Relato SCWCD 5.0

Ufa, consegui.

Fiz ontem a prova e tirei 79%. A pontuação não foi lá grande coisa, mas tive apenas 20 dias pra estudar.

Explico o motivo da correria: ano passado comprei o voucher pra prova SCJP e ganhei outro. Mas como ano passado foi ano do meu casamento no fim do ano e reforma no apartamento, os estudos tiveram que ficar em stand-by. Agora em janeiro, quando resolvi ver a data do vencimento do voucher, tava lá a data de 05/02/2009.

Materiais usados para estudo:

  • Use a Cabeça: Servlets e JSP primeira edição. Se você já tiver o livro, ok, senão invista na versão nova. Tive que correr atrás do PDF da segunda edição pra poder estudar sobre coisas como Dynamic Attributes e o parâmetro escapeXML da tag <c:out>. Na prova também caiu setNumericAttribute, coisa que eu nunca tinha visto, e que com certeza me tirou duas questões;

  • API de classes e interfaces como Servlet, GenericServlet, HTTPServlet, ServletRequest, HTTPServletRequest, ServletResponse, HTTPServletResponse e das tags também. É muito importante ter decorado em que lugar se originam médotos como getInitParameter ou getAttribute;

  • Fiz um resumo de cada capítulo e levava isso pra todo lugar que eu ia. Quando dava, lá estava eu lendo.

  • TestKing e o excelente JWebPlus. Se você tira mais de 70% no JWebPlus é sinal de que vai passar na prova, pois há questões idênticas. Esse mock realmente te deixa preparado. Também usei o Whizlabs mas não achei lá grande coisa.

  • Teste final do livro: não leve a sério um possível péssimo resultado no teste final do livro. Esse papo de “Choose all that apply” é de foder a sua performance. Tirei 53%, mas como já estava alertado pra isso, usei apenas para pegar as manhas de algumas questões.

E é isso. Eu trabalho com Servlets há uns 3 anos, mas como é uma versão antiguíssima nunca pude usar EL, Tag File, JSTL, SimpleTag, Dynamic Attributes e coisas do tipo.

Fiz minha prova na New Horizon, que fica perto da Av. Paulista. O lugar é ótimo e tem uma atendente linda, rs… O único problema é que, quando eu já estava terminando a prova, encostei em um fio e o computador desligou.

Fiquei em pânico, pensei “FODEU, PERDI TUDO QUE FIZ”. Mas a atendente me tranquilizou e a prova voltou de onde eu tinha parado. Ufa.

Agora vou dar um tempo em certificações. Quero estudar melhor tecnologias para dispositivos móveis, JSF, Seam, Spring e o que mais aparecer.

É isso. Obrigado a todos que postaram anteriormente suas experiências. Isso conta muito pra quem vai fazer a prova.

Quem precisar de dicas ou de material é só falar.

Parabéns!
Vou fazer minha SCJP 6 semana que vem e já vou começar a estudar pra scwcd com suas dicas :wink:

Parabéns Bruce e obrigado pelo feedback !

Estarei fazendo a prova no fim de março e tenho 2 mocks e o “Use a cabeça 2ª edição”.

Poderia me enviar o JWebPlus e o TestKing ? :smiley: :oops:

marolito@gmail.com

Falou !!

E aí cara, parabéns!!! Essa será minha próxima certificação.

Poderia me enviar também o JWebPlus e o TestKing ? (generoso.fernando@gmail.com)

Fernando

Cara parabéns e valeu pelas dicas, também estou estudando (na correria) para a SCWCD, preciso fazer a minha até o final de fevereiro.

Parabéns cara!!

Minha situação foi quase igual… comprei um ganhei outro e marquei 2 provas iguais (SCJP)… uma na segunda e outro na quinta.

Estudei um pouco para SCJP e passei na primeira. Como ainda tinha a segunda quis mudar a prova mas n tinha horário disponível e tinha medo de n consegui e perder. Mas na quarta ao meio dia decidir remarcar.

Remarquei para SCWCD estudei apenas por um simulado no horário do almoço e fui com a cara e a coragem ver no que ia dá. Resultado… fiz a prova sem muitas preocupações pois achava que ia perder feio. Marquei poucas para revisão e não passei! Até ai eu não estava muito chateado… mas quando fui ver o resultado fiz 69% de 70%… ou seja , acertei 48 questões de 49. Ai sim fiquei chateado!

Eu não estudei e não me importava em perder, mas que eu perdesse por 5, 10, 20 questões e não por 1.

Mas eh isso mesmo… para algumas horas de estudo o resultado até q foi bom.

[quote=adourado]Parabéns cara!!

Minha situação foi quase igual… comprei um ganhei outro e marquei 2 provas iguais (SCJP)… uma na segunda e outro na quinta.

Estudei um pouco para SCJP e passei na primeira. Como ainda tinha a segunda quis mudar a prova mas n tinha horário disponível e tinha medo de n consegui e perder. Mas na quarta ao meio dia decidir remarcar.

Remarquei para SCWCD estudei apenas por um simulado no horário do almoço e fui com a cara e a coragem ver no que ia dá. Resultado… fiz a prova sem muitas preocupações pois achava que ia perder feio. Marquei poucas para revisão e não passei! Até ai eu não estava muito chateado… mas quando fui ver o resultado fiz 69% de 70%… ou seja , acertei 48 questões de 49. Ai sim fiquei chateado!

Eu não estudei e não me importava em perder, mas que eu perdesse por 5, 10, 20 questões e não por 1.

Mas eh isso mesmo… para algumas horas de estudo o resultado até q foi bom. [/quote]

haha, aconteceu a mesma coisa comigo na SCBCD, por 1… Tambem preferiria ter ficado por 10, ao invés de por 1.

Parabéns cara! :slight_smile:

Também tive um pequeno problema com o meu computador, mas no meu caso o monitor desligou hehehe
Mas tudo voltou ao normal em poucos minutos :lol:

Parabéns pela conquista.
Vc pode pro favor me enviar o TestKing e JWebPlus
por favor.
danielfaria18@gmail.com

Parabens cara. SCWCD é boa.

parabens pela conquista !!!

O meu próximo projeto é alcançar a SCWCD !!!

Se tiver algum material digital para enviar !!!
Qq coisa dá um toque por MP !!

Ricardo

parabéns!
sorte que o fio não estava descascado hein ?! :lol:

[quote=bruceramone]… coisas como Dynamic Attributes e o parâmetro escapeXML da tag <c:out>. Na prova também caiu setNumericAttribute, coisa que eu nunca tinha visto, e que com certeza me tirou…
[/quote]
Mais algum tópico, além desses, que o livro não aborda e é cobrado no exame?

[quote=javadev][quote=bruceramone]… coisas como Dynamic Attributes e o parâmetro escapeXML da tag <c:out>. Na prova também caiu setNumericAttribute, coisa que eu nunca tinha visto, e que com certeza me tirou…
[/quote]
Mais algum tópico, além desses, que o livro não aborda e é cobrado no exame?[/quote]
Não, é só isso mesmo. Dynamic Attributes nem caiu na minha prova. Uma pena, porque é algo muito simples, rs…

Parabéns.

Parabéns!