Boa noite pessoal do Fórum!
Hoje recebí o resultado da análise do meu projeto no exame SCEA 5 (fases 2 e 3) e fui aprovado.
Como prometido no meu relato sobre a primera fase, segue o relato sobre as fases posteriores.
Fiz a primeira fase em abril, baixei o projeto no final de maio, porém, acabei me enrolando com o trabalho e só agora terminei a segunda fase e fiz a terceira.
SOBRE A 1a FASE
O relato sobre a minha primeira fase, pode ser lido aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/122627.java)
SOBRE A 2a FASE
Quanto a solicitação do voucher:
Ao passar na primeira fase, você deverá comprar um voucher no site da Sun para o exame de “Submissão (310-301-A)”; depois, até 15 dias úteis pra receber o boleto e o que muda é aqui: Você não receberá um voucher (numeração), você receberá um e-mail da Sun (dos EUA) liberando pra você o projeto e te enviando as informações para acessar um CertManager especial, onde será possível visualizar todos os scores das certificações Sun que você já fez e também submeter o projeto, no momento certo.
Quanto ao Assignment:
Você receberá (terá que fazer o download de) uma especificação (toda em inglês) no formato PDF. Ela conterá um problema que parecerá insolucionável em primeira vista; porém, com o tempo, muito estudo e dedicação, você começa a perceber que pode solucionar aquilo. Nesta fase, realmente será necessário conhecimentos em arquitetura Java EE, UML, OO e inglês, muito inglês, por que toda a comunicação será feita nesta língua.
Obs.: O projeto deve ser arquitetado para Java EE (pode ser uma versão mais antiga que a 5, por exemplo) e você não tem obrigatoriedade de usar nada, a não ser fazer os diagramas e comunicar toda a decisão, para que o examinador entenda como você solucionou o problema de forma susinta.
O projeto descreve um problema, a utilidade do que será desenvolvido, alguns componentes externos e alguns casos de uso. Ele também fornece um diagrama de Casos de Uso e um Diagrama do Modelo do Domínio (uma base do diagrama de classes do qual você obrigatóriamente terá que usar e complementar). Ele deixa muitas lacunas (assumptions), das quais você terá que imaginar, solucionar, documentar e informar a razão.
O que a solução deve conter ?
A solução deverá conter obrigatóriamente alguns diagramas e documentos de textos. O projeto deverá informar, com um mix de textos e imagens a solução.
Os diagramas obrigatórios são:
Classes, Deployment, Componentes e Sequencia (um para cada caso de uso proposto).
Eles deverão ser desenvolvidos em UML (não é especificado uma versão, eu usei o 2); para desenvolvê-los, eu utilizei o Jude Community (estinto).
Os textos obrigatórios são:
-
Um documento de suposições (Assumptions): tudo o que você fizer ou supor no projeto, escreva neste documento. É aqui que o examinador terá uma idéia geral do
que contempla a sua solução. -
Um documento com 3 riscos técnicos que você encontrou e quais as técnicas de mitigação você aplicou na sua solução (ou poderiam ser utilizadas, se fosse o caso).
Os textos eu fiz em HTML puro mesmo.
Para enviar o projeto:
Quando o download do projeto é liberado pra você, você receberá instruções de que, quando terminar de desenvolver a solução, deverá enviar um e-mail solicitando a permissão para enviá-lo; é exatamente assim que acontece. Enviei um e-mail (com o Prometric ID, Nome etc) e dentro de 4 dias recebí uma resposta dizendo que o Upload estava liberado. Todo o processo de envio do projeto é feito através do “CertManager especial”, nada é feito por e-mail ou por outros meios. Deverá ser enviado somente UM artefato no formato “.jar”, contendo em seu nome, o seu prometric testing id (As informações sobre como empacotar esta entrega estão do Assignment do projeto). O conteúdo deste “.jar” deverá ser um arquivo “index.html” que referênciará os outros documentos (imagens dos diagramas, textos etc). As imagens dos diagramas eu exportei com o formato .GIF (por que ficam menores). Há um alerta da Prometric de que o arquivo não deve ultrapassar 1MB, então, no meu caso, foi necessário otimizar as imagens.
Depois que você envia o arquivo “.jar”, você já poderá marcar a terceira fase.
SOBRE A 3a FASE
Para fazer a terceira fase, é necessário comprar um voucher “(CX-310-062)” e seguir todo o cronograma padrão da Sun (aquela velocidade)… depois de uns tempos, ele chegará em seu e-mail (é um voucher comum, com numeração, diferentemente da segunda fase).
Você deverá entrar no site da Prometric e marcar a prova (como qualquer outro exame da Sun).
Atenção: A recomendação é que somente marque a terceira fase DEPOIS de ter submetido o projeto.
Sobre o exame:
Fiz o exame na terça-feira, 26 de janeiro de 2010, em Ribeirão Preto.
Este exame realmente é diferente; as perguntas são bem formuladas (muito diferente de alguns boatos que ouví que seriam genéricas), é necessário digitar as respostas, de forma livre e aberta (e sem limites de caracteres)… tudo em inglês… ela contém 8 questões dissertativas e você tem 2 horas pra fazer o exame… terminei faltando 8 minutos…
Depois de fazer esta terceira fase, me deu uma sensação enorme de total insegurança, pois as questões realmente são abertas e é difícil prever se o examinador que vai ver o seu projeto irá usar a mesma linha de raciocínio que você. Então… é uma etapa difícil de se comentar… creio que cada caso seja um caso.
Após fazer o exame, você recebe um relatório dizendo que dentro de 6 semanas, no máximo, o seu “CertManager especial” será atualizado com o resultado.
Hoje, sexta-feira, 05/02/2010, 10 dias após a realização da terceira fase, recebí o resultado, com um agradável “P”.
Resumo:
Na minha visão, este exame é complexo e exige um nível de maturidade do candidato. Ele é burocrático e é avaliado realmente por um examinador. Então, creio que seja necessário para realizá-lo, algum tempo de experiência com arquiteturas (e comunicação de soluções), UML e principalmente fluência em inglês para escrita. Não acho que existam livros que podem esclarescer como este projeto deva ser feito (por que cada caso é um caso, e, cada solução é uma solução), porém, a Revista Mundo Java Edição 35 (de março/abril de 2009), tem um exemplo fictício (mais simples do que o exame real), mas que dá pra dar uma luz sobre como tudo deve ser pelo menos, começado.
Então… acho que já escreví muito. Espero ter colaborado com o fórum.
Um grande abraço,