Bem, gostaria de relatar a minha experiência realizando a certificação SCJA - Sun Certified Java Associate.
Três anos após adquirir a certificação SCJP, surgiu uma necessidade(que não vem ao caso aqui) de eu realizar esta prova.
Como muito do que necessitava de conhecimento já conhecia até como pré-requisito para realizar a prova de programador três anos atrás, apenas fiz uma revisão lendo o seguinte livro: SCJA - Sun Certified Java Associate Study Guide Exam CX-310-019 - McGraw Hill.
Fora a revisão, me atentei um pouco mais em alguns aspectos: revisada em UML, revisão de tecnologias envolvidas (JME, JSE, JEE, RMI, WebService, XML, JMS, JNDI, EJB, etc…).
Sobre a prova:
Sou de Porto Alegre. A primeira prova, de programador, eu havia escutado que a Sisnema tinha o problema de a sala de realização da prova não ter ar-condicionado, portanto, realizei a prova na Alfamídia.
Na Alfamídia eu fiz a prova numa salinha pequena, fechada, sem janelas, com o computador que eu realizei a prova, com um excelente ar-condicionado e um servidor ao lado. Pensei comigo: Me colocaram na sala dos servidores! hehehehehe
Pelo menos a temperatura esta muito agradável numa época de calor intenso em Porto Alegre.
Desta vez, para a SCJA, por ser inverno, optei por realizar a prova na Sistema. A vantagem é que trabalho no centro e a Sisnema se localiza perto de onde trabalho, e queria realizar a prova ao meio-dia. A prova SCJA leva 1 hora e 45 minutos.
Sai do trabalho às 11:30, peguei um taxi e cheguei na Sisnema as 11:40. Cheguei no sexto andar do prédio cujo endereço eu tinha e me falaram que era no 8o andar a realização de provas.
Chegando no 8o andar quase entrei numa sala que acredito que era a sala de uma outra empresa (tinha um adesivo da Ilegra). A sala 802 não tinha identificação nenhuma da Sisnema. Toquei o interfone e abriram a porta. Apresentei um documento e logo me colocaram na sala da prova.
A sala é espaçosa com uma linda vista para o rio/lago guaíba. Ao invés de papel para rascunho, foi me dado uma caneta, destas de escrever em quadro branco, e uma plástico cuja superficie eu poderia apagar com um apagador.
Sobre o tão falado ar-condicionado eu acabei esquecendo de ver o fator climatização pq era inverno. Mas como a parede para a rua na verdade é uma vidraça que permite uma privilegiada vista para a rua, é provavel que o sol do verão possa realmente causar algum desconforto com a temperatura.
Sobre a prova: a moça que me atendeu me colocou na frente do computador, pediu para eu confirmar o exame e iniciou a prova.
No inicio apareceu um contrato típico daqueles que é necessário pressionar “Accept” ao final.
Tive alguns segundos iniciais impacientes para se familiarizar com software da prometric. Basicamente existe um botão, no rodapé, de avançar, voltar, e em questões que aparece algum diagrama aparece um botão que exibe este diagrama. No topo aparece um checkbox “Mark” que serve para marcar questões para revisão ao final da prova. Todas as questões são de múltiplas alternativas, em algumas devendo ser selecionada apenas uma opção, em outras exigindo que seja selecionado ‘N’ alternativas (o software avisa e valida se você, no máximo, selecionou o número exigido de alternativas corretas).
Sobre as questões:
-
Interface: no inicio tive impressão que cairam muitas questões sobre interface. Herança multipla de interface (sim, uma interface pode herdar muitas outras interfaces), realização de interfaces;
-
Herança, implentação e análise de alguns algoritmos;
-
JEE, algumas questões sobre webservice (o que é UDDI, WSDL …), XML;
-
UML.
Bem, quem estudar o livro que indiquei está bem preparado.
As questões que mais me chamaram atenção:
1- Uma questão que chega a ser abordada no livro questionava o funcionamento da seguinte linha de comando: java -version Programa.java. No livro aborda que algumas questões misturam os parâmetros do compilador/interpretador com o programa e realmente exige que você diga como ele se comporta;
2- Erros de tradução: a prova SCJP que eu havia feito em 2007 era melhor traduzida. Esta prova SCJA realmente o aspecto tradução deixou a desejar. Em alguns aspectos parecia piada. Cito eles:
2a. - Uma questão perguntava que comando, inserido na linha indicada, escreveria na tela “True”. Alternativas:
String str = “Bem vindo!”;
—>>> AQUI!
( A ) System.out.println(str.trim());
( B ) System.out.println(str.indexof(1));
( C ) System.out.println(str.startsWith(“W”));
Eu olhei esta questão e pensei: Nenhuma está correta! Mas esta alternativa não existia.
Dai eu pensei: Nossa, não acredito! Acho que o tradutor traduziu a string “Welcome” para “Bem-vindo” e esqueceu de traduzir a resposta!!! Piada!!!
2b. - Era apresentado um diagrama de classes (UML) onde várias interfaces herdavam outra interface (seta preenchida com triangulo ao final) mas apenas uma classe realizava a interface (seta hachurada com triangulo ao final). Esta classe, no diagrama, se chamava “Avião”. Nas alternativas não tinha a opção “Avião” mas “Aeroplano”.
2c. - Uma questão pedia: “Marque as duas alternativas corretas.” Entre as opções algo do tipo:
(a) “Faz parte do JSE”
(b) “Pode ser utilizado com swing”
Caraca! Mas sobre o que esta questão está perguntando? Chutei duas que eu julguei que estavam relacionadas.
Quando terminei a prova restavam ainda uns 50 minutos. A duração da prova é 1:45 no máximo.
Ao final o resultado da prova é impressa na sala da secretária. Não é possível conferir os acertos por questões mas somente percentual de acerto por tópico.
Bem, era isto. Gostaria de ter documentado esta minha experiência e acho que consegui fazer isto. Comentários são bem vindos!