Relatorio - como utilizar em uma aplicação em java

Prezado(a) Colega,

Pelo que tenho visto até aqui e ainda como um iniciante já bem encaminhado com o Java, tudo é focado sobre a programação porém particamente não se fala em relatórios e impressão em um sistema ou programa feito em java.

• É mesmo essa dificuldade toda para fazer um relatório e utiliza-lo no sistema? Apesar de que fazer o relatório em sí, eu sei através do Ireport
    mas este relatório pode ser usado em um programa ou sistyema feito em java?
  • Eu queria muito utilizar um relatorio que fiz com o Ireport sobre informações do banco de dados do meu programa porém não encontrei de forma alguma mesmo utilizando os fóruns, uma forma de criar uma rotina e que esta rotina possa ser chamada por um item de menu de meu programa.
  • Uma grande dúvida; será que nossos colegas não tem necessidade de rodar relatórios em suas aplicações? Ninguem fala sobre este assunto e práticamente a gente não vê informações sobre dúvidas ou quando vê, quase não vê soluções?!..
    Por gentileza, se voce puder esclarecer alguma coisa sobre este assunto, ficarei muito agradecido. Acredito que outras colegas também possam ter estas dúvidas!!

Atenciosamente,

Edson

Saudações…colegas…

Estou passando pelas mesmas dificuldades que você, pois estou desenvolvendo uma aplicação que precisa emitir alguns relatórios, só que estou desistindo, porque não estou encontrando material para me auxiliar na criação dos relatórios.

Já cheguei a instalar o iReport, projetei alguns relatórios, só que não sei como distribuir os arquivos gerados pelo iReport (.jasper não sei onde adicionar na minha aplicação), já li algum material que parece ser na pasta lib do meu projeto…até aí tudo bem…

mas gostaria de saber como chamo essses relatórios através da minha aplicação…quais comandos e parâmetros…

Sei que é muito chato pedir códigos fonte, mas ao menos algum exemplo para me auxiliar alguem poderia disponibilizar…

Qualquer ajuda será bem vinda…

Desde já agradeço pela atenção e espero poder contar com vocês amantes do “Portal Java”