Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas e todas as Profissões relacionadas a TI

[quote=drsmachado][quote=denisspitfire]Só um adendo. Ja vi gente formada em Processamento de dados que quando trocou de Sistema Operacional xp -> win7 não sabia onde ficava o messenger…

bizarro???[/quote]
Não.
Pode não fazer parte da rotina dela, apenas isto.
Eu, por exemplo, embora saiba lidar com algumas coisas de office, eu não crio macros, não crio tabelas dinâmicas nem afins, pois isto nunca fez parte do meu dia a dia. Se eu tiver as especificações corretas e as ferramentas necessárias, desenvolvo um novo editor de textos, de planilhas, mas dai a utilizar os recursos de cada um, é outra história.

Uma coisa que precisa ficar clara, para nós, é que o fato de ser um programador não nos implica em sabermos tudo a respeito de informática e suas ramificações (infra e desenvolvimento). Só por que eu programo em java, C e C++, C# e PHP não significa que eu possa programar em VB.
Claro, não existe um analista de sistemas java, nem um analista de sistemas cobol. Pois a função de um analista de sistemas é criar a estrutura para que um aplicativo seja desenvolvido, independente da linguagem. Claro que conhecer a linguagem em que será implementada a solução ajuda, mas não é preciso.

Outro exemplo, embora eu desenolva para web com java e php, não faço nada muito legal em questões de design. Conheço CSS, mas não gosto. Minha veia artística é totalmente entupida pelo colesterol da lógica. Página com cores é preto, branco e cinza. Flash e action script então, negação total e absoluta…

E isso não é demérito. Conhecer um pouco, tudo bem, até creio que seja obrigação, mas ser master jedi em tudo, não é possível.[/quote]
Falou tudo,
Uma vez meu ex-colega da facu me disse que ao chegar em casa seu irmão o questionou se sabia do novo software que foi lançado para edição de foto muito legal chamado X.
Então, ele simplesmente e com a maior naturalidade do mundo disse: - Olha, eu não conheço esse programa, mas conheço um pouco de fotoshop.
O irmão dele ficou louco, disse que era um absurdo um cara se formar em ciência da computação e não saber isso! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sempre tem uma figura dessa!
Acha que o cara que se forma em T.I vira onisciente nesse mundo

Só fico imaginando se isso for pra frente quem sera que vai estabelecer o que o cara precisa pra exercer a função, se for a mesma galera que elabora os concursos públicos de TI estamos fu%$#.

[quote=Emerson Macedo][quote=fabioEM][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
Seja honesto, quantas pessoas que voce conhece que se formaram na nossa área e nao sabem programar? Nao digo das que escolheram nao programar, falo daquelas que passaram a faculdade, conseguiram o diploma e nao tem condicoes de programar.
[/quote]
Para atuar como advogador é necessário ter o número do OAB, para isso é necessário fazer uma prova. Sou a favor dessa situação, não vai acabar com a putaria da nossa área, mas vai diminuir.
Viva a meritocracia!

[/quote]

O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador poder certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.[/quote]

É graças ao meu diploma que hoje sou concursado caro amigo. Tens razão, deveria ter gasto meu dinheiro em salgadinhos e cervejas :smiley: :smiley: :smiley:
Espero que muita gente continue pensando dessa forma, assim os concurso para graduados ficam cada vez menos concorridos! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[/quote]

Parabéns, você faz parte do grupo de inúteis que fez uma faculdade só pra passar num concurso público e não se preocupar mais em “trabalhar”. Essa porcaria de concurso público é uma das piores coisas que existe no Brasil, porque aqui o pensamento é sempre deitar na moleza e poder fazer a cagada que for sem ser mandado embora.

Parabéns cara, agora deu pra entender seus pontos.[/quote]

para véio, concurso publico diminui pelo menos o numero de nepotismo e cargo arranjado, vide os politicos q fazem oq querem, mereciam ser concursados esses politicos

[quote=Emerson Macedo]

Parabéns, você faz parte do grupo de inúteis que fez uma faculdade só pra passar num concurso público e não se preocupar mais em “trabalhar”. Essa porcaria de concurso público é uma das piores coisas que existe no Brasil, porque aqui o pensamento é sempre deitar na moleza e poder fazer a cagada que for sem ser mandado embora.
No Brasil ganhar dinheiro honestamente é crime.
Engraçado que para políticos que pedem votos a cada 2 anos ninguém fala nada. Imagina fazer. Você foi ao gabinete do vereador em que votou cobrar dele as promessas de campanha? Do prefeito? Deputado estadual e federal? Senador? Presidente?
Conheço vários funcionários públicos e estes apenas fazem o que foram contratados para fazer, pois os políticos que nós colocamos lá é que mandam nas coisas.
Relato de um professor que era funcionário do governo do estado do PR.

Claro que tem os folgados, mas isso é outra história.
De qualquer forma, na teoria, eles fizeram uma prova e foram aprovados, quais méritos cabem aí, eu não posso comentar.

[quote=fabioEM][quote=drsmachado][quote=denisspitfire]Só um adendo. Ja vi gente formada em Processamento de dados que quando trocou de Sistema Operacional xp -> win7 não sabia onde ficava o messenger…

bizarro???[/quote]
Não.
Pode não fazer parte da rotina dela, apenas isto.
Eu, por exemplo, embora saiba lidar com algumas coisas de office, eu não crio macros, não crio tabelas dinâmicas nem afins, pois isto nunca fez parte do meu dia a dia. Se eu tiver as especificações corretas e as ferramentas necessárias, desenvolvo um novo editor de textos, de planilhas, mas dai a utilizar os recursos de cada um, é outra história.

Uma coisa que precisa ficar clara, para nós, é que o fato de ser um programador não nos implica em sabermos tudo a respeito de informática e suas ramificações (infra e desenvolvimento). Só por que eu programo em java, C e C++, C# e PHP não significa que eu possa programar em VB.
Claro, não existe um analista de sistemas java, nem um analista de sistemas cobol. Pois a função de um analista de sistemas é criar a estrutura para que um aplicativo seja desenvolvido, independente da linguagem. Claro que conhecer a linguagem em que será implementada a solução ajuda, mas não é preciso.

Outro exemplo, embora eu desenolva para web com java e php, não faço nada muito legal em questões de design. Conheço CSS, mas não gosto. Minha veia artística é totalmente entupida pelo colesterol da lógica. Página com cores é preto, branco e cinza. Flash e action script então, negação total e absoluta…

E isso não é demérito. Conhecer um pouco, tudo bem, até creio que seja obrigação, mas ser master jedi em tudo, não é possível.[/quote]
Falou tudo,
Uma vez meu ex-colega da facu me disse que ao chegar em casa seu irmão o questionou se sabia do novo software que foi lançado para edição de foto muito legal chamado X.
Então, ele simplesmente e com a maior naturalidade do mundo disse: - Olha, eu não conheço esse programa, mas conheço um pouco de fotoshop.
O irmão dele ficou louco, disse que era um absurdo um cara se formar em ciência da computação e não saber isso! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sempre tem uma figura dessa!
Acha que o cara que se forma em T.I vira onisciente nesse mundo[/quote]
Quem vai ao ortopedista, vai para algum problema específico nos ossos ou coluna. Se fosse coração, iria a um cardiologista. Embora ambos estudem uma base semelhante (o corpo humano), em determinado momento seguem áreas diferentes.
Pensou um proctologista tratando uma grávida? Como seria o exame de toque?
Advogados também. Cíveis e criminologistas, família e previdência.
Até engenheiros, de estrutura, de pontes, de portos.

bom vamos lá… eu odeio fazer GUI em Java e não é por isso que nao preciso conhecer pelo menos um pouco do assunto.

Saber pelo menos que existe é primordial, nao estou falando para comprar um livro e ir pesquisar estou falando para pelo menos não conseguir ser nem um usuario.

Falei um exemplo que a pessoa nao viu a diferença entre os botoes iniciar… o cara de forma e esta tudo tranquilo se ele nao sabe usar um SO.

Só falta falar que ele precisa agora ler manual de instrução de celular quando compra um novo ¬¬

Olá

+1

+1

Abraços
Luca

Nossa… Quanta ignorância e ao mesmo tempo quanta inveja…
Meu Deus…

1. Fazer faculdade torna uma pessoa inútil, realmente procura um terapeuta pois seu caso é grave.
  2. Esse fato de ficar na moleza demonstra quanto és pre-conceituoso. Uma cabeça limitada e obtusa nem deveria entrar no mundo de T.I. Melhor seria para ti fazer um curso de agronomia, animal!

[quote=denisspitfire]bom vamos lá… eu odeio fazer GUI em Java e não é por isso que nao preciso conhecer pelo menos um pouco do assunto.

Saber pelo menos que existe é primordial, nao estou falando para comprar um livro e ir pesquisar estou falando para pelo menos não conseguir ser nem um usuario.

Falei um exemplo que a pessoa nao viu a diferença entre os botoes iniciar… o cara de forma e esta tudo tranquilo se ele nao sabe usar um SO.

Só falta falar que ele precisa agora ler manual de instrução de celular quando compra um novo ¬¬[/quote]
Teoricamente, seria o correto para que ele possa tirar o máximo de proveito de um equipamento. Inclusive, na compra de um carro ele deveria fazer isso.
A ONU considera analfabeto todo e qualquer cidadão que não consiga entender em 100% um manual de instruções qualquer, em sua língua nativa. Somos todos analfabetos.
Mas me refiro a este estigma que quem trabalha com informática tem a OBRIGAÇÃO de SABER TUDO.
Um pouco, com certeza, mas tudo é demais.
Por esta lógica, um professor de letras deve saber TODOS os idiomas. Um engenheiro mecânico deve saber tudo sobre TODOS OS MOTORES existentes e um jogador de futebol deve saber fazer tudo em campo (coloque o Messi como zagueiro e veja a beleza que sai).

[quote=eduJava][quote=Emerson Macedo][quote=fabioEM][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
Seja honesto, quantas pessoas que voce conhece que se formaram na nossa área e nao sabem programar? Nao digo das que escolheram nao programar, falo daquelas que passaram a faculdade, conseguiram o diploma e nao tem condicoes de programar.
[/quote]
Para atuar como advogador é necessário ter o número do OAB, para isso é necessário fazer uma prova. Sou a favor dessa situação, não vai acabar com a putaria da nossa área, mas vai diminuir.
Viva a meritocracia!

[/quote]

O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador poder certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.[/quote]

É graças ao meu diploma que hoje sou concursado caro amigo. Tens razão, deveria ter gasto meu dinheiro em salgadinhos e cervejas :smiley: :smiley: :smiley:
Espero que muita gente continue pensando dessa forma, assim os concurso para graduados ficam cada vez menos concorridos! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[/quote]

para véio, concurso publico diminui pelo menos o numero de nepotismo e cargo arranjado, vide os politicos q fazem oq querem, mereciam ser concursados esses politicos[/quote]
Valeu,
Sem falar que tinha cansado de trabalhar em empresas onde só quem se dar bem é o que mais enrola e amigo de dos chefes. Uma merda essas empresas particulares da nossa área.

Olá

Por favor pegue leve.

O que o Emerson disse pode não ser o seu caso. Mas é muito comum o fato de gente tentar passar em concursos para garantir aposentadoria, estabilidade, etc. E também é comum, sem ser regra, encontrar gente meio que deitada na moleza nas repartições públicas.

Nesta onda de empreendedorismo, nestes tempos em que é super fácil tentar abrir uma empresa, a mim pelo menos, surpreende o tanto de gente que sustenta a industria de concursos no Brasil. É realmente uma área que vai de vento em popa.

Só que tem gente que prefere voar mais alto. Neste fim de semana no JavaCE Conference no Ceará conheci o dono de uma empresa que exporta seu software de roteirização e logística para um monte de países. Mais uma prova de que não precisa estar no eixo Rio-SP para ter sucesso.

Abraços
Luca

[quote=fabioEM][quote=eduJava][quote=Emerson Macedo][quote=fabioEM][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
[/quote]
Viva a meritocracia!

[/quote]

[/quote]

para véio, concurso publico diminui pelo menos o numero de nepotismo e cargo arranjado, vide os politicos q fazem oq querem, mereciam ser concursados esses politicos[/quote]
Valeu,
Sem falar que tinha cansado de trabalhar em empresas onde só quem se dar bem é o que mais enrola e amigo de dos chefes. Uma merda essas empresas particulares da nossa área. [/quote]
Sem contar os testes do sofá, onde só a mais gostosa é promovida e os puxa sacos…

[quote=Luca]Olá

Por favor pegue leve.

O que o Emerson disse pode não ser o seu caso. Mas é muito comum o fato de gente tentar passar em concursos para garantir aposentadoria, estabilidade, etc. E também é comum, sem ser regra, encontrar gente meio que deitada na moleza nas repartições públicas.

Nesta onda de empreendedorismo, nestes tempos em que é super fácil tentar abrir uma empresa, a mim pelo menos, surpreende o tanto de gente que sustenta a industria de concursos no Brasil. É realmente uma área que vai de vento em popa.

Só que tem gente que prefere voar mais alto. Neste fim de semana no JavaCE Conference no Ceará conheci o dono de uma empresa que exporta seu software de roteirização e logística para um monte de países. Mais uma prova de que não precisa estar no eixo Rio-SP para ter sucesso.

Abraços
Luca[/quote]
Desculpe mas desrespeitar é desrespeitar, assim como pré-conceito é uma porcaria. Se alguém na rua me fala assim… de boa não sei não viu…

Diga-me, de forma racional, e não emotiva, porque um empresário de TI deve pagar mais a vc que “estudou e pagou”, mas que produz software de qualidade 70, MAIS do que um profissional que não possui um canudo mas desenvolve software de qualidade 100. E mais rápido. Ele deve fazer isso pq vc estudou e pagou, entao merece?

Lembre-se que vivemos o capitalismo. E ele nao leva muito em conta “eu mereço isso ou aquilo”.

Concordo… mas acredito que o canudo devia ser o minimo… se o profissional for bom, basta ir atrás que se consegue, canudo, certificação e tudo mais!!! Acontece que agente acaba se acomodando… eu mesmo nunca tirei certificação Java por não ter precisado, em compensação tenho outras na gaveta que não servem mais para nada, mas que na época serviram… me formei em 2004, hoje me atualizo como auto-didata, mas se fosse regulamentado, uma prova a cada 3 anos, iria mais ajudar do que atrapalhar. Iria forçar a atualização (parece que tem algumas areas que são assim)… e óbvio que não será somente isso suficiente, você precisará também de coisas mais especificas da sua área… por exemplo, uma certificação java.

Minha opnião:

Vejo isso como o minimo… regulamentado, pelo menos tem que fazer a faculdade, sirva ou não… tem que se atualizar e certificar… sirva ou não!!! Com certeza ta cheio de profissional bom que vai ter de correr atrás se for regulamentado, mas pode ter certeza que é minoria… a maioria é profissional ruim, que ou vai parar em empresa fundo de quintal que vai contratar o cara como auxiliar de qualquer coisa e colocar para programar, ou vai sair da area…

Isso ajudaria empresas que prestam serviços de qualidade com profissionais qualificados serem mais competitivas no mercado. Hoje fica até dificil para empresa trabalhar assim, ta cheio de empresa que contrata funcionário-PJ, presta serviços de péssima qualidade, não se responsabiliza por nada (e não tem nada que as impeça de fazer desta forma)… e tão cheio de projeto ganhados na base do custo baixo!

Como falei, acho que a regulamentação mais ajuda do que atrapalha! Se você for bom, então basta se atualizar, fazer faculdade, etc etc…

Se a pessoa esta reclamando que só traz lados negativos, e é da opnião que faculdade não serve para nada, respeito o ponto de vista, mas não concordo!

Sua argumentação tem 2 erros básicos:

1 - Vc não precisa fazer faculdade para ser BOM. Nomes famosos na área de TI não faltam.
2 - Nao existe na minha argumentacao nenhum momento em que digo que so traz lados negativos. E nenhuma reclamação.

By the way, lembrem-se sempre que autodidatas de verdade não estão nem aí pra regulamentar ou não. A posição no mercado de trabalho, pra quem produz bem, é IRREVOGÁVEL.
Aqui é Brasil filhote. Seriam contratados do mesmo jeito só com um nomezinho diferente na CLT, e MESMO salario. Consultor? Bajulador Real? Assistente de Pedreiro? o que vc quer?

Autodidatas nunca dependeram nem nunca dependerão de nenhum papelzinho que “garanta” o seu trabalho.

E os graduados de qualidade que conheço nenhum deles está ligando pra regulamentação tb. São profissionais de qualidade que sempre tiveram seu lugar. Não precisam de nenhum “garante”. Que é o que muita gente que passou de carona na faculdade anda querendo.

Talvez vc tenha faltado aulas de lógica na faculdade. Aconselho a leitura do seguinte livro:

[quote=Luca]Olá

+1
Luca

Abraços
[/quote]

Na minha opinião, tudo que é pedido em uma prova de concurso público é extremamente válido, não pedem nada demais, pedem apenas o conhecimento que você deveria saber. Mas o pessoal se assusta ao abrir o edital e descobrir que vai cair por exemplo: arquitetura de computadores ou gerenciamento de memória do SO, e ficam com preguicinha de estudar porque só gostam de aprender frameworks JAVA para fazer CRUD, que é o que acontece na maioria das empresas.

[quote=fabim][quote=fabioEM]
Paguei caro a minha faculdade, estudei bastante também.
[/quote]

Diga-me, de forma racional, e não emotiva, porque um empresário de TI deve pagar mais a vc que “estudou e pagou”, mas que produz software de qualidade 70, MAIS do que um profissional que não possui um canudo mas desenvolve software de qualidade 100. E mais rápido. Ele deve fazer isso pq vc estudou e pagou, entao merece?

Lembre-se que vivemos o capitalismo. E ele nao leva muito em conta “eu mereço isso ou aquilo”.[/quote]
Cara, meu deus, aquela velha história, uma coisa não tem a ver com a outra. Entenda bem as coisas.
Amigo é mais que obvio que um pedaço de papel nunca poderá fazer 100% essa divisão!
Mas um técnico mesmo após 5 anos de trabalho comprovado, para mim, deverá ver visto como tal. Assim como quem se formou deve ser considerado como um graduado.
Cada quadrado no seu quadrado.
No que refere a essa lei, o foco da discussão aqui, eu acrescentaria uma prova, assim como faz para a ordem dos advogados. Dessa forma, se você é um técnico e quer supostamente ser reconhecido como um graduado, passe pela prova, e demonstre que merece esse título. Feito isso, diga claramente que não há necessidade alguma de fazer alguma faculdade. Um pouco de estudo resolve :lol: :lol:
Simples assim.
O cara da empresa pode até contratar um lixeiro para desenvolver, cada um sabe o que faz, o que não pode é continuar essa putaria!

[quote=fabioEM][quote=fabim][quote=fabioEM]
Paguei caro a minha faculdade, estudei bastante também.
[/quote]

Lembre-se que vivemos o capitalismo. E ele nao leva muito em conta “eu mereço isso ou aquilo”.[/quote]

… No que refere a essa lei, o foco da discussão aqui, eu acrescentaria uma prova, assim como faz para a ordem dos advogados. Dessa forma, se você é um técnico e quer supostamente ser reconhecido como um graduado, passe pela prova, e demonstre que merece esse título. Feito isso, diga claramente que não há necessidade alguma de fazer alguma faculdade. Um pouco de estudo…

[/quote]

Exatamente. Com esse ponto da sua argumentação concordo e assino embaixo.
Mas vamos ser sinceros: não é isso que essa galerinha de regulamentação quer não.

fabim

Acrescentando…
Eu não acho que mereço nada, e não uso essa ideia como visão de vida e de carreira profissional. Pois para merecer é necessário fazer por onde e isso vale em todos os campos da vida.Se eu fosse um empresário e precisasse de 2 profissionais veja como faria a escolha entre um técnico e um graduado.
Simples, chamaria ambos e aplicaria um teste referente ao cargo. Na real em 80% das empresa isso vem acontecendo. O que acho perfeitamente justo e correto