Relacionamento de tabelas

Galera é o seguinte:
Tenho 3 tabelas
1º - Pessoal
-> possue os dados de Id de cada pessoa cadastrada, id da identificacao (3ª tabela - dados pessoais)

2º - Funcao
-> possue o id da pessoa da 1ª tabela e a sua funcao;

3º - Identificacao
-> possue o id da pessoa e os seus dados como nome, idade,email,etc…

Gostaria de fazer uma busca para listar todas as pessoas que possuem uma determinada funcão e que tenham “maria” no nome ao mesmo tempo;

Fiz uma funcao que me retorna em ArrayList os id’s de todas as pessoas de uma determinanda funcao, mas não sei como pegar essa ArrayList e pesquisar na tabela de identificacao (3º) e ela me retornar somente as que tem “maria” no nome…

Uso banco Mysql; Paginas em JSP; Tomcat;

Você tem que montar uma query do tipo:

Select p.id, f.descricao_funcao,i.nome,i.idade from pessoal p,funcao f,identificacao i where p.id=f.id and p.id=i.id and f.descricao_funcao='funcao a ser procurada' and i.nome like '%maria%'

A ‘função a ser procurada’ e o nome ‘maria’ serão passados como parâmetros no seu método.

[quote=Roger75]Você tem que montar uma query do tipo:

Select p.id, f.descricao_funcao,i.nome,i.idade from pessoal p,funcao f,identificacao i where p.id=f.id and p.id=i.id and f.descricao_funcao='funcao a ser procurada' and i.nome like '%maria%'

A ‘função a ser procurada’ e o nome ‘maria’ serão passados como parâmetros no seu método.[/quote]

Valeu cara… ficou otimo…

:stuck_out_tongue: