Relação entre -Xms e -Xmx + Windows

Aloha vulca (alguém não conhece essa expressão ??), como estão os(s) senhores(as) ??

Pois bem, andei dando uma olhada nessa relação entre os parâmetros -Xms e -Xmx da HotSpot e me surgiram alguma dúvidas básicas.

Andei lendo esse material http://blog.corujadeti.com.br/wp-content/uploads/2010/12/java-5-mem-2.pdf que considero um dos melhores em português sobre o assunto.

Na página 19 ele fala sobre o -Xmx e -Xms o Máximo e o mínimo do tamanho que o Heap ocupará de memória. O que está acontecendo de estranho é que minha configuração está da seguinte forma:

-Xms512M -Xmx3584M -XX:MaxPermSize=512M

O que eu entendo daqui é que inicialmente a JVM irá alocar 512M de memória e variar até 3,5G de + 512M de MaxPermSize. Estou correto ??

Se a pergunta acima for sim, se eu usar dessa forma:-Xms3584M -Xmx3584M -XX:MaxPermSize=512M não deveria ocupar exatamente 3,5G + 512M ???

Estou executando os 2 cenários em uma VM Windows de 64-bits com 5Gb de RAM.

Quando starto o JBoss com os parâmetros do cenário 1, a JVM fica oscilando normal o uso de memória ram (acompanhado pelo Task Manager) entre 2,5 - 3 Gb.

Quando starto com os parâmetros do cenário 2, a mesma fica próximo dos 5 Gb completos da máquina e praticamente senta o servidor.

Repito: Pelo que entendi, no cenário 2, a memória gasta pelo processo do JBoss não deveria ultrapassar muito mais que os 4Gb de Ram de consumo.

Alguém sabe me explicar onde estou bestando nessa situação ?? O que estou deixando passar despercebido ??? Seria um problema exclusivo do Windows ??

Abs [] e grato desde já.