Minha opinião sobre a regulamentação já foi debatida em vários e vários tópicos, consulte o histórico e vai ter respondida suas perguntas. O que estou dizendo é que não é uma questão simples e que não existe uma única verdade ou um fato que seja bom pra todos, por isso acho perda de tempo debater e toda vez que alguém abre um tópico sobre isso acaba trancado por ofensas pessoais.
Mas lembre-se: regulamentação <> exigir diploma, regulamentação <> conselho. Atendente de telemarketing e cabeleireiro são regulamentados e não exigem diploma nem conselho, por exemplo.
O SBC é a favor da regulamentação, mas contra exigir diploma e a obrigatoriedade de fazer parte de um conselho, mas defendem que ele exista pra representar a profissão, definir um código de conduta e um marco regulatório pra dar suporte técnico a casos jurídicos, denunciar abusos, ajudar a fiscalizar o mercado, da mesma forma que vários outros conselhos. E os membros dele seriam eleitos pelos profissionais da área, como é feito por outros conselhos. Praticamente todo ano no congresso do SBC tem palestras sobre isso, eles citam dezenas de projetos na câmera, alguns melhores, outros piores, e sempre debatem. Quem tiver oportunidade de participar, recomendo. Esclarece bastante pontos.