Regulamenta ou não!?

19 respostas
A

No tópico anterior (bloqueado) foi dito que em países desenvolvidos não existem conselhos de classe…

A Austrália tem …

http://www.acs.org.au/index.cfm?action=show&conID=aboutacs

Tentem exercer qualquer profissão por lá sem a devida aprovação da ACS!!

19 Respostas

fmeyer

cara eu acho que voce precisa melhorar seu skill em ingles ou pouco ou prestar mais atencao no que esta lendo:

A ACS 'e um orgao como a ACM, a unica diferenca 'e que para situacoes de imigracao quando voce 'e estrangeiro eles aplicam um teste que pode variar de analise de curriculum a teste escrito para provar suas habilidades em computacao. isso quem exige 'e o departamento de Imigracao australiana.

Pra voce ter uma ideia, aqui no trabalho tem uns 5 australianos e nenhum deles 'e filiado a ACS :wink:

A

Caro,

IMHO vc está equivocado. Não há referências a quaisquer objetivos que envolvam imigrantes na página citada (será q vc leu?). Há referências a termos que envolvem ética, comprometimento e qualidade, coisas que faltam muito em projetos por aqui (no Brasil).

AC(OQ)? Quem são esses caras? Eles defendem nossos interesses? Regulam a área?

Quanto aos australianos, convide-os a comentar. De preferência, em inglês. :wink:

PS: Meu inglês não é tão ruim assim e seu comentário foi desnecessário e depreciativo. Que tal termos uma conversinha na língua do Tio San por telefone? :wink:

Daniel_Quirino_Olive

De novo este papo aqui?

richardpeder

Devia estar acostumado Daniel…todo post aqui vira fogueira de vaidades…!

ate mais…

cv1

Aqui tambem tem a BCS (British Computer Society). Nao quer dizer que seja uma entidade regulamentadora.

A ACS tambem nao regulamenta nada - como o Fernando disse, ela apenas define uma provinha dada a imigrantes pra avaliar o conhecimento dos caras antes de descolar um work permit, e de vez em quando faz uma cerimonia com premios pras empresas que se destacaram (se nao me engano, a ThoughtWorks ja ganhou algumas vezes). Outras atividades incluem fazer lobby em favor de IT no governo, esse tipo de coisa que o Sindpd deveria fazer mas prefere ficar em casa cocando o saco.

Ironlynx

Cv, mas essa prova é na esfera de competência do postulando ao WP, tipo, se for programador java, a prova é sobre java?Ou é daquelas provas chatubaDeMesquita sobre informática_geral_e_mais_alguma_coisa que vai do bit as Integrais Triplas?Vc chegou a fazê-la?

Grinvon

Nossa, novamente isso? Já há tópicos sobre esse assunto. ¬¬

Luiz_Aguiar

Huhahua

Eu voto no cv pra presidente do sindpd!!!
:smiley:

cv1

Eu nao trabalho pra crime organizado (governos, sindicatos, unioes, partidos, estatais ou facções) :wink:

A

cv:
Aqui tambem tem a BCS (British Computer Society). Nao quer dizer que seja uma entidade regulamentadora.

Hmmm, interessante.

Olha só o que encontrei no site da BCS falando sobre a “profissionalização” em TI…

http://www.bcs.org/server.php?show=ConWebDoc.3791

A

Metrô desaba em SP…

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/01/12/ult27u59714.jhtm

Quem foi o engenheiro?

maquiavelbona

Taz:
Metrô desaba em SP…

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/01/12/ult27u59714.jhtm

Quem foi o engenheiro?

Algum engenheiro capacitado, com CREA, que por politicagem, teve seu projeto prejudicado. Ou talvez um revés do destino. Mas o CREA não garantiu que o profissional ou projeto não tivesse falha.

Não achei quem fez o projeto, mas sei quem pode ter aprovado:

http://www.metro.sp.gov.br/empresa/diretoria/engenharia/teengenharia.shtml

deniswsrosa

Huhahua

Eu voto no cv pra presidente do sindpd!!!
:smiley:

hauhuhuhauh seria um presidente como a maioria eh… vive a maior parte do mandato fora do pais q governa :stuck_out_tongue:

Grinvon

Eu nao trabalho pra crime organizado (governos, sindicatos, unioes, partidos, estatais ou facções) ;)

Me lembrou da frase…

“Não roube, o governo odeia concorrência”

Daniel_Quirino_Olive

Bom, este tópico está começando a tomar um rumo diferente do que é proposto. Por favor, foquem-se apenas no tema da discussão. Se não tiverem nada a acrescentar, economizem a sua própria banda de internet e vão ler um livro.

Grato,

cv1

hauhuhuhauh seria um presidente como a maioria eh… vive a maior parte do mandato fora do pais q governa :P

Outra similaridade eh que eu tambem estaria pouco me fodendo :mrgreen:

Mas, voltando ao assunto… alguem tem, de verdade, algum argumento a favor de regulamentar a profissao que nao seja “funciona pro CREA” ou algo do genero?

Thiagosc

Esse negócio de regulamentação é besteira. Acho que alguns pensam nisso como uma forma de se beneficiar com uma possível diminuição da quantidade de mão-de-obra, e por conseqüência aumento de salários e de ofertas de emprego. Ou talvez por puro elitismo burro, porque ele acha que é melhor outro fulano só porque tem diploma (com tantas faculdades McDonalds por aí, conseguir um não é problema).

Mas isso no longo prazo prejudicaria o Brasil e a nós, impediria que o mercado se desenvolvesse e se adaptasse rapidamente, coisa que é necessidade nessa área de TI.

Esse pessoal que usa o pretexto da qualidade deve viver num mundo de fantasia e acha que tudo no exterior é perfeito e só aqui há esse tipo de problemas.

Anderson_Leite

cv, concordo contigo e ainda cito mais.

Regulamentar ou não não é a questão.
Regulamentar significa que apenas pessoas “diplomadas” poderiam exercer a profissão.

Mas o ensino no Brasil é precário, arcaico e não funciona. Não tem lógica regulamentar algo que é baseado no sistema de ensino pífio do nosso país.

A China está criando um exército de engenheiros que cresce a um ritmo de mais de 350 mil a cada ano.

A Índia fundou os IIT’s (Indian Institute of Technology) que se tornaram ilhas de excêlencia, onde uma vaga é mais disputada que em Harvard ou Massachusetts. (…de onde saiu por exemplo Vinod Khosla, co-fundador da Sun Microsystems)

Com esses países disparando anos luz na frente do Brasil (que aguarda o tão esperado “espetáculo do crescimento” prometido por um presidente que não incentiva nem a leitura), ainda vamos restringir mais ainda a qualidade do nosso produto ?

Talvez se tívessemos no nível de crescimento desses países poderíamos TALVEZ pensar nos benefícios da regulamentação, mas no nosso país isso chega a ser piada.

Mais uma vez quero deixar claro que sou totalmente a favor do estudo e das faculdades de verdade, onde você precisa suar pra conseguir o diploma.

Podíamos parar de discutir a regulamentação e começar a discutir uma forma de ensino descente no país.

[Os dados vem dos livros O mundo É Plano, My Job Went to India, e do best-seller-pop-econômico Pai Rico, Pai Pobre]

Thiagosc

A China está criando um exército de engenheiros que cresce a um ritmo de mais de 350 mil a cada ano.

No Brasil acho que um problema também é um pouco de cultura. Ao invés das pessoas verem educação como uma forma de melhoria de suas próprias condições, às vezes parece que existe um preconceito contra quem estuda demais.

Sempre achei que o Brasil é um país de 190 milhões de políticos, logo mentes mais “exatas” não são lá muito valorizadas.

Criado 10 de janeiro de 2007
Ultima resposta 17 de jan. de 2007
Respostas 19
Participantes 12