[quote=sergiotaborda][quote=rodrigostocco]Bom dia pessoal,
Algumas duvida em relação a preço/pagamento de software…
No caso, seria um software com as seguinte descrição:
- Parte de cadastro, no maximo uns 5 a 6
- Parte de consulta em gerais
- Parte de Agendamentos
- Parte de fechamento de contas
- Parte de relatorios
- Banco de dados Mysql
- Linguagem Java;
Nao é um sisteminha muito complicado, visto que no geral são so esses os requisitos que o sistema precisa atender
Porem, vem minha duvida a respeito de preço e pagamento,
Em relação a preço, qual seria a media de preço de um sisteminha assim ?
Em relação a pagamento, o que seria mais viavel ?
1 - Pagamento a vista, somando o preço do sistema + instalação/configuração no banco de dados e depois cobrar so por manutenção ?
2 - Pagamento do sistema, e cobrar um valor mensal por manutenção ?
3 - Pagamento mensal de um fixar “x” ?
Teria outras vias de pagamento mais viavel ?
Esperam que tenham entendido minhas duvidas…
Desde ja, agradeço.[/quote]
Começe com o conceito de que preço e custo são coisas diferentes. Entenda isto primeiro. Depois entenda que o preço não deve ser menor que o custo (mas pode por razões estratégicas).
Sendo assim as dicas que foram dadas aqui são para determinar custo (horas trabalhadas, energia, etc etc… )
Preço vc determina assim : quanto o cara está disposto a pagar ? esse é o preço.
O preço é negociado. O custo não. Vc vai mandar um orçamento. Isso é muito impessoal. Pergunte quanto estão dispostos a pagar. Não diretamente , porque talvez não obtenha uma resposta, mas tente identificar isso de alguma forma. Sim, não é fácil. Ao jogar o orçamento vc está prometendo um valor.
Lembre-se também que software não se vende. Se aluga. Vc vende licenças. Deixe bem claro para o cara isso.
Se vc quer apenas realizar o trabalho de criação do software ( ou seja, no final o software não e´seu) é mais caro porque vc não irá poder vender para outros. Inclua isso no preço. Ou seja, faça um preço se o software for exclusivo e outro (mais barato) se vc poder ficar com ele e vender para outros. Se vc pode vender para outros o seu custo será coberto pela venda multipla e não por uma venda única. Ou seja, vc precisa saber se o software que está criando um produto seu, ou um projeto on-demand. A diferença entre ser pago pelo produto ou ser pago pelo projeto é grande por existe uma diferença entre produto e projeto. Projetos vc pode ter vários. Ou seja, o cara pode contratar vc de novo para fazer mais alguma coisa no sistema (isto não é manutenção). Veja se vc consegue ter noção se isso irá acontecer ou não.
Para mim seria algo assim
supondo que o software é seu
Criação = X
Instalação = Y
Licença de Uso por 1 ano = Z
Licença de Uso por 3 anos = H ( onde H é menor que o triplo de Z)
etc…
Ai vc pode ser simpático e dizer que dá a instalação para o cara. e ai ele poupa Y.
supondo que o software não é seu
Criação = W
Instalação = Y
onde W é muito maior que X , tipo 10 vezes maior ( fator tem que ser equilibrado conforme o valor de X e a espectativa do cliente)
dê todas as opção ao cliente e deixe ele escolher. às vezes o cara que gastar pouco, mas quer que o sistema ( o codigo) seja dele. Ele tem que entender que isso tem um preço. E ao entender isso, tlv ele opte pelo esquema de licença (ou vice-versa).
Não faça contrato de manutenção. Ofereça uma garantia limitada a M meses (3 normalmente). Inclua o valor da garantia no orçamento de duas formas. Uma parte inclusa no preço de criação ( seria a garantia padrão) e inclua a opção de comprar extenções da garantia. Caso contrário o cara sempre irá chamar vc à toa e isso tem um custo muito grande que não coberto por uma mensalidade de 100 reais. (se vc tem pouca experiencia é provavel que existão muitos erros que vc tem que corrigir) Perfira que o cara chame vc para upgrades e novos projetos, mesmo que sejam expanção do mesmo projeto.
As extensões da garantia fazem o mesmo objetivo que o contrato de manutenção, mas expiram. Isso dá oprotunidade ao cliente de se desligar, mas tb dá oportunidade a vc de aumentar o preço da extenção na próxima vez.
Não existe uma resposta certa, porque no final das contas estamos lidando com uma coisa que é negociável. então, a ideia é vc saber seu custo dividir bem a coisas para dar visibilidade ao cara do ele está comprando e deixar ele retirar o que não quer e discutir o que não precisa/ ou precisa mais. É bom vc não entregar o orçamento seco. É bom ir acompanhado de alguma comunicação de como funcionaria. Ou até vc apresentar as opções pessoalmente.
Os clientes não têm um bom senso de quanto um software deve lhes custar, mas ele têm um bom senso de quanto querem gastar.
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Pow brigadão cara, acho que ja sei mais ou menos o que devo faser… como sou iniciante acho que é comum essas duvidas msm,
Obrigado;