Relato SCBCD 5 - 23 de Julho de 2009 - 91%

Boa tarde companheiros do fórum!

Venho dar meu relato sobre o exame SCBCD 5 (Sun Certified Business Component Developer for JEE 5).

Fiz o exame hoje, quinta-feira, 23 de julho de 2009 e passei com um score de 91%

• A prova é bem interessante; mescla conhecimentos teóricos com conhecimentos práticos, cobra todos os temas relacionados com EJBs (transações, entity managers, todos os tipos de beans, relação com sistemas legados, estrutura do conteiner EJB, e bastante conhecimento sobre JEE em geral)…

• Sugiro uma boa leitura do livro Enterprise Java Beans 3.0 da O’Reilly (apesar de ser bem avançado e às vezes chato para iniciantes, ou quem ainda não tem informações “de base” sobre os assuntos tratados).

• Este foi o material que utilizei para revisar os temas.

Obs: A prova tem assuntos que não são tratados neste livro, especificamente, ou seja: não existe um livro próprio para este exame; mas, ler o livro é algo obrigatório.

Já ouví ótimas críticas sobre o livro EJB 3 In Action - parece ser uma leitura bem mais leve que o outro.

Então, é isso;

Grande abraço,

Parabens cara e muito sucesso.
Quanto ao livro EJB 3.0 in Action eu li e realmente é muito bom.
Abraços.

Parabéns, excelente score, muita paz e sucesso! :slight_smile:

Parabéns Rodrigo.

Ótimo score :shock:

Comenta um pouco sobre seu preparo, tipo o tempo de estudo, experiência no assunto, tópicos criticos, etc…

Fez algum simulado, qual?

Vlw, ja pode atualizar o blog rsrsrs

Sucesso nas proximas. :lol:

Então ‘WFRA’, agora pode atualizar né cara… :slight_smile:

Eu estudei durante umas 2 semanas a noite… mas já trabalho com EJB há algum tempo e já tirei outras certificações recentemente, das quais já havia estudado o assunto.

Um assunto que é muito cobrado neste exame é o de transações, é necessário saber bastante sobre ele; outra coisa interessante é sobre o conteiner EJB, seus métodos de ciclo de vida, EJB-QL, teoria sobre integração com EJB2.1, segurança, etc… enfim: é uma prova mais pro lado da SCEA, muitos estudos de caso pra você selecionar a melhor opção. É um exame desafiador.

Grande abraço,
Até logo,

Parabéns veio.

Parabéns Rodrigo.

Vc poderia me indicar algum simuado?

Att,

Boa noite Paulo!

Eu usei como referência o JWebPlus e o Whizlabs Trial... O JWebPlus é bem interessante; vale a pena dar uma estudada... no mais, acho que não existem muitos simulados disponíveis para este exame.

Abraço,

Gostaria de saber se precisa decorar todos XML?

Parabéns pela conquista
E valeu pelo seu relato !!!

Ricardo

Parabéns pela certificação!

Eu já vi em alguns sites o livro Head First EJB. Ele também é bom para estudo para esta prova? Os outros dois mencionados acima eu já conhecia, mas gostaria de saber se o head first também é válido para estudos para a certificação.

Abraços.

Oi pessoal… respondendo:

1) Não é necessário decorar os XMLs... apenas aprender como as coisas são "plugadas" entre sí.

2) Acho que ainda não existe um livro específico para este exame. O HeadFirst que existe é para a versão 2.1, que já não existe mais...

3) Use o Enterprise Java Beans 3.0 da O'Reilly (e/ou o EJB 3 In Action) e leia a especificação EJB 3.

4) O JWebPlus Trial pode ser baixado no site da empresa: http://www.enthuware.com/web/index.php/Products/mockexamproducttemplate.html?Itemid=90

Sorte e sucesso a todos!
Abraço,

[quote=felipepedrini]Parabéns pela certificação!

Eu já vi em alguns sites o livro Head First EJB. Ele também é bom para estudo para esta prova? Os outros dois mencionados acima eu já conhecia, mas gostaria de saber se o head first também é válido para estudos para a certificação.

Abraços.[/quote]
Se não me engano, o Head First EJB é par EJB 2.0. :frowning: