Gostaria de saber como faço para criar um relatório de dados, mas esses dados não estão contidos em um banco de dados.
Eu já utilizei o japerReports e o ireports para criar um relatório de dados contidos no banco de dados, mas nunca fiz para dados contidos na aplicação.
Na verdade o que eu preciso é da interface que ele cria com as opções de zoom, salvamento, impressão, etc…
O relatório que eu quero criar são informações contidas em um arquivo do meu sistema.Seria algo parecido com isso:
Ramal Porteiro Portaria Flexível Acesso a LT
21 sim não 212 sim
22 sim não 542 não
23 não não 11 sim
24 não não 681 não
25 sim não 976 não
Eu teria algumas colunas de informações e os dados dessas colunas seriam carregados de acordo com as informações contidas no meu arquivo.
Enfim, eu gostaria de saber como eu faço para montar essa cara de relatório e como eu faço para preencher esses dados depois, de acordo com as informações que terei em meu arquivo.
Você pode montar um template de relatorio baseado em parametros, e na sua aplicação passar esses parametros pra ele… o uso de um banco de dados não é obrigatório.
Não to com nenhum exemplo aqui na mão, mas procura no forum que vc acha.
Eu criei uma classe para que monta o relatório para mim.
O código abaixo é apenas um teste, onde eu estou forçando dois valores fixos para o relatório, mas dando um erro.
O código é esse:
public class RelatorioRamal {
public static JasperPrint criarListaRamais() {
JasperPrint relatorio = null;
try {
JasperDesign design = JasperManager.loadXmlDesign("relatorios/Relatorio_ramal.jrxml");
JasperReport jr = JasperManager.compileReport(design);
HashMap parameters = new HashMap();
parameters.put("_fisico",201);
parameters.put("_flexivel", 1214);
relatorio = JasperManager.fillReport(jr,parameters,null);
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
return relatorio;
}
}
O erro está ocorrendo na linha 12 e diz o seguinte:
The type JasperManager is deprecated.
The method fillReport(JasperReport, Map, Connection) is ambiguous for the type JasperManager
No meu caso na chamada do método eu passei o parâmetro da conexão como null, pois não possuo conexão com banco de dados.
Ele também está gerando uns warnings nas linhas 6 e 7 e cortando as chamadas “JasperManager.loadXmlDesign” e “JasperManager.compileReport” respectivamente, dizendo que esses dois métodos estão obsoletos.
Alguém sabe o que pode estar ocorrendo no erro que citei acima? E também se existem outros métodos equivalentes ao que estou utilizando?