Gostaria de saber se alguém já desenvolveu algum relatório em PDF usando Jasper Report ou aquela ferramenta com os gráficos prontos o JFreeChart sem usar banco de dados em uma aplicação com Swing? Como posso começar e como preparar os dados?
(Sabendo o que você já tem fica mais fácil ajudar)
L
Luan_Deville
Olha, eu consegui gerar uma imagem com um gráfico de pizza mas gostaria de colocar isso em um pdf com mais dados, saberia como devo iniciar?
publicclassCidadePizzaBean{privateStreamedContentgrafico;privatestaticfinalLoggerlog=Logger.getLogger(CidadePizzaBean.class.getName());publicCidadePizzaBean(){try{JFreeChartgraficoPizza=ChartFactory.createPieChart("5 Cidades mais populosas de SC",this.geraDados(),true,true,false);FilearquivoGrafico=newFile("src/relatorios/pizza.png");ChartUtilities.saveChartAsPNG(arquivoGrafico,graficoPizza,500,300);this.grafico=newDefaultStreamedContent(newFileInputStream(arquivoGrafico),"image/png");}catch(Exceptione){log.severe(e.getMessage());}}publicStreamedContentgetGrafico(){returngrafico;}privateDefaultPieDatasetgeraDados(){DefaultPieDatasetdts=newDefaultPieDataset();dts.setValue("Joinvile",newDouble(800001.0));dts.setValue("Blumenau",newDouble(299416.0));dts.setValue("Chapecó",newDouble(174184.0));dts.setValue("Criciúma",newDouble(188557.0));dts.setValue("Florianopolis",newDouble(48161.0));returndts;}
rogelgarcia
Um gráfico no JasperReports é uma imagem.
O que você tem que fazer é no seu relatório colocar uma imagem.
O valor da imagem deve ser um parametro que você passa para o relatorio. Exemplo: $P{minhaImagem}
Quando for gerar o relatório você passa o parametro que é a imagem.
Em linhas gerais é isso.
Para um primeiro exemplo coloque a imagem do relatório na banda PAGE_HEADER ou TITLE. Se você colocar no DETAIL ela só vai aparecer se o relatório tiver dados.
Você já sabe o que é um parametro do Jasper? Já sabe mexer mais ou menos? Ou ficou mais perdido do que cego em tiroteio com minha explicacao?
rogelgarcia
.
L
Luan_Deville
Entendi sim, vou tentar aqui e te falo se consegui, muito obrigado! XD :lol:
L
Luan_Deville
Atualmente existe outra maneira fácil, pratica e flexível além do Jasper Report?
rogelgarcia
Existe o Birt.
E existe também uma API no NextFramework (www.nextframework.org) que facilita enormemente a criação de gráficos e relatórios. Mas essa API ainda não foi documentada.