fcmartins

Vocês que defendem o CRI não estão enxergando a motivação por trás disso. Ninguém que montar conselho p/ beneficiar quem trabalha na área, o que vai acontecer é eles criarem uma “anistia” p/ quem não é formado (cobrando taxa é claro) e passarem a cobrar taxa anual como o CREA.

A existência do CREA impediu o Sergio Naya de construir os prédios dele? Vocês já visitaram um conjunto da COHAB, do CDHU ou esses apartamentos de 50/60 m2 e viram a qualidade dos projetos e da execução? Existe emprego pleno p/ quem é engenheiro?

Quem tem obrigação de avaliar é quem contrata. Se o dono de uma empresa contrata uma pessoa sem formação, o problema é dele, a responsabilidade perante o cliente é da empresa. Se você manda seu computador p/ uma assistência nada te impede de perguntar para o cara qual a formação dele antes de contratar o serviço. E no serviço público ninguém entra através de concurso sem formação.

Como que um CRI vai exigir piso mínimo se boa parte da categoria sequer registro em carteira tem?

Além disso a categoria tem representação sim, existe o SINDPD, a Assindados e a Fenadados. Por acaso isso impediu as empresas de contratarem via PJ e cooperativas de fachada?

Quem defende conselho está pouco se importando com qualidade de serviço, o que querem é reserva de mercado.

jmp

não é bem assim não. O conselho existe para defender os profissionais, nao as empresas. A empresa se defende escolhendo os bons profissionais. O conselho realmente nao pode tentar separar bons de maus funcionarios, a funcao nao deve ser essa. O proprio curriculo do sujeito faz isso.

Se for criado um conselho que aceite qualquer pessoa, independente de formacao, eu sou a favor da criacao. 50, 100 reais por mes nao mata ninguem.

O que precisamos é uma forma de lutar contra a forma de trabalho abusiva, determinar piso salarial, entre outras coisas, até questoes imbecis que aparecem em concursos publicos.

[]s

Mauricio_Linhares

Pois me mataria sim!

Não dou meu dinheiro pra vagabundo que não faz nada não. Em vez de trabalhar pra pagar isso a quem não merece, prefiro ficar em casa ou sair com os amigos. 100 reais são umas 10 idas ao cinema ó :stuck_out_tongue:

Até parece que essa história de piso salarial existe em algum lugar que não seja empresas públicas. Se o cara tem competência, ganha bem, se não tem, se lasca.

O mercado é o maior divisor de águas que existe, se vão haver milhares de programadores incompetentes, problema deles se eles não arranjarem emprego, eu não tenho preocupação nenhuma com eles nem com isso. Estou me fomando daqui pro fim do ano e não vi nada lá que não pudesse ter aprendido sozinho ou então “na rua”, na verdade aprendi muito mais na rua do que lá dentro.

A profissão não precisa de regulamentação nenhuma 8)

jmp

voce esta muito mal informado,

de fisioterapeuta à figurante de novela, tem piso salarial.

google “piso salarial”.

Mauricio_Linhares

jmp:
voce esta muito mal informado,

de fisioterapeuta à figurante de novela, tem piso salarial.

google “piso salarial”.

Ah, então você vive no planeta onde todo mundo respeita o piso salarial né?

Aqui no meu planeta tem professor que recebe R$ 150,00 por mês trabalhando todos os dias úteis da semana.

Z

Já que não mata ninguém, quem quiser pode colocar R$50 ou R$100 na minha conta bancária todo mês. Com certeza o dinheiro vai ser melhor aproveitado do que pagar um conselho que não vai fazer nada, ou melhor, vai apenas enxer bolso de vagabundo.

Será que o mal exemplo dado por CREA (entre outros…) não basta pra convencer que a nossa área não precisa disso?

Z

Piso salarial só serve de argumento pra que o fiscal do conselho receba propina de empresa.

Se conselho determina valor de salário de alguém, lá vai exemplos que provam que não: minha irmã é farmaceutica e recebe bem abaixo do piso estipulado pelo conselho. Ela também não conhece nenhuma farmácia que pague mais do que o piso, a não ser farmácia de super-mercado grande.

Já que você falou em fisioterapeuta: meu cunhado é fisioterapeuta e também ganha bem abaixo do piso.

O que determina o valor do salário deles é o mercado, como eu acho que deve continuar sendo na nossa área. Muita gente não iria pagar o piso e os fiscais iriam enxer o rabo de dinheiro de propina.

Fabricio_Cozer_Marti

A questão não é essa, quem entra numa faculdade de computação pensando que vai sair preparado pro mercado, está muito enganado, até porque a intenção da faculdade é formar uma base, nem que seja a menor possível, e no caso de algumas particulares, dar dinheiro para os donos.

Hoje, principalmente as faculdades particulares está um lixo, tem sócio da empresa … ops faculdade, que pede para o professor aliviar mais com a turma, e sei de casos que meus professores que ensinam em faculdade particular, aplicam provas diferenciadas, com níveis menores para as particulares.

Hoje quem se forma é o aluno, faculdade pode abrir portas, mas se o aluno não tem interesse, não adianta nada, a porta toda hora vai se fechar…

cv1

+1!

I

[moderacao]
nosso amigo se exaltou um pouco nas palavras.
[/modracao]

Criado 20 de maio de 2005
Ultima resposta 26 de dez. de 2006
Respostas 131
Participantes 35