Relato sobre a prova SCJP 5

Antes de mais nada gostaria de me desculpar pela demora sobre o relato da prova. O tópico q criei "Passe SCJP 5!!!" foi na empresa onde eu fiz a prova em Ribeirão Preto e não tinha tido tempo ainda para dizer como foi a prova. Mas então vamos lá !

[b]Inspiração para realizar o exame:[/b] na verdade eu havia acabado de sair de uma empresa prestadora de serviços aqui em uberlândia,  e como fiquei um tempo parado, resolvei que seria ótima hora para estudar e tirar a certificação. Por isso procurei saber tudo sobre a certificação e encontrei aqui no fórum mesmo, quase tudo...
     [b]Material utilizado:[/b] bom, eu não tinha nada de material para estudar para a prova, então depois de muito ler aqui no fórum, vi que o pessoal estava adotando o livro da K.Sierra. Vi também que um grande amigo nosso aqui do fórum ( agentelu ) tinha o livro em pdf e se depôs a enviá-lo a quem precisasse. Foi então que pedi que me enviasse por e-mail e ele me enviou ( obrigado amigo ! ). O livro é ótimo, em inglês, tem alguns erros de sintaxe, mas são evidentes que quem estava digitando não era o autor (...). Vi apenas 1 erro em um exercício, erro de conceito mesmo, que no meu eclipse não compilava nem a pau, dai vi que era erro mesmo. Recomendo esse livro, o qual li 2x, fiz todos os exercícios 2x, fiz resumo em .doc. Recomendo a quem for prestar o exame, fazer o mesmo. Recomendo também Whizlabs 1.4 e 1.5 pra estudo, mocks na internet fiz muitos e muitos, e muitos testes no eclipse. Criei um projeto no eclipse SCJP e quando vi já tinha mais de 100 classes, de A à Z, tudo pra teste. Acredite, pouco do que cai na prova vc vai precisar de conceito, por isso, TESTE MUITO !!! 
     [b]Idioma da prova:[/b] fiz a prova em inglês. Não tive duvida quando a isso, meu inglês é bom, mas o inglês da prova é simples, pode ser que das 72 questões, o inglês tenha me atrapalhado em 1 ou no max 2 ( pode ser ... ). Recomendo a prova em Inglês, pois mesmo se vc passar na prova em português, estará se safando dessa, mas o mercado vai lhe exigir conhecimento do inglês, e domínio da língua na profissão.
     [b]Minha experiência com a prova: [/b] viajei para Ribeirão no mesmo dia da prova, marquei no site da prometric para uma terca a tarde. Cheguei lá no local e me apresentei 2h antes da prova, e ainda chegou na hora da prova, deu problema lá no sistema pra iniciar a prova, o que levou 2h pra resolver... imagina vc 2h ansioso... já fui fazer a prova praticamente estressado ! O cara falando diretamente nos EUA pra resolve lá. Tinha uma maquininha de suco lá, eu quase detonei ela inteira.... na prova achei bom q tinha um puta de um ar condicionado, eu regulava a temperatura, pudi ir ao banheiro sempre que queria e tomar água de boa... mas o  tempo corria é claro... resumindo, não foi boa minha experiência com a prova...
      [b]Como é a prova:[/b] a prova é no estilo Whizlabs ( citado acima ). Peguei um monitor embaçado, mas deu pra fazer. Tem um relógio do lado direito correndo o tempo quando vc inicia a prova. Alias, antes de iniciar tem um questionário de um monte de pergunta de como eh seu conhecimento em Java, não pensei 2x, como já tinha lido aqui no fórum,  sou um idiota NEXT, sou um idiota NEXT, ....... mas o tempo da prova mesmo só começa a contar quando você responde todas essas perguntas. As questões drag and drop vc tem que apertar um botão lá pra exibi-las , mas de boa, qualquer idiota saberia lidar com o layout da prova em si. Detalhe, a prova fala quantas questões vc deve responder, ex: choose two... 
      [b]Conteúdo !!![/b] galera, estudem !!! A prova é direta e objetiva, não tem enrolacao, ou sabe ou se ferra. 100 % pega, por isso , saiba , não vá para a prova com duvida. Lembro que na noite anterior eu estava em duvida em == para tipos primitivos, revi tudo, e só dormi quando tava sabendo tudo. Não da outra, cai mesmo ! 

1-Threads: foi meu menor score, só 37%, putz, achei isso muito foda, pois eu fui muito confiante. Questões sobre log, métodos syncronized, StringBuilder e StringBuffer , tudo ! Wait(), notify(), yeld(), notifyAll(), saiba tudo sobre eles, onde podem atuar, quais excessoes lançam, comportamento, sleep(tempo) , tudo !!!
2-IO : lembro de algumas questões, uma que perguntava sobre um objeto1 que tinha um objeto2, e tinha um código que sincronizava o objeto1 e perguntava se o objeto2 era sincronizado e tal…
Saiba tudo de DateFormat, Date, NumberFormat, Calendar… os pacotes, os métodos ( caiu parse() ), a maneira de criar Locale, etc… caiu tudo isso…
Caiu também um procedimento para ler arquivo e escrever, ai tinha os drag and drop. Tinha uma questão que tinha um enunciado grande, mas era basicamente uma lista de strings, em que vc através de um laço e um método, testaria se o diretório existe. Tinham muitas alternativas, meu tempo estava acabando e me compliquei nessa…
3-Garbage Collection: lembro de 2 questões apenas, saiba tudo de GC, eles pegam pesado, como é q um objeto fica “available ???”, quando …
4-Flow Controll: achei fácil as questões, basicamente for, switch, do while, enfim, incrementando variáveis e tal, pedia qual o valor das variáveis essas coisas, meu score foi quase 100%. Fiquem atentos aos pegas tipo, tentar dar um break em um label do lado de um if ( lembre-se que só podemos dar nome aos lacos ).
5-Collections: muitas questões de collections, saiba o comportamento de cada uma, pq cai drag and drop perguntando as características e vc tem que escolher a melhor collection… lembro de uma que pedia como vc ordenava um map, então tinha varias opções, lembrando que a melhor delas seria dar um putAll num TreeMap…
6-Generics: caiu uma questão sobre uma classe que tinha o tipo geral T,

class GenericsGeneral {
T x;
T y;

public <T> void metodo1(){ System.out.println("metodo1"); }

public <T> void recebeLista(List<T> lista){ 
	//doSomething()}
}

}

algo assim, e dava varias alternativas pra ver qual a sintaxe correta dessa classe, mas as opções eram bem fáceis de notar os erros…
Teve uma questão adicionando um objeto numa lista , só que a lista era do tipo List<? extends Car> , ou seja, vc não pode adicionar nada nessa lista, tipo lista.add(new Object());, a pergunta era o que acontecia, se compilava, se da erro em runtime, se exibia um resultado ou outro, lembrando que nem compila isso, pois Generics só existe em tempo de compilação.

7- Polimorfismo, covariant return … : varias questões envolvendo conceitos em geral…

8- InnerClasses: caíram umas 5 questões, todos os tipos de innerClasses, questões perguntando output, e outras de conceitos, modificadores de acesso, enfim, saiba tudo !!!

9-Modificadores de acesso: muita questões, tipo uma questão tinha 8 alternativas, choose five no enunciado, e tinha 8 frases pra vc avaliar se era certo ou errado. Atenção no protected, é o que mais cobrou eu acho… qual é mais restritivo, qual é menos…

10- Exceptions : saiba as principais checked e non checked ( Runtime exceptions ) pois eles cobram seu conhecimento sobre isso. Saiba que IllegalArgumentException é super classe de NumberFormatException, esse tipo de coisa. Caiu uma em que havia um código normal, que tinha try catch , só que a ordem das excessoes estava errada ( lembre-se , devemos primeiro pegar as menores )…

O resto não me lembro muito bem, mas caíram duas de Comparator e Comparable, System.out.format("%b", 5). Ops! Você não disse o método printf, dá no mesmo. Mas o mais interessante é que a expressão %b, retornará true a qualquer valor não nulo !!! Li isso aqui no fórum, que nosso amigo "faelcavalcanti"  escreveu e matei na prova...
    Caiu tb como compilar, como rodar classes, utilizando -cp , -Da=b, pegando no main com getProperties() , arquivos dentro de jars, como executa-los e tudo mais... tem umas historinhas e vc escolhe a melhor opção... 

Enfim, prova difícil, tempo curto eu achei, sem contar que nem toda cidade tem a prova então vc já chega cansado de viagem e tudo mais... o resultado sai na hora, e vc ou chora ou pula de alegria igual vestibular.... lembro que sai já fui direto pra conhecer a cidade com um amigo pra depois pega o busao pra Uberlândia de volta...

Fiz um resumo do livro, recomendo que todos façam, estude muito antes de fazer, não vá com duvida, vc iria se dar mal. 

[color=red]<>[/color]

O resultado da certificação com certeza é muito gratificante, seus colegas de trabalho te respeitam mais, seu chefe mesmo, sabe que vc domina o JAVA  ( pode ter certeza, quem tira o certificado é pq sabe mesmo, a prova é totalmente objetiva como já citei acima ), mesmo 60% o cara pode dizer que saca muito ! E já to com vontade de partir pros próximos certificados, vc empolga, e quer sempre mais! 

Espero ter ajudado quem tiver alguma duvida estou à disposição, MSN muldon2@hotmail.com. Se eu não responder logo, com certeza estou ocupado aqui na empresa.  Enfim, boa sorte a todos, e tenham em mente o seguinte: testem bastante, só disso que vc vai lembrar na hora da prova!

legal cara parabéns
teu score foi qto?

hehe e se puder me enviar o ebook:
andreiribas@yahoo.com.br
ou mesmo postar no rapidshare ou outro parecido

amigo, meu score foi 70%. Fiz uma revisao ao final da prova, bem rapida, vi que tinha questoes q eu nem tinha respondido, vale a pena a revisao, talvez sem ela eu nao tinha passado… vi uns erros e corrigi rapidamente :slight_smile:

Muldon, eu estou para tirar a certificação e estou lendo o livro da keth o ultimo que ela lanço pra certificação da 5.0…Vi vc comentando a respeito da lingua da prova, no meu caso, meu inglês eh péssimo, e vou optar por fazer a prova em português mesmo, tem alguma diferença pra fazer a prova em português ou inglês, em respeito ao mercado de trabalho ou a qualquer outro respeito??? Gostaria tb se possível que vc me arranje os simulados Whizlabs 1.4 e o 5, pois estou atraz de simulados e não tenhu nem um no momento…Agradeço a ajuda, e parabéns pela certificação…

Valew…

Amigo, me contacte pelo msn e te passo os Whizlabs. Quanto ao idioma da prova, se o seu ingles é muito basico, entao vc nao tem alternativa. Mas acho que pro mercado, o ingles é o mínimo que vc deve ter. Um dos motivos pelos quais nao fui trabalhar na IBM mes passado, foi pq meu ingles nao era nivel avancado, como eles pediram, apesar de ter passado no exame de selecao. Entao, ao alto, e avante !

Cara, fiz todos os simulados do livro da Katy e de 135 fiz 90. Eles são mais fáceis ou difícies que o exame ?

Será que fazendo um paradigma com o exame estou bem ??

Tks…

alguem! pode mandar pro meu email terdeko@gmail.com os Whizlabs e o e-book!!

Parabens pelo score!

não tem como disponibilizar o Whizlabs e o e-book aqui no fórum?!
Please :smiley:

COMENTARIO DA MODERACAO:
É proibida a divulgação de material pirata aqui no fórum.

Ok desculpe

¿te llamas Muldon? ¡yo tambien! (eu) solo que en argentina soy casi el unico (3 hermanos y 6 primos)

Pots to estudando pra certificação, e pelo que vc diz então o geito é rala mesmo.
Vc ja tinha experiência com Java? Antes de iniciar os estudos? To de adicionando no msn.

Vlew pelas dicas :wink:

as dicas q vcs deram são muito boas…
estou estudando pelo livro da Katty 2° edição
só nao consegui ainda o whizlabs
se pude mandar para o email rodrigogalba@gmail.com, ficarei grato
vou fazer a prova agora am janeiro , mas nao estou muito confiante. o problema foi tempo, mas nao vou desistir (sou brasileiro wink:)

valew

Olá, tbm estou estudando e queria os Whizlabs e o e-book!!
Alguem pode mandar no meu email?!

junior_birche@yahoo.com.br

Obrigado

Esse Whizlabs é versão full??

Parabéns cara!

Faço a minha semana que vem…
To apertando os meus estudos aqui…

Se puder me mandar o whizlabs agradeço…
p.fariapablo@gmail.com

Se não for demais, poderia me passar o whizlabs também ??
apocalipse.k@gmail.com

Valeu !!

Amigo, você poderia me mandar os Whizlabs e o e-book???
Meu email é: rabingrings@gmail.com

Brigadão…