Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas e todas as Profissões relacionadas a TI

Não se trata apenas do diploma ou do registro no órgão correspondente. E é justamente para coibir (ou diminuir) absurdos como estes. O sujeito passa 2 anos e meio (tecnólogo) ou 4 anos (bacharel) estudando e não aprende nada. Então sai, vai pra uma entrevista, é bom “marketeiro” e consegue a vaga em detrimento de quem é técnico.
E aí? Vocês ficariam felizes? Independente de ter ou não diploma, isso acaba com o “tesão” da coisa.
Mas, por outro lado, este tal órgão deverá ser regido por quem realmente entende da coisa, como a OAB.
O maior problema disso tudo é que meritocracia é algo totalmente relativo.
“Aquele é um excelente relações públicas, merece a vaga”. “Aquele é 100% técnico, merece a vaga”. Cada empresa tem uma visão, cada cliente possui uma forma de encarar as coisas.
Você vai ao advogado e pergunta o score dele na prova da OAB?
Com certeza, não…
Mas pergunta se ele já trabalhou em caso assim, como foi, tempo, etc…

[quote=drsmachado]Não se trata apenas do diploma ou do registro no órgão correspondente. E é justamente para coibir (ou diminuir) absurdos como estes. O sujeito passa 2 anos e meio (tecnólogo) ou 4 anos (bacharel) estudando e não aprende nada. Então sai, vai pra uma entrevista, é bom “marketeiro” e consegue a vaga em detrimento de quem é técnico.
E aí? Vocês ficariam felizes? Independente de ter ou não diploma, isso acaba com o “tesão” da coisa.
Mas, por outro lado, este tal órgão deverá ser regido por quem realmente entende da coisa, como a OAB.
O maior problema disso tudo é que meritocracia é algo totalmente relativo.
“Aquele é um excelente relações públicas, merece a vaga”. “Aquele é 100% técnico, merece a vaga”. Cada empresa tem uma visão, cada cliente possui uma forma de encarar as coisas.
Você vai ao advogado e pergunta o score dele na prova da OAB?
Com certeza, não…
Mas pergunta se ele já trabalhou em caso assim, como foi, tempo, etc…[/quote]

Se o cara entra em uma empresa com puramente na base da “lábia” então você tem sorte de não estar lá. Com certeza é o tipo de lugar em que um cara bom não vai ser valorizado. E nesse caso, o problema maior é da empresa …

Essa mesma ladainha a seculos… acham mesmo que vão regulamentar? os parasitas politicos só querem saber de farra e usufruir do nosso dinheiro, tão pouco se fodendo para nós! Alem de não entender nada de TI. São um bando de inuteis e não vão regulamentar merda nenhuma…

Olá

Isso!

A área de TI é diferente do direito que é burocrático por natureza. É igualmente diferente da medicina que precisa cuidar da ética dos médicos. Diferente de alguns tipos de engenharia (mas não de todos) que exige responsabilidade civil.

Se me apontarem algum caso de TI que envolva ética, tenha que atender ditames burocráticos ou necessitar responsabilidade civil em caso de acidentes, eu até aceitaria a existência de um órgão regulador.

Mas para fazer CRUD, usar hibernate (que não aprendeu na faculdade), fazer aplicação web mesmo que seja para atender milhões como o facebook… ter que pagar 500 pratas por ano em troca deles denunciarem um Pedro Franceschi ou um Sami Koivu por prática ilegal? Ou vocês acham que o tal órgão vai denunciar seu gerente que ninguém conhece?

Quando falei no modo como alguns fazem a faculdade não quiz dizer que não ocorre em outras profissões. Mas um cara que na faculdade passou roubando não tem moral para defender faculdade.

Eu colei um pouco mas não passei porque colei. E digo mais. Só colei durante os dois anos do curso básico. Nos 3 anos de especialização não colei em prova nenhuma. E nunca assinei trabalho em grupo que eu não tivesse feito nada (geralmente era eu que fazia mais)

É isso, se você é a favor da regulamentação, só contrate profissionais certificados. Nada de olhar GitHub, ver o que o cara fez etc. e tal. Basta olhar os diplomas dele. E boa sorte porque colecionador de diplomas é o que não falta por aí.

Abraços
Luca Bastos

[/quote]

[quote=Luca]Olá

Vocês que defendem tanto a regulamentação e se posicionam contra os autodidatas, por favor me respondam (sejam honestos)

1. Vocês frequentaram todas as aulas direitinho? Ou pediram alguém para assinar a lista por vocês?

2. Colaram alguma vez?

3. Fizeram todos os trabalhos? Ou só assinaram alguma vez?

Então vou contar duas coisas:

a) O autodidata pode não ter o diploma mas não cometeu os pequenos crimes que citei nas 3 perguntas.

b) Tem autodidatas como o Pedro Franceschi que com 13 anos já era famoso justamente por programar e conseguir clientes com o que programava.

O diploma deu fama e clientes a algum de vocês?

Pois é, pensem nisto.

Eu como engenheiro afirmo: 42 anos de formado, paguei o CREA por 35 anos e nunca o CREA fez nada por mim. Pensem bem antes de achar que ter que pagar um órgão regulamentador da profissão, uma cartório tipo CREA ou OAB, vai impedir um Pedro Franceschi ser mais famoso e ter mais downloads do que você.

Abraços
Luca[/quote]

++ :thumbup: precisa falar mais alguma coisa?

Dito !!

[quote=Luca]Olá

Isso!

A área de TI é diferente do direito que é burocrático por natureza. É igualmente diferente da medicina que precisa cuidar da ética dos médicos. Diferente de alguns tipos de engenharia (mas não de todos) que exige responsabilidade civil.

Se me apontarem algum caso de TI que envolva ética, tenha que atender ditames burocráticos ou necessitar responsabilidade civil em caso de acidentes, eu até aceitaria a existência de um órgão regulador.

Mas para fazer CRUD, usar hibernate (que não aprendeu na faculdade), fazer aplicação web mesmo que seja para atender milhões como o facebook… ter que pagar 500 pratas por ano em troca deles denunciarem um Pedro Franceschi ou um Sami Koivu por prática ilegal? Ou vocês acham que o tal órgão vai denunciar seu gerente que ninguém conhece?

Quando falei no modo como alguns fazem a faculdade não quiz dizer que não ocorre em outras profissões. Mas um cara que na faculdade passou roubando não tem moral para defender faculdade.

Eu colei um pouco mas não passei porque colei. E digo mais. Só colei durante os dois anos do curso básico. Nos 3 anos de especialização não colei em prova nenhuma. E nunca assinei trabalho em grupo que eu não tivesse feito nada (geralmente era eu que fazia mais)

É isso, se você é a favor da regulamentação, só contrate profissionais certificados. Nada de olhar GitHub, ver o que o cara fez etc. e tal. Basta olhar os diplomas dele. E boa sorte porque colecionador de diplomas é o que não falta por aí.

Abraços
Luca Bastos
[/quote][/quote]
Mas colou. Vai para o inferno por causa disso.
Quando fiz minha graduação, passei por 3 pessoas. Por mim e os dois outros doidos com os quais eu fazia os trabalhos. Aliás, deles, apenas um fazia algo, era eu quem mais ralava, passava cola na prova e tudo mais.
Isso existe em todo lugar, de várias formas diferentes.
Agora, acho engraçado você dizer estas coisas, pois você contrataria um advogado sem OAB? Um engenheiro sem CREA? Agora, por que diabos um analista de sistemas, um engenheiro da computação não precisa ter um registro numa classe?
Repito, eu não creio num órgão como tal, pela parte burocrática e política, mas sim, acho interessante o sujeito só poder exercer uma profissão se estiver regulamenado.
Hoje já existe uma espécie de divisor de águas, que são as certificações. Pergunto, se o sujeito não tem certificação, significa que ele sabe menos que um que tem? Ou vice-versa?
Sabemos que provas não são o melhor modelo de análise de desempenho, fatores como nervosismo interferem radicalmente nas respostas.
Enfim, mesmo que essa classe saia da abstração, muito difícil mudar alguma coisa.
O foco é diferente da medicina, direito, enfermagem e engenharias.

[quote=fabioEM][quote=YvGa]
Seja honesto, quantas pessoas que voce conhece que se formaram na nossa área e nao sabem programar? Nao digo das que escolheram nao programar, falo daquelas que passaram a faculdade, conseguiram o diploma e nao tem condicoes de programar.
[/quote]
Para atuar como advogador é necessário ter o número do OAB, para isso é necessário fazer uma prova. Sou a favor dessa situação, não vai acabar com a putaria da nossa área, mas vai diminuir.
Viva a meritocracia!

[/quote]

O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador poder certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.

[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
Seja honesto, quantas pessoas que voce conhece que se formaram na nossa área e nao sabem programar? Nao digo das que escolheram nao programar, falo daquelas que passaram a faculdade, conseguiram o diploma e nao tem condicoes de programar.
[/quote]
Para atuar como advogador é necessário ter o número do OAB, para isso é necessário fazer uma prova. Sou a favor dessa situação, não vai acabar com a putaria da nossa área, mas vai diminuir.
Viva a meritocracia!

[/quote]
O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador pode certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.[/quote]

Porém, sem o diploma você não pode prestar tal prova. Logo, será mesmo que todo advogado, médicos e similares perderam tempo e dinheiro?
Claro que o diploma não representa muita coisa, tampouco o registro na OAB, por exemplo. Médicos credenciados ao CRM cometem falhas graves. Isso indica que ele não era afiliado ao CRM? E se não era, como exercia? E se era, por que pode cometer tais atrocidades (procure por Abdelmassi)? Engenheiro com CREA é melhor? Sergio Naya que o diga…
Não existe certificado que garanta a idoneidade e capacidade ética de uma pessoa. Isso vem da índole, educação e relacionamento com pessoas.

Desde que eu comecei a entender a estrutura do ensino no Brasil, deixei de acreditar em provas como métodos de avaliação. É tão obsoleto quanto pedir trabalho manuscrito em papel almaço.
Vestibular, enem, ecad e tudo isso são apenas burocracia, sem função real e aplicação prática.

Vejam, não estou dizendo que um CRI seria o bálsamo para as atrocidades que vemos aí, tampouco que é tão inútil quanto o Paraguai ter marinha…
Apenas estou dizendo que se queremos um conselho, precisamos fazer algo que permita aos bons profissioanais continuarem atuando, aos medíocres optarem entre especializar e melhorar ou mudar de área e aos ruins que vão fazer outras coisas.

[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
[/quote]
Viva a meritocracia!

[/quote]

O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador poder certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.[/quote]

É graças ao meu diploma que hoje sou concursado caro amigo. Tens razão, deveria ter gasto meu dinheiro em salgadinhos e cervejas :smiley: :smiley: :smiley:
Espero que muita gente continue pensando dessa forma, assim os concurso para graduados ficam cada vez menos concorridos! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[quote=fabioEM][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
[/quote]
Viva a meritocracia!

[/quote]

O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador poder certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.[/quote]

É graças ao meu diploma que hoje sou concursado caro amigo. Tens razão, deveria ter gasto meu dinheiro em salgadinhos e cervejas :smiley: :smiley: :smiley:
Espero que muita gente continue pensando dessa forma, assim os concurso para graduados ficam cada vez menos concorridos! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[/quote]

Isso explica muito.

Muito bem mister Daniel Quirino Oliveira :stuck_out_tongue:

Acho que regulamentar ajudaria mais do que atrapalharia!
Principalmente se exigisse que você sempre fizesse uma prova, se mantesse atualizado.

Isso com certeza tiraria profissionais ruims do mercado, e se você é competente, mesmo sendo auto-didata, não tem nada de mais você fazer faculdade, etc… O ideal era fazermos isso mesmo sem regulamentação, mas como hoje não é uma obrigação, a maior parte dos profissionais não se preocupam com isso e acabam se “acomodando”. Acho que não só ter a prova de regulamentação, mas que ela seja necessária constantemente… tipo de 3 em 3 anos…

Mas isso não vai acabar com os agrônomos que trabalham na nossa area… isso sempre vai existir… da mesma forma que você pode contratar um peão para fazer uma obra “debaixo dos panos”, nada te impediria de ter profissionais não regulamentados desenvolvendo sistemas. Mas óbvio que estas seriam as empresas menores, os fundos de quintal! E tendo regulamentação e fiscalização, pelo menos ajudaria a não ter profissionais não regulamentados onde você pode efetivamente causar dano a alguém… por exemplo uma empresa que vende sistemas, é diferente de eu desenvolver sistemas para usar em casa.

Hoje você também pode ir em um médico espirita (João de Deus por exemplo) que inclusive tem diversas acusações… Cabe a você decidir. Você pode arrancar um dente em casa… agora imagina que você ta do outro lado, tem uma empresa que vai comprar um software de contabilidade, compra de uma empresa “séria”, só que não sabe que esta empresa tem um monte de profissional boqueta. O software tem problemas que lhe causam prejuizos… e ai ??? como fica ??? acho que nesse tipo de caso a regulamentação tende a ajudar mais que atrapalhar. O profissional regulamentado precisará investir mais nele e estas empresas ou vão deixar de existir ou vão ter que “entrar na dança”…

Software livre ou caseiro é um caso a parte… você não esta prejudicando ninguem, somente a si mesmo! Vejo isso como arrancar um dente em casa por sua conta e risco… e se quiser pode optar normalmente por este caminho, que é bem diferente de comprar um produto de uma empresa. Para ser inventor também não precisa se regulamentar, em nenhum área… e nem mesmo auto-didata! Acho que a regulamentação é importante quando se vai principalmente prestar serviços a alguem.

Só um adendo. Ja vi gente formada em Processamento de dados que quando trocou de Sistema Operacional xp -> win7 não sabia onde ficava o messenger…

bizarro???

[quote=denisspitfire]Só um adendo. Ja vi gente formada em Processamento de dados que quando trocou de Sistema Operacional xp -> win7 não sabia onde ficava o messenger…

bizarro???[/quote]
Não.
Pode não fazer parte da rotina dela, apenas isto.
Eu, por exemplo, embora saiba lidar com algumas coisas de office, eu não crio macros, não crio tabelas dinâmicas nem afins, pois isto nunca fez parte do meu dia a dia. Se eu tiver as especificações corretas e as ferramentas necessárias, desenvolvo um novo editor de textos, de planilhas, mas dai a utilizar os recursos de cada um, é outra história.

Uma coisa que precisa ficar clara, para nós, é que o fato de ser um programador não nos implica em sabermos tudo a respeito de informática e suas ramificações (infra e desenvolvimento). Só por que eu programo em java, C e C++, C# e PHP não significa que eu possa programar em VB.
Claro, não existe um analista de sistemas java, nem um analista de sistemas cobol. Pois a função de um analista de sistemas é criar a estrutura para que um aplicativo seja desenvolvido, independente da linguagem. Claro que conhecer a linguagem em que será implementada a solução ajuda, mas não é preciso.

Outro exemplo, embora eu desenolva para web com java e php, não faço nada muito legal em questões de design. Conheço CSS, mas não gosto. Minha veia artística é totalmente entupida pelo colesterol da lógica. Página com cores é preto, branco e cinza. Flash e action script então, negação total e absoluta…

E isso não é demérito. Conhecer um pouco, tudo bem, até creio que seja obrigação, mas ser master jedi em tudo, não é possível.

[quote=fabioEM][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
[/quote]
Viva a meritocracia!

[/quote]

[/quote]

Parabéns, você faz parte do grupo de inúteis que fez uma faculdade só pra passar num concurso público e não se preocupar mais em “trabalhar”. Essa porcaria de concurso público é uma das piores coisas que existe no Brasil, porque aqui o pensamento é sempre deitar na moleza e poder fazer a cagada que for sem ser mandado embora.

Parabéns cara, agora deu pra entender seus pontos.

nao estou falando de projetos grandes… estou falando da utilização do messenger… e… do local onde fica isso implica em nunca perceber que o iniciar virou o “simbolo do menu iniciar” e agora é uma bolinha.

a cor da grama mudou só isso

Esse assunto já é bem recorrente por aqui e acredito que nunca iremos chegar a um consenso.

A área de TI é uma área meio, e não fim, portanto, é uma área de suporte em quase todas as empresa. É como matemática, por exemplo.

Imagine se houvesse regulamentação da área de matemática. Então um astrônomo não poderia fazer um cálculo da quantidade de energia emitida por uma supernova porque ele não é matemático?

E olhe que conheci um, que desenvolvia em Delphi, na época, para ajudá-lo a fazer cálculos envolvendo supernovas e rotações de astros em uma estrela. Ele não poderia fazer isso? Teria que contratar um programador formado em área correlata à TI?

Áreas meio não devem ser regulamentadas, e na verdade, a razão não é apenas essa. É porque não faz sentido mesmo.

[quote=denisspitfire]Só um adendo. Ja vi gente formada em Processamento de dados que quando trocou de Sistema Operacional xp -> win7 não sabia onde ficava o messenger…

bizarro???[/quote]

cara não entendi isso que vc falow, ele tem q saber tudo q é tipo de ferramenta ou sistema ou sei lá oq
ta parecendo minha mãe, ela instala um programa lá e manda eu fazer as coisas pra ela como se eu soube-se tudo, pq é ‘TI’, auehueheuheueueheu

[quote=Emerson Macedo][quote=fabioEM][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
[/quote]
Viva a meritocracia!

[/quote]

[/quote]

Parabéns, você faz parte do grupo de inúteis que fez uma faculdade só pra passar num concurso público e não se preocupar mais em “trabalhar”. Essa porcaria de concurso público é uma das piores coisas que existe no Brasil, porque aqui o pensamento é sempre deitar na moleza e poder fazer a cagada que for sem ser mandado embora.

Parabéns cara, agora deu pra entender seus pontos.[/quote]

tinha pensado a mesma coisa mas deixei em off. Achei que era o unico a pensar assim kkk