Fiz o exame OCEJWSD sábado passado e o resultado só saiu hoje =/, devido a problemas no recebimento dos resultados pela Oracle. Mas deu tudo certo e fui aprovado com 96%.
Sobre a prova, achei um pouco mais difícil que as outras pois o conteúdo do exame é bem teórico e não muito prático, portanto não esperem por perguntas que tenham trechos de códigos ou algo similar, esperem por perguntas teóricas , cenários , o que existe ou não existe nas APIs, qual a melhor técnologia a ser utilizada e etc.
As perguntas práticas que eu me lembre eram mais sobre segurança, o resto foi tudo teórica. Outro ponto que gostaria de comentar é que quem for prestar o exame não faça apenas o simulado da Enthuware, para os outros exames que eu fiz somente ele já éra o suficiente, mas para a OCEJWSD infelizmente não é! Dei sorte pois alguns dias antes de marcar o exame, depois de ter feito o simulado e confiante comecei a ler os posts do javaranch e li relatos de pessoas que não passaram e criticavam o simulado da Enthuware, sendo assim pesquisei e vi que os mais indicados eram os do Pass Garantee e EPractizeLabs, ambos com o preço salgado. Optei pelo EPractizeLabs por ser mais barato e que por sinal foi excelente.
Foquei os estudos nos livros java web services up and running e Rest in Practice, e links na web sobre o projeto METRO https://metro.java.net/ .
Obrigado por compartilhar seu conhecimento aqui, estou com a minha prova marcada para dia 14/7. Os estudos aqui estão a todo vapor! =]
Um dúvida: Na sua prova caiu algo sobre UDDI?
Att[/quote]
Olá Wilson,
Chegou a cair algo sim nas alternativas mas não era a resposta certa!, por exemplo, havia questões onde era cobrado o conhecimento sobre aspectos de SOA e Web Services, e no meio das respostas haviam alternativas se referindo ao UDDI como ser obrigatório a publicação de WS no serviço de diretório UDDI tentando confundir, pois na verdade não tem nada de obrigatório…
Muito bom cara, parabéns, seu relato é de grande valia.
Qual a próxima?
Att[/quote]
Valeu Erick, então esta pergunta também estou me fazendo… recentemente entrei para trabalhar em uma empresa do ramo financeiro e estou trabalhando com o Integration Designer IBM BPM que é uma ferramenta para realizar as orquestrações e coreografias dos serviços nos modelos de processos de negócios BPM. Acredito que agora irei seguir a trilha de certificações da IBM.
Valeu Erick, então esta pergunta também estou me fazendo… recentemente entrei para trabalhar em uma empresa do ramo financeiro e estou trabalhando com o Integration Designer IBM BPM que é uma ferramenta para realizar as orquestrações e coreografias dos serviços nos modelos de processos de negócios BPM. Acredito que agora irei seguir a trilha de certificações da IBM.
[/quote]
muito bom , interessante essa área, boa sorte cara.
Belo relato. Iniciei meus estudos para essas certificação há pouco tempo mas já afirmo que, de todas que eu tirei, essa possui o conteúdo mais chato para estudar.
Os livros são ruins, o conteúdo é muito espalhado e para completar o simulado Enthuware não é tão bom. Uma pena.
[quote=Saitou]Belo relato. Iniciei meus estudos para essas certificação há pouco tempo mas já afirmo que, de todas que eu tirei, essa possui o conteúdo mais chato para estudar.
Os livros são ruins, o conteúdo é muito espalhado e para completar o simulado Enthuware não é tão bom. Uma pena. [/quote]
Tem razão Saitou, além dos livros o conteúdo complementar é complicado de encontrar e infelizmente para essa o simulado da Enthuware não vale muito a pena.
Saitou e Eduardo, tive a mesma impressão sobre a prova, o começo dos meus estudos realmente foi chato. Muita coisa espalhada.
Eduardo,
Tenho mais perguntas:
b[/b] Você não achou o simulado da EpractizeLabs muito simples? Eu achei péssimo este simulado, as perguntas as vezes só tem duas ou três alternativas, fica fácil até pra quem não está estudando pra prova. Fora que mais de 50% das questões não tem explicações e quando tem, nem sempre são boas.
b[/b] A primeira impressão é que no simulado da Enthuware as questões foram melhor projetas, inclusive com várias pegadinhas. Achei que o simulado Enthuware tem o mesmo nível das questões de outros simulados deles. O que você especificamente não gostou deste simulado?
b[/b] Qual foi a sua média nos simulados Enthuware?
Gostaria de aproveitar o espaço aberto aqui pelo Eduardo para postar a minha experiência com a prova que fiz hoje. Confesso que subestimei um pouco a prova, mas o resultado final foi positivo, fui aprovado com 83%.
O material que utilizei para os estudos foi o seguinte:
- SOA aplicado: Integrando com web services e além - Alexandre Saudate - Capítulos 1 à 7