Pessoal, preciso de um help…
um cliente solicitou algo q eu entendi como uma especie de relatorio dinamico, por ex:
a aplicação gera uma tela com varios checkboxes, cada um equivale a um campo de uma tabela. Por exemplo o usuario marca os checkbox de acordo com os campos que ele quer no relatorio, e deve gerar um relatorio no ireport… sera q dahpra fazer isso? nao tenho nem ideia 
Fica um pouco trabalhoso, mas da pra fazer sim…
eh soh vc mandar os checkbox como parametro no iReport
ai em cada text field da coluna que ele representa vc coloca uma expressao booleana pra ser dizer se deve ser impresso ou não.
Por exemplo, o text field tem um atributo chamado Print When Expression, nele vc pode colocar
new Boolean($P{Seu_parametro} == valor) ou new Boolean($P{Seu_parametro}.equals(valor))… ai vai depender do tipo do parametro
Tenta ae ve se da certo 
Cara, eu fiz algo parecido esta semana, onde o usuario seleciona nos checkboxes o que deseja ser impresso no relatorio, mas no meu caso cada opção do checkbox é um subrelatorio diferente dentro do relatorio principal, eu não me lembro agora, mas tem uma opção que vc marca (na caixa de propriedades) para ele não exibir o subrelatorio, o que no meu caso funcionou melhor do que a questão do boolean, pois eu havia feito o teste com boolean e quando não tinha valor ele apenas não exibia os campos do subrelatorio, mas mesmo assim deixava o lugar reservado dentro do relatorio criando enormes espaços em branco.
Posso verificar depois e te passar ao certo qual é esta propriedade pois este serviço foi feito em meu “segundo turno”, num serviço freela que to execuntado em outra empresa no periodo noturno.
[]'s
ah sim… para evitar os espacos em branco vc pode alterar a propriedade position type
e tb pode usar a propriedade Print When Expression em subrelatorios
pessoal, valeu pelas dicas. Eu vou tentar, qd conseguir, eu posto aki, blz