Relato SCEA 5 - Fases 2 e 3

Boa noite pessoal do Fórum!

Hoje recebí o resultado da análise do meu projeto no exame SCEA 5 (fases 2 e 3) e fui aprovado.

Como prometido no meu relato sobre a primera fase, segue o relato sobre as fases posteriores.

Fiz a primeira fase em abril, baixei o projeto no final de maio, porém, acabei me enrolando com o trabalho e só agora terminei a segunda fase e fiz a terceira.

SOBRE A 1a FASE

O relato sobre a minha primeira fase, pode ser lido aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/122627.java)

SOBRE A 2a FASE

Quanto a solicitação do voucher:

Ao passar na primeira fase, você deverá comprar um voucher no site da Sun para o exame de “Submissão (310-301-A)”; depois, até 15 dias úteis pra receber o boleto e o que muda é aqui: Você não receberá um voucher (numeração), você receberá um e-mail da Sun (dos EUA) liberando pra você o projeto e te enviando as informações para acessar um CertManager especial, onde será possível visualizar todos os scores das certificações Sun que você já fez e também submeter o projeto, no momento certo.

Quanto ao Assignment:

Você receberá (terá que fazer o download de) uma especificação (toda em inglês) no formato PDF. Ela conterá um problema que parecerá insolucionável em primeira vista; porém, com o tempo, muito estudo e dedicação, você começa a perceber que pode solucionar aquilo. Nesta fase, realmente será necessário conhecimentos em arquitetura Java EE, UML, OO e inglês, muito inglês, por que toda a comunicação será feita nesta língua.
Obs.: O projeto deve ser arquitetado para Java EE (pode ser uma versão mais antiga que a 5, por exemplo) e você não tem obrigatoriedade de usar nada, a não ser fazer os diagramas e comunicar toda a decisão, para que o examinador entenda como você solucionou o problema de forma susinta.

O projeto descreve um problema, a utilidade do que será desenvolvido, alguns componentes externos e alguns casos de uso. Ele também fornece um diagrama de Casos de Uso e um Diagrama do Modelo do Domínio (uma base do diagrama de classes do qual você obrigatóriamente terá que usar e complementar). Ele deixa muitas lacunas (assumptions), das quais você terá que imaginar, solucionar, documentar e informar a razão.

O que a solução deve conter ?

A solução deverá conter obrigatóriamente alguns diagramas e documentos de textos. O projeto deverá informar, com um mix de textos e imagens a solução.

Os diagramas obrigatórios são:

Classes, Deployment, Componentes e Sequencia (um para cada caso de uso proposto).

Eles deverão ser desenvolvidos em UML (não é especificado uma versão, eu usei o 2); para desenvolvê-los, eu utilizei o Jude Community (estinto).

Os textos obrigatórios são:

• Um documento de suposições (Assumptions): tudo o que você fizer ou supor no projeto, escreva neste documento. É aqui que o examinador terá uma idéia geral do
    que contempla a sua solução.

• Um documento com 3 riscos técnicos que você encontrou e quais as técnicas de mitigação você aplicou na sua solução (ou poderiam ser utilizadas, se fosse o caso).

Os textos eu fiz em HTML puro mesmo.

Para enviar o projeto:

Quando o download do projeto é liberado pra você, você receberá instruções de que, quando terminar de desenvolver a solução, deverá enviar um e-mail solicitando a permissão para enviá-lo; é exatamente assim que acontece. Enviei um e-mail (com o Prometric ID, Nome etc) e dentro de 4 dias recebí uma resposta dizendo que o Upload estava liberado. Todo o processo de envio do projeto é feito através do “CertManager especial”, nada é feito por e-mail ou por outros meios. Deverá ser enviado somente UM artefato no formato “.jar”, contendo em seu nome, o seu prometric testing id (As informações sobre como empacotar esta entrega estão do Assignment do projeto). O conteúdo deste “.jar” deverá ser um arquivo “index.html” que referênciará os outros documentos (imagens dos diagramas, textos etc). As imagens dos diagramas eu exportei com o formato .GIF (por que ficam menores). Há um alerta da Prometric de que o arquivo não deve ultrapassar 1MB, então, no meu caso, foi necessário otimizar as imagens.

Depois que você envia o arquivo “.jar”, você já poderá marcar a terceira fase.

SOBRE A 3a FASE

Para fazer a terceira fase, é necessário comprar um voucher “(CX-310-062)” e seguir todo o cronograma padrão da Sun (aquela velocidade)… depois de uns tempos, ele chegará em seu e-mail (é um voucher comum, com numeração, diferentemente da segunda fase).

Você deverá entrar no site da Prometric e marcar a prova (como qualquer outro exame da Sun).

Atenção: A recomendação é que somente marque a terceira fase DEPOIS de ter submetido o projeto.

Sobre o exame:

Fiz o exame na terça-feira, 26 de janeiro de 2010, em Ribeirão Preto.

Este exame realmente é diferente; as perguntas são bem formuladas (muito diferente de alguns boatos que ouví que seriam genéricas), é necessário digitar as respostas, de forma livre e aberta (e sem limites de caracteres)… tudo em inglês… ela contém 8 questões dissertativas e você tem 2 horas pra fazer o exame… terminei faltando 8 minutos…

Depois de fazer esta terceira fase, me deu uma sensação enorme de total insegurança, pois as questões realmente são abertas e é difícil prever se o examinador que vai ver o seu projeto irá usar a mesma linha de raciocínio que você. Então… é uma etapa difícil de se comentar… creio que cada caso seja um caso.
Após fazer o exame, você recebe um relatório dizendo que dentro de 6 semanas, no máximo, o seu “CertManager especial” será atualizado com o resultado.

Hoje, sexta-feira, 05/02/2010, 10 dias após a realização da terceira fase, recebí o resultado, com um agradável “P”.

Resumo:

Na minha visão, este exame é complexo e exige um nível de maturidade do candidato. Ele é burocrático e é avaliado realmente por um examinador. Então, creio que seja necessário para realizá-lo, algum tempo de experiência com arquiteturas (e comunicação de soluções), UML e principalmente fluência em inglês para escrita. Não acho que existam livros que podem esclarescer como este projeto deva ser feito (por que cada caso é um caso, e, cada solução é uma solução), porém, a Revista Mundo Java Edição 35 (de março/abril de 2009), tem um exemplo fictício (mais simples do que o exame real), mas que dá pra dar uma luz sobre como tudo deve ser pelo menos, começado.

Então… acho que já escreví muito. Espero ter colaborado com o fórum.

Um grande abraço,

Parabéns Rodrigo pela certificação e pelo excelente relato, com certeza colaborou bastante com o fórum…
Boa sorte e sucesso na sua carreira!!!

Parabéns pela conquista e obrigado pelo detalhamento do post!

Parabéns pela excelente conquista!

Espero em breve poder partilhar da mesma alegria.

[]'s!

Parabéns pela sua conquista, de longe, SCEA não é para qualquer um! Não sei você, mas eu, cada vez que tiro uma certificação rola pelo menos uma churrascada no fds haha

Obrigado pelo seu relato, concerteza será bastante util pra muita gente que quer saber como funciona a prova, eu mesmo pretendo tirar ela daqui uns muitos anos, ja até favoritei seu tópico.

abraço e sucesso na carreira.

Parabéns, realmente é raro ler o depoimento de um SCEA aqui no fórum, o que comprova que esta é realmente uma das certificações mais dificeis da Sun.
Abraços e Sucesso!!

Parabéns :shock:
Mandou bem Rodrigo :thumbup:
Sucesso :smiley:

Parabéns pela aprovação!!!

oi Rodrigo, parabens!

Uma pergunta, depois que você passou da prova da 1a fase, tem um prazo para você requisitar a segunda faze??

Obrigado, André

Pessoal, fico muito grato pelos parabéns; Muito obrigado!

E aí André, blz?

Então cara, o tempo que tem que esperar para solicitar o projeto é o tempo do seu resultado (da 1a fase) ser atualizado no seu CertManager e depois o tempo de processamento do seu pedido (comprar o voucher DE DOWNLOAD… pagar boleto e esperar chegar o e-mail com a liberação do seu “CertManager Especial (Assignment)”). Leva, em média, de 40 a 60 dias pra você estar com o Assignment em mãos.

Abraço,

será que o bom inglês é avaliado também, ou um enrolation bem explicado resolve?

Parabens!! Qual o proximo passo?

creio que o minimo desejado é que seja compreensivel né…

Parabéns Rodrigo!

Seria pedir demais vc upar o seu projeto e o pdf da especificacao?? estou juntando material para tirar a minha :stuck_out_tongue:

Seria pedir demais vc upar o seu projeto e o pdf da especificacao?? estou juntando material para tirar a minha :P[/quote]

Não quer nada ne amigo!

A Sun claramente recomenda a todos para nao “espalhar” por ai o projeto e a especificação, pra nao tirar a confiabilidade e credibilidade da certificação e voce quer que o cara te mande assim de mão beijada???

:? :? :x :x

Pede logo pra ele fazer por você…

Seria pedir demais vc upar o seu projeto e o pdf da especificacao?? estou juntando material para tirar a minha :P[/quote]

Não quer nada ne amigo!

A Sun claramente recomenda a todos para nao “espalhar” por ai o projeto e a especificação, pra nao tirar a confiabilidade e credibilidade da certificação e voce quer que o cara te mande assim de mão beijada???

:? :? :x :x [/quote]

Sinceramente, nao vejo problemas nisso, pq de qualquer forma o possibilidade da especificacao que eu receber ser a mesma que a dele é nula, a idéia nao é chupinhar o projeto, mas entender como foi dada uma solucao de acordo com um determinado problema e o pq disso, nao é assim que se aprende no dia a dia? De que outra forma voce aprendeu a modelar um sistema senão se baseando na modelagem/experiencia de outros desenvolvedores?

Pede logo pra ele fazer por você…[/quote]

Usuario fake nao tem credibilidade.

Pede logo pra ele fazer por você…[/quote]

Usuario fake nao tem credibilidade.[/quote]
KKKKKKKKKKKK
e arquiteto de projeto copiado tem? :shock: