Gostaria de compatilhar a experiencia com o pessoal aqui do GUJ.
Comecei a me virar com java em julho de 2007 , mais ou menos quando entrei aqui no forum.
Desse periodo o ultimo ano foi mais proveitoso em relação a aprendizagem.
Comprei o livro da katty sierra SCJP 6 , em julho do ano passado era pra lido nas ferias e tirado a certificação no final da férias.
Como nem abri o livro adiei para a o final do ano.
Eu imaginava que tinha excelente conhecimento em java , por ja conhecer a linguagem a 2 anos , ja ter feito
2 projetos que um pessoal usava … ou seja eu pensava que sabia mais que o suficiente para se fazer a prova.
Tracei o meu plano de estudos que seria:
Leitura corrida do livro
Releitura detalhada
whizlabs
Quando comecei a ler o livro percebi que a o conhecimento pratico de longe não é suficiente para prova.
As coisas não sairam como planejado , Dezembro chegou e ainda faltavam 2 capitulos para ler.Mesmo assim
ja resolvi comprar o voucher por causa do retake.
[1ª semana Dezembro - finalazei a leitura]
Eu comecei a ficar preocupado porque a quando fiz a leitura dos 8 primeiros capitulos , fiz de forma bem superficial não dando muito
importancia pois eu planejava reler depois. Como o tempo ja estava apertado não teria como.O livro tinha muitos erros de tradução , pra ser
mais preciso até a metade do livro quase em todas as paginas eu fiz marcações , erros em código eram os que mais atrapalhavam pois
confundia as vezes , mas no geral tinha erro pra todos os gostos . Eu fiquei até preocupado pois se alguém um poco menos experiente
podeira acabar até aprendendo algo de forma errada.
[2ª , 3ª semana Dezembro]
A unica coisa que deu pra rever foi os resumos dos finais dos capitulos e uns pdf que vi na net. Se fosse pra reler o livro o tempo não dava.Essa foi a minha revisão didatica do conteúdo. Nos exercicios dos capitulos a média de acerto era de 50% , em 3 capitulos foi maior que 80% , Thread , inner class e outro eu não lembro.
[NATAL - ANO NOVO
, niguem é de ferro]
[2ª semana de Janeiro/2010 - MasterExames ]
Antes de ir pro whizilabs eu me lembrei que com o livro veio um CD o qual possuia um simulado, Master Exames . Nele veio 2 simulados
de 72 questões . O primeiro simulado eu não consegui ver o resultado pois no final eu me confundi com os botões e perdi a marcação , suponho
que tenha saido mal pois o nível era o mesmo dos exercicios do livro . No simulado 2 , fiz 47% . Fiquei muitissimo preocupado e comecei a pensar
em disistir ,pesquisei na net sobre o nivel do simualdo e vi o pessoal dizendo que era bem mais dificil que a prova. Me confortei um pouco mais resolvi
adotar uma estratégia na qual resolvi que sempre estudaria melhor os coneceitos das questões que eu errasse.
Após o MasterExames , voltei pro livro e fui ler sobre serialização , DateFormat , NumberFormat , Locale, Calendar , Console , PrintWriter, PrintStream e as Collections em geral . As questões desses assuntos eu tive muita dificuldade e errei quase todas. Feito isso passei pro wizilabs.
[3ª , 4ª smena de Janeiro - WiziLabs]
Como eu praticamente só tinha essa (melhor) ferramente pra simulados resolvi que ia focar bastante nela
No whizilabs notei um nível mais fácil no exame 1 e até o exame 4 eles ficaram quase tão complexos quanto o do MasterExames.
A media de pontuação (apesar da complexidade) melhoru após a revisada nos conceitos do livro que eu citei . A média foi subindo de 70% até 85% (exame 1 ao 4).
Eu percebi que sempre apareciam questões que eu não fazia idéia da respostava e ficava intrigado para pesquisar antes mesmo de acabar o simulado.
Entre cada exame eu sempre revisava o conteúdo das questões que havia errado.
Fazendo o whizilabs percebi a necessidade fazer algo que odeio , decorar . Não teve jeito API Contents foi decoreba mesmo eu tava errando muito questões desse
tipo , tive que decorar também muita coisa relacionada a Collections,Map além daquela sintaxe do medodo printf , format .
[utimos dias janeiro]
Hora de marcar a prova , O voucher havia chegado la pelo dia 15 de janeiro , e no dia 29 resolvi marcar pro dia 5 de fevereiro a prova.
Desde a segunda semana de janeiro eu estava sob " aviso prévio " então trabalhando somente 6 horas por dia na reta final consegui estudar cerca
de 6 horas por dia nos ultimos 20 dias antes da prova. Antes disso no mes de janeiro foram em média 3-4 horas . E de julho a Dezembro foi 1-2 horas
de leitura durante as aulas da faculdade :? ( foi péssimo , nem li direito nem prestei tanta atençao nas aulas) .
[7 dias antes da prova]
Descobri aqui no GUJ “um tal de testkiller”. Fiz uma maratona e resovi as 284 questões , em parcelas de 60 questões por dia com tempo de 3 horas para resolver e 3 horas para revisar as questões feitas . A média de score do testkiller foi de 80% a 90% . O nível do testkiller , pelo menos pra min, é interessante as questões são mais objetivas. Na Quarta e Quinta ( dias 3 e 4 ) eu não trabalhei então foi um verdadeiro cerão pra matar os conteúdos. Na quarta eu fiz as ultimas questões.
Ainda na quarta bolei um esquema de revisão geral do testkiller . Sempre que errava uma questão acabava memorizando , então quando eu tinha duvida fazia questão de errar pois quando fosse corrigir memorizaria o problema para não errar de novo . Então resolvi refazer o testkiller mais em um ritimo frenetico mais parecido com um quiz , resolvendo as questões o mais rapido que pudesse . Em 9 horas conclui toda essa maratona. O detalhe é que devido as revisões anteriores ja havia memorizado boa parte dos gabaritos das questões , então errei apenas 6 questões das 250 ( não refiz as drag n drop , pois nao tinham gabarito) .
[O dia da prova]
No dia da prova acordei muito nervoso. Fiquei mais nervoso do que quando fui fazer vestibular. O centro de provas da prometric em que eu iria fazer a prova fica na empresa que eu trabalhava. Foi meio tenso a salinha era todo de vidro parecia um aquario .
[A prova]
No comeco da prova apareceu um monte de textos pedindo pra min concordar com algumas coisas. O Problema é que o tempo da prova ja estava correndo quando apareceu essas mensagens. Fiquei muito surpreso pois não sabia disso , nem se esse tempo seria recreditado ao final da prova. Quando a prova começou em si
fiquei extremamente nervoso mal conseguia ler as questões. Eu comecei a resolver no mesmo ritimo de quando tava fazendo a revisão do testkiller . E pior pra minha surpresa a prova estava praticamente identica ao testkiller , houve questões que eu nem mesmo acabei de ler . Acabei a prova em 1h e 20m com Score de 98%.
Cairam 11 questões de drag n drop , das quais errei uma de API content , que havia visto 1 dia antes aqui no forum , por incrivel que pareca, e ainda errei ela. foi a questão desse topico http://www.guj.com.br/posts/list/149408.java postada pelo TiagoTC. Não caiu nada de console , e de eu não lembro se caiu NavigableMap ou NavigableSet , caiu uma de Queue .
[Conclusão]
O fato da prova conter as mesmas questões do testkiller me decepcionou bastante. De fato eu sei que pelos resultados do testkiller meu score real esta entre 85% e 90% o que pra min ta otimo. E de certa forma eu até axei legal as questões estarem la pois eu nao tinha condições de obter os mesmos resultados de quando estava estudando devido ao nervosismo. A SCJP caiu um poco no meu conceito depois dessa historia de testkiller esse negocio é MUITO desleal , não sei se foi coincidencia ter TODAS as questões que cairam no meu teste. Contudo as Drag n Drop que nao tem gabarito no testkiller eu só errei uma, então ta otimo. No mais eu fiquei satisfeito por ter passado , além do mais ninguem ta nem ai pro seu score e sim se voce tem ou não a Certificação , e com ou sem TestKiller eu tenho convicção de que passaria (devido aos resultados dos simulados) então ta ótimo.