Relatório a partir de dados de uma classe

5 respostas
E

pessoal,

gostaria de saber se tem como eu fazer um relatório no IReport a partir de dados de uma classe.

seria algo do tipo…

eu tenho um relatório.jrxml que contém as formataçãoes e campos para formar meu relatório. Também tenho uma classe, relatorio.java, que contém as informaçãoes para efetuar a conexão e a busca no banco.
Sabendo que no meu arquivo relatório.jasper não tem nenhuma query de busca no banco, gostaria de saber se tem como o relatório ser gerado a partir da busca efetuada pelo relatorio.java.

tipo a busca do relatorio.java é

select * from tabela

e o meu relatório ser gerado a partir dai. tem como?

formulei bem a perguta?!

complicado não?!

desde já agradeço mto mesmo.

flws

5 Respostas

E

Obs.: eu observei o tutoria do link abaixo e não é bem o que eu preciso pq ele gera o relatório, mas não tem como alterar as ordenações de campos e tudo mais sobre o layout do relatório.

brlima

é uma das alternativas…

http://www.guj.com.br/posts/list/50221.java

E

cara…vlw pelo link mas sou novato em IReports e em java tb e ainda não entendi como vou preencher o formulário com os dados do ResultSet que está na classe java.

algum link com algum exemplo? alguma sugestão?

vlw

flws

H

Ouxe, se eu entendi bem, eu achei facil.

Assim: vc vai fazer 1 classe q vai gerar o relatorio e receber 1 resulset como parametro, este resultset vai ser enviado pela sua outra classe q tera acesso ao banco. Esta classe de acesso ao banco q vai ter a query select e vai retorna o objeto resultset à classe geradora do relatorio. No tutorial do guj (q vc especificou) tem 1 exemplo d codigo q vc pode se basear, qlq duvida, posta ai.

sera algo +ou- assim:

public class banco {

public static ResultSet getDados() {

cria conexaomonta queryResultSet rs = executeQuery()return rs;

}

}

public class relatorio {

public static void geraRelatorio(ResultSet rSet) {
gera o relatorio normal e exibe ele, atentando q existe um metodo fillReport q aceita como fonte de dados o JRResultSetDataSource q eh montado a partir de 1 ResultSet q sera recebido no parametro.

JasperFillManager.fillReport(JasperPrint, Map, JRResultSetDataSource); //gera jprint e dai so exibi-lo

JRResultSetDataSource vc gera assin: JRResultSetDataSource jrrs = new JRResultSetDataSource(rSet); //gera ele a partir do ResulSet recebido no parametro
}

}

cara mals a confusao, mas eh qto meio apressado, caso tenh duvida, so postar, fui…

E

cara! não acredito que era só isso!!!

a resposta tava bem debaixo do meu nariz e eu não vi!

me desculpe pelo incômodo e mto obrigado msm pela atenção.

flws

Criado 17 de janeiro de 2007
Ultima resposta 17 de jan. de 2007
Respostas 5
Participantes 3