[relato] scjp6 - 98%

31 respostas
V

Gostaria de compatilhar a experiencia com o pessoal aqui do GUJ.

Comecei a me virar com java em julho de 2007 , mais ou menos quando entrei aqui no forum.
Desse periodo o ultimo ano foi mais proveitoso em relação a aprendizagem.

Comprei o livro da katty sierra SCJP 6 , em julho do ano passado era pra lido nas ferias e tirado a certificação no final da férias.
Como nem abri o livro adiei para a o final do ano.

Eu imaginava que tinha excelente conhecimento em java , por ja conhecer a linguagem a 2 anos , ja ter feito
2 projetos que um pessoal usava … ou seja eu pensava que sabia mais que o suficiente para se fazer a prova.

Tracei o meu plano de estudos que seria:
Leitura corrida do livro
Releitura detalhada
whizlabs

Quando comecei a ler o livro percebi que a o conhecimento pratico de longe não é suficiente para prova.

As coisas não sairam como planejado , Dezembro chegou e ainda faltavam 2 capitulos para ler.Mesmo assim
ja resolvi comprar o voucher por causa do retake.

[1ª semana Dezembro - finalazei a leitura]

Eu comecei a ficar preocupado porque a quando fiz a leitura dos 8 primeiros capitulos , fiz de forma bem superficial não dando muito
importancia pois eu planejava reler depois. Como o tempo ja estava apertado não teria como.O livro tinha muitos erros de tradução , pra ser
mais preciso até a metade do livro quase em todas as paginas eu fiz marcações , erros em código eram os que mais atrapalhavam pois
confundia as vezes , mas no geral tinha erro pra todos os gostos . Eu fiquei até preocupado pois se alguém um poco menos experiente
podeira acabar até aprendendo algo de forma errada.

[2ª , 3ª semana Dezembro]
A unica coisa que deu pra rever foi os resumos dos finais dos capitulos e uns pdf que vi na net. Se fosse pra reler o livro o tempo não dava.Essa foi a minha revisão didatica do conteúdo. Nos exercicios dos capitulos a média de acerto era de 50% , em 3 capitulos foi maior que 80% , Thread , inner class e outro eu não lembro.

[NATAL - ANO NOVO :smiley: , niguem é de ferro]

[2ª semana de Janeiro/2010 - MasterExames ]
Antes de ir pro whizilabs eu me lembrei que com o livro veio um CD o qual possuia um simulado, Master Exames . Nele veio 2 simulados
de 72 questões . O primeiro simulado eu não consegui ver o resultado pois no final eu me confundi com os botões e perdi a marcação , suponho
que tenha saido mal pois o nível era o mesmo dos exercicios do livro . No simulado 2 , fiz 47% . Fiquei muitissimo preocupado e comecei a pensar
em disistir ,pesquisei na net sobre o nivel do simualdo e vi o pessoal dizendo que era bem mais dificil que a prova. Me confortei um pouco mais resolvi
adotar uma estratégia na qual resolvi que sempre estudaria melhor os coneceitos das questões que eu errasse.

Após o MasterExames , voltei pro livro e fui ler sobre serialização , DateFormat , NumberFormat , Locale, Calendar , Console , PrintWriter, PrintStream e as Collections em geral . As questões desses assuntos eu tive muita dificuldade e errei quase todas. Feito isso passei pro wizilabs.

[3ª , 4ª smena de Janeiro - WiziLabs]
Como eu praticamente só tinha essa (melhor) ferramente pra simulados resolvi que ia focar bastante nela
No whizilabs notei um nível mais fácil no exame 1 e até o exame 4 eles ficaram quase tão complexos quanto o do MasterExames.
A media de pontuação (apesar da complexidade) melhoru após a revisada nos conceitos do livro que eu citei . A média foi subindo de 70% até 85% (exame 1 ao 4).
Eu percebi que sempre apareciam questões que eu não fazia idéia da respostava e ficava intrigado para pesquisar antes mesmo de acabar o simulado.
Entre cada exame eu sempre revisava o conteúdo das questões que havia errado.

Fazendo o whizilabs percebi a necessidade fazer algo que odeio , decorar . Não teve jeito API Contents foi decoreba mesmo eu tava errando muito questões desse
tipo , tive que decorar também muita coisa relacionada a Collections,Map além daquela sintaxe do medodo printf , format .

[utimos dias janeiro]
Hora de marcar a prova , O voucher havia chegado la pelo dia 15 de janeiro , e no dia 29 resolvi marcar pro dia 5 de fevereiro a prova.
Desde a segunda semana de janeiro eu estava sob " aviso prévio " então trabalhando somente 6 horas por dia na reta final consegui estudar cerca
de 6 horas por dia nos ultimos 20 dias antes da prova. Antes disso no mes de janeiro foram em média 3-4 horas . E de julho a Dezembro foi 1-2 horas
de leitura durante as aulas da faculdade :? ( foi péssimo , nem li direito nem prestei tanta atençao nas aulas) .

[7 dias antes da prova]
Descobri aqui no GUJ “um tal de testkiller”. Fiz uma maratona e resovi as 284 questões , em parcelas de 60 questões por dia com tempo de 3 horas para resolver e 3 horas para revisar as questões feitas . A média de score do testkiller foi de 80% a 90% . O nível do testkiller , pelo menos pra min, é interessante as questões são mais objetivas. Na Quarta e Quinta ( dias 3 e 4 ) eu não trabalhei então foi um verdadeiro cerão pra matar os conteúdos. Na quarta eu fiz as ultimas questões.

Ainda na quarta bolei um esquema de revisão geral do testkiller . Sempre que errava uma questão acabava memorizando , então quando eu tinha duvida fazia questão de errar pois quando fosse corrigir memorizaria o problema para não errar de novo . Então resolvi refazer o testkiller mais em um ritimo frenetico mais parecido com um quiz , resolvendo as questões o mais rapido que pudesse . Em 9 horas conclui toda essa maratona. O detalhe é que devido as revisões anteriores ja havia memorizado boa parte dos gabaritos das questões , então errei apenas 6 questões das 250 ( não refiz as drag n drop , pois nao tinham gabarito) .

[O dia da prova]
No dia da prova acordei muito nervoso. Fiquei mais nervoso do que quando fui fazer vestibular. O centro de provas da prometric em que eu iria fazer a prova fica na empresa que eu trabalhava. Foi meio tenso a salinha era todo de vidro parecia um aquario .

[A prova]
No comeco da prova apareceu um monte de textos pedindo pra min concordar com algumas coisas. O Problema é que o tempo da prova ja estava correndo quando apareceu essas mensagens. Fiquei muito surpreso pois não sabia disso , nem se esse tempo seria recreditado ao final da prova. Quando a prova começou em si
fiquei extremamente nervoso mal conseguia ler as questões. Eu comecei a resolver no mesmo ritimo de quando tava fazendo a revisão do testkiller . E pior pra minha surpresa a prova estava praticamente identica ao testkiller , houve questões que eu nem mesmo acabei de ler . Acabei a prova em 1h e 20m com Score de 98%.
Cairam 11 questões de drag n drop , das quais errei uma de API content , que havia visto 1 dia antes aqui no forum , por incrivel que pareca, e ainda errei ela. foi a questão desse topico http://www.guj.com.br/posts/list/149408.java postada pelo TiagoTC. Não caiu nada de console , e de eu não lembro se caiu NavigableMap ou NavigableSet , caiu uma de Queue .

[Conclusão]
O fato da prova conter as mesmas questões do testkiller me decepcionou bastante. De fato eu sei que pelos resultados do testkiller meu score real esta entre 85% e 90% o que pra min ta otimo. E de certa forma eu até axei legal as questões estarem la pois eu nao tinha condições de obter os mesmos resultados de quando estava estudando devido ao nervosismo. A SCJP caiu um poco no meu conceito depois dessa historia de testkiller esse negocio é MUITO desleal , não sei se foi coincidencia ter TODAS as questões que cairam no meu teste. Contudo as Drag n Drop que nao tem gabarito no testkiller eu só errei uma, então ta otimo. No mais eu fiquei satisfeito por ter passado , além do mais ninguem ta nem ai pro seu score e sim se voce tem ou não a Certificação , e com ou sem TestKiller eu tenho convicção de que passaria (devido aos resultados dos simulados) então ta ótimo.

31 Respostas

V

Parabens
ótima pontuação…

H

Parabéns

ArchV

Wow, bacana , é realmente a galera fala que a SCJP é bem parecida com o TestKiller, ta aí mais uma prova disso.
Parabéns !

T

Excelente pontuação! :thumbup: Parabéns mesmo!

Deixa eu te perguntar: com relação aquela questão que caiu do tópico que eu criei (e que você apontou no seu post), como você montou o drag-n-drop? Vc usou nextBoolean ou só next ?

PS: Qual a porcentagem da prova que tava no testkiller? Geralmente o pessoal fala que cai umas 10 questões (no máximo) igual as presentes no testkiller. Mas pelo jeito que você falou, parece que quase a prova inteira foi o testkiller! :shock:

furutani

Parabéns! 98% não ta fraco não :smiley:

V

TiagoTC:
Excelente pontuação! :thumbup: Parabéns mesmo!

Deixa eu te perguntar: com relação aquela questão que caiu do tópico que eu criei (e que você apontou no seu post), como você montou o drag-n-drop? Vc usou nextBoolean ou só next ?

Obrigado :smiley:

PS: Qual a porcentagem da prova que tava no testkiller? Geralmente o pessoal fala que cai umas 10 questões (no máximo) igual as presentes no testkiller. Mas pelo jeito que você falou, parece que quase a prova inteira foi o testkiller! :shock:

Kra posso te afirmar com toda a certeza que TODAS as questões da minha prova foram identicas a versão do testkiller que eu peguei com update de 03/2009 .
Como eu revisei muito ele acabei decorando as respostas , teve questão que nem li =/ na prova.

A questão que você ta falando caiu também , mas não foi ela que eu errei . Eu usei nextBoolean .
A que eu errei foi a do write , read . Na hora de montar o write , eu me confundi pensei que o o FileWriter tivesse um construtor que recebesse writer , e como PrintWriter passa no teste É-UM pra writer inverti as coisas . Eu tava desconfiado que essa questão eu tinha errado e confirmei quando cheguei em ksa e abri a API e vi que na verdade printwriter que tem um construtor que recebe um OutputStream e que consequentemente o FileWriter é um tipo de OutputStreamWriter.

rmala_ti

Mandou bem de mais!!!
Parabéns Vinicius.

Obrigado pelos seus comentários.

No último fim de semana, eu fiz o Master Exam e tirei 56%… Fiquei muito preocupado, achei este um simulado muito difícil, mas serviu de alerta.
Eu ia fazer a prova hoje, mas resolvi remarcar para o fim do mês e revisar tudo pra melhorar minhas médias.

No Inquisition, minha média ficou em 74%, mas dá pra melhorar.

Pretendo fazer a prova no fim do mês depois que tiver atingido ao menos 80% nos simulados.

Abraço.

evertonsilvagomesjav

Vinicius essa versao do testKiller com update vc tem ela ai? Tem como me mandar?

PARABENS!!!

ArchV

Também não achei esse update do testkiller;

v_vinicius_v, se tiver como mandar : [email removido]

agradeço!

vlw.

Paulo_Silveira

excelente resultado! parabens

V

Paulo Silveira:
excelente resultado! parabens

Obrigado !

rmalati:
Mandou bem de mais!!!
Parabéns Vinicius.

Obrigado pelos seus comentários.

No último fim de semana, eu fiz o Master Exam e tirei 56%… Fiquei muito preocupado, achei este um simulado muito difícil, mas serviu de alerta.
Eu ia fazer a prova hoje, mas resolvi remarcar para o fim do mês e revisar tudo pra melhorar minhas médias.

No Inquisition, minha média ficou em 74%, mas dá pra melhorar.

Pretendo fazer a prova no fim do mês depois que tiver atingido ao menos 80% nos simulados.

Abraço.

Voce esta indo bem , talvez se tivesse feito a prova teria passado ja. Mas eu sei como a insegurança nos consome principalmente depois de um master exames.
Sobre o master exames , o que me tirou o peso na conciencia foi ler esse topico http://www.coderanch.com/t/447251/Programmer-Certification-SCJP/certification/Getting-desperate-while-preparing-SCJP#1990123 no coderanch (forum que a katty mantem).Como alguem mesmo comentou lah o MasterExames é para fixação de conteudo e tem uma abordagem um pouco diferente da prova. Daqui uns dias vamos ter um relato seu por aqui

evertonsilvagomesjava:
Vinicius essa versao do testKiller com update vc tem ela ai? Tem como me mandar?

PARABENS!!!

ArchV:
Também não achei esse update do testkiller;

v_vinicius_v, se tiver como mandar : [email removido]

agradeço!

vlw.

Bem cara eu não sei se voces vao ter a mesma “sorte” que eu.
Eu sugiro estudar de forma honesta o maximo que puder.
Quando perceber que cumpriu o seu dever , ou seja fez a sua parte , e quiser apenas ter uma certeza ( a prova custa caro em varios sentidos ) pega o testkiller.
Ninguém (raramente) alguém vai lhe perguntar o seu score no exame ( a não ser que vá se exibir ) , então a não ser que tenha uma meta pessoal não faz muito sentido.
Pois pode ter certeza que se você estudou bastante vai passar.
Eu tinha uma meta pessoal , sinceramente eu queria fexar essa prova , acabei me desiludindo quando vi a realizade dos simulados.
Contudo eu consideraria injusto não ter um bom resultado após tanto sacrificio , axo até que foi um presente divino.
Não sei se percebem mas, se a moda pega , a certificação pode se resumir em apenas mais um papel ( como uma certificação microsoft ) .Isso me preocupa.
Sem polemizar quando citei a certificação MS , não foi especulação, apenas vivencia! Como onde eu trabalhava havia um centro de provas ja vi alguns amigos
estudarem no dia da prova e quase fexarem por conta de materiais que entregavam o conteudo.

Bem isso não é uma lição de moral.E não foi especificamente para vocês só aproveitei pra dizer pois esqueci de escrever no post principal. No mais sucesso e bom estudo.
Passei pra vocês o bendito.

Cl_ber_Jos

Parabéns mais uma vez,
vc foi muito bem…

falou! :smiley:

rmala_ti

Voce esta indo bem , talvez se tivesse feito a prova teria passado ja. Mas eu sei como a insegurança nos consome principalmente depois de um master exames.
Sobre o master exames , o que me tirou o peso na conciencia foi ler esse topico http://www.coderanch.com/t/447251/Programmer-Certi...e-while-preparing-SCJP#1990123 no coderanch (forum que a katty mantem).Como alguem mesmo comentou lah o MasterExames é para fixação de conteudo e tem uma abordagem um pouco diferente da prova. Daqui uns dias vamos ter um relato seu por aqui

Você tem razão eu vou me basear nele muito mais como uma revisão.

Se Deus quiser no fim do mês terá um post meu como esse aqui!!!

Por favor mande a versão do killer que você tem. Eu quero comparar pra ver se a mesma que eu possuo.

[email removido]

Abraço.

S

Parabens :slight_smile: :smiley: ,

Eu gostei do post que fizeste explicando a sua trajectoria, então vi que é como pensei, o segredo esta em estudar bastante.!!! :slight_smile: :slight_smile:

William_Alves

Parabéns… Ótimo score :shock:

Boa contribuição com o relato. :smiley:

:arrow: E agora, o que vai estudar?

[]'s :thumbup:

V

William Alves:
Parabéns… Ótimo score :shock:

Boa contribuição com o relato. :smiley:

:arrow: E agora, o que vai estudar?

[]'s :thumbup:

Boa pergunta ! :wink:
Eu me acostomei tanto a estar sempre pensando nessa prova que agora to até meio perdido sem o que fazer !

Geralmente a galera vai pra java web !
Eu sinceramente não gosto , não se usa servlet e JSP ( nas empresas sérias ) .
Sei que tem um negocio que o pessoal diz que é a base pros frameworks que usamos , mas pra min isso é conversa fiada
eu uso muito bem os recursos do frameworks e rarissimas vezes precisei adentrar no obscuro mundo dos servlets.

A tenho vontande de tirar todas as outras mas pra min a prioridade seria SCJD > SCDJWS > SCBCD > SCWCD e depois de formado + 1 ano ( 3 no total ) a de arquiteto .

E voce como ta planejando seguir ?

William_Alves

Olá Vinicius,

Bom minha ordem esta indo de acordo com a minha evolução na plataforma e aplicação no dia-a-dia.

Atualmente ficou assim SCWCD>SCBCD>SCJD.

:arrow: SCWCD - Ja trabalhava com servlets e jsp.
:arrow: SCBCD - No meu projeto atual, além de trabalhar com EJB 3.0 to mexendo com JPA, dai achei util.
:arrow: SCJD - Acho legal o lance de desenvolver um projeto e pq dentre as demais, ela e a SCEA são as unicas que exigem outros conceitos de desenvolvimento e não apenas leitura de guias e tals.

Bom dai vou parar por ai por enquanto, pois tenho só 2 anos de exp. e não vejo no meu caso muita valia ter N certificações se não condizerem com meu conhecimento, se pelo meio dos meus estudos e trabalho surgir algum projeto com web services (que por sinal o que estou é mas não to lidando muito com essa parte), posso pensar na SCDJWS.

Abraços e bons estudos. :smiley:

V

William Alves:
Olá Vinicius,

Bom minha ordem esta indo de acordo com a minha evolução na plataforma e aplicação no dia-a-dia.

Atualmente ficou assim SCWCD>SCBCD>SCJD.

:arrow: SCWCD - Ja trabalhava com servlets e jsp.
:arrow: SCBCD - No meu projeto atual, além de trabalhar com EJB 3.0 to mexendo com JPA, dai achei util.
:arrow: SCJD - Acho legal o lance de desenvolver um projeto e pq dentre as demais, ela e a SCEA são as unicas que exigem outros conceitos de desenvolvimento e não apenas leitura de guias e tals.

Bom dai vou parar por ai por enquanto, pois tenho só 2 anos de exp. e não vejo no meu caso muita valia ter N certificações se não condizerem com meu conhecimento, se pelo meio dos meus estudos e trabalho surgir algum projeto com web services (que por sinal o que estou é mas não to lidando muito com essa parte), posso pensar na SCDJWS.

Abraços e bons estudos. :smiley:

Legal a sua meta !
Ah, e claro só pra ressaltar , o comentario sobre a SCWCD peguei pesado nao fui nem um pouco imparcial.
Eu não tenho muitos argumentos pra defender a minha opinião , mas ta baseada mais em axismo. Acho que peguei uma
certa rejeição dessa certificação/tecnologia por motivos pessoais , eu gostaria de me desculpar.

Voce esta mais fundamentado em relação as suas metas , eu ainda não !
Preciso ainda amadurecer as idéias e ver direito o que seria mais apropriado.
Eu lhe passei aquele negocio por MP ,a qual conclusão você chegou ?

walissongpi

ótimo resultado! Parabéns!!! 11 drag and drop! :shock:

taaqui

Graças a Deus que essa mamata de testkiller vai acabar, ta virando um bagunça isso aqui…

V

porq ta virando bagunça???..

B

Parabéns!!!

taaqui

Porque 50% das perguntas da prova se encontram no testkiller atual, ou seja, perguntas da prova foram gravadas e reproduzidas em um PDF. Primeiramente esse pdf era pago, mais depois como tudo na internet fugiu do controle, por isso qualquer pessoa com isso em mãos consegue esse “feito”. Por isso são raras as empresas que estão levando em conta esse tipo de certificação. Mais nas outras certificações como SCJD > SCDJWS > SCBCD > SCWCD existi esse diferencial, aonde o conteúdo é mais dinâmico e o material mais escasso, aonde a curva de aprendizado é maior, 90% desisti e não faz a SCWCD por ser um conteúdo “sem” decorebas.

Quando eu disse que “a bagunça vai acabar” eu estou me referindo as novas provas da Java/Oracle com o conteúdo totalmente novo e exigindo mais do candidato, além do fechamento do SAI pela oracle. Pelo que fiquei sabendo isso era outra mamata, até pessoas que não estavam cursando ensino superior estava comprando e comprovando com carteirinhas falsas.

douglas_vidotto

Se realmente isso acontecer, vai ser muito bom. Mas acaba prejudicando o pessoal que se esforçou muito para tirar a certificação sem decorar no test killer…Eu estou estudando para a certificação SCJP mas sou a favor de que a primeira prova de programador seja parecida com a SCJD logo de cara.

S

Eu estou estudando não só para passar eu quero e estou a aprender, estudando para a prova :slight_smile:

V

:?
Não sei se isso foi diretamente pra min!
E também não sei se entendeu o que eu disse a respeito do testkiller.
Eu sei o quanto eu estudei a 7 meses , e no ultimo mes praticamente estudava até 10 horas por dia
você nao tem o direito de desmerecer a minha conquista pelo fato de INFELISMENTE esse tal testkiller existir
eu sei que teria passado sem ou com . O Score alto sim foi consequencia , ter passadoé mérito meu.

V

Eu sei o quanto eu estudei a 7 meses , e no ultimo mes praticamente estudava até 10 horas por dia
você nao tem o direito de desmerecer a minha conquista pelo fato de INFELISMENTE esse tal testkiller existir
eu sei que teria passado sem ou com . O Score alto sim foi consequencia , ter passadoé mérito meu.

exatamente vinicius o mérito é seu…
e tb não sei porq criticam o testkiller ele tb é uma ferramente muito útil para estudar para a prova e tb vou ressaltar que errar questões tb é uma forma de aprender desde que vc se comprometa a estudar oque errou…
e tb vamos parar com hipocresia 90% das pessoas que passam na prova utilizaram o testkiller para avaliar o seu aprendizado…
e só lembrando tb que o nível da prova é semelhante ou até msm mais fácil do que o testkiller ou seja o testkiller é a ferramente ideal para testar se vc está pronto para a prova…

T

e tb não sei porq criticam o testkiller ele tb é uma ferramente muito útil para estudar para a prova e tb vou ressaltar que errar questões tb é uma forma de aprender desde que vc se comprometa a estudar oque errou…
e tb vamos parar com hipocresia 90% das pessoas que passam na prova utilizaram o testkiller para avaliar o seu aprendizado…
e só lembrando tb que o nível da prova é semelhante ou até msm mais fácil do que o testkiller ou seja o testkiller é a ferramente ideal para testar se vc está pronto para a prova…

Concordo 100%. É engraçado ver tanta gente criticando quem complementa seus estudos usando o testkiller… Tenho certeza que todos os que criticam também o usaram como parte da sua preparação para o exame.

rmala_ti

Cara se você passou é mérito seu.

O importante mesmo é aprender os fundamentos da linguagem. Tem gente que diz “O importante é passar”, eu descordo o importante é aprender!!!

Com relação ao SAI, não concordo também.
Se existia a brecha, deve-se punir quem burla o sistema e não a grande maioria que realmente tem direito.

Eu sou a favor da mudança na prova, desde que seja para valorizar a certificação e priorizar a aprendizagem.

Respeito a opnião de todos, mas esta é a minha.

V

Concordo 100%. É engraçado ver tanta gente criticando quem complementa seus estudos usando o testkiller… Tenho certeza que todos os que criticam também o usaram como parte da sua preparação para o exame.

Exatamente Tiago todo mundo ou pelo menos a grande maioria usa o testkiller para complementar os estudos e a respeito da prova eu tb concordo com o rmalati sou a favor de realizar algumas mudanças como a exclusão de tópicos como Inicialização, Declaração e Escopo, Fundamentos e algumas coisas de Controle de Fluxo acho que estes 3 tópicos deveriam ser incluidos na SCJA porq é a parte mais básica e acho que a SCJP deveria focar mais OO, Threads, Conjuntos e Genéricos e Tratamentos de Exceções mas isso é um assunto longo…
e tb sou contra o fim da SAI isso impede que com estudantes possam realizar as provas com disconto que é o mais justo…

infelizmente sempre que alguém consegue tirar uma nota como a do vinicius aqui no brasil sempre aparece alguem que tenta desvalorizar a conquista criticando a prova e o testkiller, ao contrário do que acontece por exemplo no javaranch onde o pessoal valoriza 100% quando alguém tira uma nota maior que 95% ou até msm qualquer nota…

Nykolas_Lima

Porque 50% das perguntas da prova se encontram no testkiller atual, ou seja, perguntas da prova foram gravadas e reproduzidas em um PDF. Primeiramente esse pdf era pago, mais depois como tudo na internet fugiu do controle, por isso qualquer pessoa com isso em mãos consegue esse “feito”. Por isso são raras as empresas que estão levando em conta esse tipo de certificação. Mais nas outras certificações como SCJD > SCDJWS > SCBCD > SCWCD existi esse diferencial, aonde o conteúdo é mais dinâmico e o material mais escasso, aonde a curva de aprendizado é maior, 90% desisti e não faz a SCWCD por ser um conteúdo “sem” decorebas.

Quando eu disse que “a bagunça vai acabar” eu estou me referindo as novas provas da Java/Oracle com o conteúdo totalmente novo e exigindo mais do candidato, além do fechamento do SAI pela oracle. Pelo que fiquei sabendo isso era outra mamata, até pessoas que não estavam cursando ensino superior estava comprando e comprovando com carteirinhas falsas.

Não é só fazendo o Testkiller que você passa na certificação.
Porque mesmo que caia 10 questões iguais você ainda tem que acertar não sei quantas outras.

Não sei porque de você estar falando isso, provavelmente deve ter usado o Testkiller e mesmo assim foi reprovado. Então isto prova que não se passa somente fazendo ele.

E você é a favor de acabar o SAI?
Eu não estou na faculdade ainda e nem por isso sou contra. Não é todo mundo que tem condições de pagar 330 reais para TENTAR fazer uma prova.

Bom, de qualquer maneira, parabéns pela SCJP.

Abraços

Criado 9 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 18 de fev. de 2010
Respostas 31
Participantes 17