Relação entre JSF, JSP, Servlet e JavaFx

Olá pessoal,
estou começando agora a estudar a parte visual votada pra Web, e estou em dúvida nessa relação que citei acima: JSF, JSP, Servlet e JavaFx . A minha dúvida é o que estudo, ou seja, se usa-se e é necessário usar JSF, e também JSP e Servlet usando javafx. Eu tenho conhecimento superficial de JSP e Servlet, e nenhum de JSF. A minha dúvida é se compensa aprofundar em JSP e Servlet, até tirar SCWCD, e também estudar a fundo JSF e depois javafx, ou não, estuda-se JSF e javafx, ou só javafx… emfim, qual desses estudar?

Grato.

Boa noite!

Sobre JavaFX não me arrisco a comentar.

Mas como você já conhece um pouco de Servlets e JSP, acredito que compensa você se aprofundar em JSF.

Estou respondendo com base na movimentação que tenho visto aqui no fórum sobre tecnologias.

Pelo número de perguntas postadas em JSF, acredito que esteja mais em foco no momento.

A menos que você tenha que fazer um site em JSF daqui a um mês, sugiro aprofundar em Servlet e JSP. O JSF roda por cima da infraestrutura de Servlets, então é bom ter uma boa base.

O JavaFX é uma incógnita. Pra quem tá começando, como você, sugiro adiar e dar prioridade a outras coisas, como JPA e EJB. Claro, a menos que você queira desenvolver aplicações multimídia agora! Aí sugiro aprender Flash, pela maior maturidade e base instalada.

Lhe recomendo dar uma olhada em Adobe Flex.

[]s