Relato de Experiência - Qual Melhor "local" para se trabalhar?

21 respostas
leofernandesmo

Gostaria de ouvir relatos reais das experiências profissionais de vocês sobre qual o melhor “local”(modelo) para se trabalhar?

Eu tenho 4 anos de experiência e já trabalhei em 3 empresas sob os seguintes “regimes”.
1º Empresa - Tanto na “fábrica de software” da empresa quanto alocado no cliente para um determinado projeto.
Resultado: Sempre nos projetos em que eu ficava na “Fábrica de Software” eu fazia hora extra e notoriamente o cliente ficou pouco satisfeito.

2º Empresa - Fui contratado para trabalhar como terceirizado numa grande empresa e meses depois me chamaram para fazer hora extra na “fábrica de
software” da empresa para corrigir uns bugs de um projeto, aceitei fazer isso pq estava precisando de mais grana.

3º Empresa - Uma grande empresa do setor sucroalcooleiro pela primeira vez uma empresa onde informática não é fim e sim meio.
Resultado: Tenho mais liberdade para conversar com os caras do negócio, o feedback é muito mais rápido e o cliente (usuário do
sistema) está quase sempre satisfeito.

Ou seja: Até agora não tive nenhuma boa experiência com o chamado modelo de “Fábrica de Software” e o pouco contato prático(não teórico) que tive com práticas ágeis de desenvolvimento já foram mais que suficientes para me mostrar que essa é a melhor abordagem na maioria dos casos.

E vocês???..

21 Respostas

louds

Setor de serviços é sempre a mesma coisa. Programador de fábrica trabalha sobre o mesmo stresse que balconista de shopping no meio de dezembro.

aleck

Na praia de frente para o mar!

Normalmente empresas pequenas ou reduzidas são um bom lugar para trabalhar. Empresas médias/grandes onde vc tem uma boa abertura nos altos escalões também são uma boa experiência.

Fábricas são uma fonte constante de estresse, com certeza.

Luca

Olá

Eu gostaria muito de trabalhar em um projeto inovador para uma empresa que adotasse XP, Scrum, Lean e cujo projeto não tivesse sido feito por estagiários (já passei por este último)

[]s
Luca (muito impressionado com Lean e Scrum ultimamente)

aleck

Luca, dae você exclui 80% das grandes empresas no pais!

Adolfo_Rodrigues

++

Luca

Olá

Tenho a certeza de que em no máximo 2 anos 80% das grandes empresas já terão adotado Scrum e Lean. Vá se preparando. E em todas elas sempre há projetos bem desafiadores.

[]s
Luca

tchandy

+++

L

Luca:
Olá

Tenho a certeza de que em no máximo 2 anos 80% das grandes empresas já terão adotado Scrum e Lean. Vá se preparando. E em todas elas sempre há projetos bem desafiadores.

[]s
Luca

Bom, não faço a mínima idéia do que é Lean. Um dia com mais tempo vou procurar saber…

Quanto a SCRUM, até acrédito que as empresão vão adotar em massa, mas se você só isso tava bom. O problema é que nossos ilustres chefes possuem uma visão muito conservadora, então eles querem adotar o SCRUM, mas com o velho jeitinho brasileiro. E é aí que começa o problema. O conceito de SCRUM é deturpado, implantado errado, fracassa…dai jogam pedras no SCRUM. Mas se tivessem implantado certo…

Um exemplo:
Equipes funcionais…o SCRUM não é a favor de equipes funcionais. Mas as pessaos tem medo de quebrar esse conceito de equipes funcionais, então implantam SCRUM com equipes funcionais. Até poderia dar certo, mas o que ocorre nestes casos é que SÓ a equipe de desenvolvimento fica comprometida com o projeto e com os splits. Daí temos a sempre competentissima equipe de banco de dados que atrasa a entrega do banco porque na fila deles tinha algo mais importante pra fazer, algum outro projeto, um tunning, sei lá. Daí o que acontece? SCRUM pro buraco pq a equipe de desenvolvimento não tem condição de cumprir o primeiro split pq o banco não está pronto. O SCRUM tinha alguma culpa nisso? Não…pq um dos principais argumentos do Kent Beck é “a equipe deve trabalhar junta e estarem todos integrantes centrados no mesmo objetivo”. Se o cara de banco você um integrante da “equipe Ninja” centrada em um projeto, ele iria estar centrado só naquilo…

Eu sinceramente perdi a esperança na humanidade…como já disse o Rubinelli em outra thread, onde ele falou que na empresa dele querem implementar o “waterfall agile”

Luca

Olá

Neste caso a equipe do banco é um fornecedor de recursos externo. Se atrasou este recurso que normalmente é fundamental para entregar algo funcionando ao cliente, não resta outra alternativa senão concentrar esforços no que pode ser feito sem este recurso. Isto pode ser administrado por algum tempo mas deve ser discutido nas reuniões de revisão.

O Lean é uma filosofia de liderança que deve envolver todos no esforço de entregar ao cliente algo usável com menos desperdício (de esforço). Por ser uma prática já empregada nos setores de manufatura de algumas grandes empresas, acredito que logo o conceito vai se espalhar.

[]s
Luca

Andre_Fonseca

Olá,

Apesar de não conhecer a fundo - e também nunca ter trabalhado diretamente - eu acho bem interessantes as metodologias ágeis como XP ou SCRUM e gostaria de trabalhar com elas um dia

Bom, com relação ao ambiente de trabalho eu estou no mercado a 7 anos e já trabalhei em 7 empresas ufa… algumas no interior (depois de formado), algumas como PJ e atualmente estou como CLT…

A minha grande insatisfação no trabalho sempre se deu por:
[list]desorganização do processo de desenvolvimento de software[/list]
[list]falta de clareza de plano de carreira (ou seja, você sabe onde etsá, onde pode chegar, e o que precisa para estar lá)[/list]
[list]falta de clareza na comunicação (eu com o cliente, o seu chefe com você, o seu gerente com o cliente, etc)[/list]
[list]stress, prazos apertados, entregas mal feitas, mais um pouco de stress…[/list]

Não sei se por conta de tudo o que eu passei mas ultimamente eu tenho percebido que você faz o seu ambiente de trabalho, e muitas vezes trocar de trabalho é igual trocar de carro velho, você só muda os problemas hehe

Além disso acho que para você chegar a uma posição de destaque em uma empresa só se ficar um bom tempo lá, aprender bastante do negócio deles e se mostrar indispensável, caso contrário estará sempre correndo atras da tecnologia e de empresa em empresa…
(não que isso seja ruim, cada pessoa tem um perfil)

Bom, essa é a minha opinião

cv1

Vao, mas a mudanca organizacional e cultural que tem que acontecer nessas empresas pra que agile/lean/scrum sejam adotados de forma produtiva diminui drasticamente as chances de vc ver algum projeto decente acontecendo nos proximos dois anos, especialmente se estivermos falando das [A-Z]{3}.

Andre_Fonseca

leofernandesmo,

depois de ler melhor o tópico ficou uma dúvida, você quis dizer “o melhor lugar para trabalhar” ou apenas “a melhor metodologia” a ser empregada em um ambiente de trabalho?? :roll:

Luca

Olá

Escrevi pensando nas grandes empresas em geral e não nas especializadas em fornecimento de software, porque mesmo antes de ler o artigo que citado hoje, já achava que já começou em algumas empresas um movimento contrário ao de terceirização nos moldes atuais.

Mas posso estar errado porque minhs previsões neste tópico tem muito do que eu desejo.

[]s
Luca

aleck

1 - O problema não é a falta de organização e sim o falsa organização.
2 - Essa depois das experiências que tive cheguei a conclusão que os profissionais não são informados pelo simples motivo de não existir um plano de carreira, o que acontece é: pintou uma vaga em um cargo acima, você tem o perfil? Upgrade!, Você não tem o perfil, ninguém mais tem e você sabe fazer social? Upgrade!
3 - Essa parte tenho que discordar, a clareza entre você, seu cliente e sua equipe é definida pelas suas atitudes durante os projetos.
4 - Vide resposta 1.

Isso depende das empresas que você trabalha, se forem de 3 letrinhas ou empresas pequenas que querem parecer grandes, certamente não haverá mudanças.

Acho que a palavra não é indispensável e sim valor, pois quando você agrega valor na empresa, seja ajudando a melhorar os processos, comunicação com o cliente ou até mesmo implantando uma cultura de qualidade, certamente você será uma peça de valor.

Claro que existem as exceções, mas neste caso não resta alternativa a não ser mudar de barco.

jack_ganzha

Adoção de verdade ainda vai demorar. Tenta explicar pair programming para algum executivo de empresas [A-Z]{3}. Mas o rótulo, não demora para usarem.

valeuz…

s4nchez

O que tenho visto é que já tem muita gente dizendo que usa Scrum/XP/TDD sem sequer saber direito do que está falando. As empresas estão usando estes termos para atrair desenvolvedores, já que a maioria dos candidatos tá interessada em trabalhar com esta abordagem. E os desenvolvedores estão entupindo seus currículos de termos Ágeis só para tentar impressionar na hora da contratação.

Dos últimos 10 candidatos que eu vi o currículo aqui, 10 tinham “vasta experiência” em TDD e já trabalharam com Scrum. Na entrevista a maioria não sabia responder qualquer questão um pouco mais complicada sobre nenhum dos 2 temas.

marcosbrandao

Não tenho muito tempo de desenvolvimento - pouco menos de 3 anos - Mas já passei por 2 empresas e 3 modelos diferentes.

1ª empresa - Uma empresa publica, onde informática era o meio. Não tenho queixas. A comunicação é muito mais fácil e o stress é bem menor.

2ª fabrica de software - Por muito tempo a empresa adotou este esquema, mas um dia acordou e viu que não dava certo, e reestruturou toda a empresa com uma nova metodologia.

3º - O novo modelo adotado pela empresa melhorou muito. Apesar de herdar um pouco das caracteristicas de fabricas de software. O metodologia de desenvolvimento ainda está um pouco travada, com praticas que já estão provadas que não funcionam direito. Mas ainda bem que a empresa está percebendo esta falha e logo começaremos a adotar SCRUM. Em poucas semanas estaremos recebendo um treinamento de SCRUM e talvez XP.
Tomara que vingue, e que começamos a utiliza-la.

rdantas

Bom, não posso reclamar das empresas que trabalhei(o), sempre dei sorte nisso.

1o. Empresa: Pequena “Software House” de soluções de automação(Cobol Visual), lá tinhamos total liberdade para nos expressar e dar nosso palpite nos projetos, além disso o patrão é um cara ‘gente finíssima’.

2o. Empresa atual: Trabalho em uma universidade, aqui a informática é o meio. A equipe é mto boa, todos mto amistosos e competentes. Bom, todos os outros setores sempre recorrem aqui quando o “mouse falha, ou quando o Num Lock apaga”(rsrsrs…força de expressão), mas são todos satisfeitos com os sistemas que desenvolvemos(Java, JSF, e devirados).

Numca trabalhei em "Fábricas de software", deve ser interessante, embora outros relatos demonstrem certa adversidade.

É isso aí pessoal.

Andre_Fonseca

concordo

bom, eu já trabalhei em uma empresa de 3 letrinhas, quando fui contratado tinha um plano de carreira muito bonito, todo estruturadinho, que nunca se aplica na prática… o tal do upgrade eu tô sempre procurando fazer, mas não porque espero ser promovido, sim porque eu gosto de estudar e quero fazer o meu trabalho cada vez melhor… e mesmo que você seja tecnicamente muito bom, esteja preparado para o cargo acima, se esforce, tenha um bom relacionamento, mostre valor e tudo tem empresas onde isso não basta…
o QI vale muito ainda tanto para a hora em que você é contratado - onde estou SÓ se contrata por QI - e também para quando você vai ser promovido

no Brasil, essas empresas são maioria ou minoria hoje??

Acho que a palavra não é indispensável e sim valor, pois quando você agrega valor na empresa, seja ajudando a melhorar os processos, comunicação com o cliente ou até mesmo implantando uma cultura de qualidade, certamente você ser á uma peça de valor.

concordo tb

se você acorda cedo pensando “poxa tenho que ir trabalhar naquele lugar!!” tá mais do que na hora de mudar mesmo… :frowning:

B

As consultorias pequenas acredito que são a ponta da lança para as abordagens ágeis. Empresas grandes gostam de previsões e acredito ser muito difícil para elas trabalharem com feedback, pois na maioria das vezes estão bem longe dos clientes (se protegendo deles).
A dica que posso dar é: não descarte as empresas pequenas pois podem ser uma ótima chance de se trabalhar num projeto digno e significante.

O

Eu trabalhei em empresas grandes e pequenas.
Já entrei em empresas super grandes (dessas multinacionais que estão na mídia), que estando lá não me impressionaram em relação a nada. Fiquei alguns dias e saí.
Hoje trabalho em uma empresa grande e desejo voltar para uma pequena (bem estruturada) pelos motivos que nosso amigo comentou.

Criado 6 de março de 2008
Ultima resposta 7 de mar. de 2008
Respostas 21
Participantes 15