Bom dia pessoal eu criei relatorios no meu sistema usando Ireport no netbeans, quando executo ele no netebans funciona blz mas quando gero o .jar so os relatorios não funciona alguem que ja passou por isso pode dar uma ideia do que seja o problema
Relatorio Ireport não funciona ao gerar o arquivo jar
4 Respostas
Quando você cria relatórios usando o Ireport, na verdade você está criando apenas o “visual” do seu relatório. Para que esse relatório seja preenchido com os dados, você tem que configurar um datasource(fonte de dados). No NetBeans você deve ter configurado a conexão com o banco de dados e ele já pega as informações do banco e joga no relatório, mas note que isso é um processo feito pela ferramenta e não por sua aplicação.
Quando você gera o .jar, sua aplicação não tem um mecanismo para se conectar com o dataSource, portanto, não será possível gerar o relatório. Você tem que configurar isso na sua aplicação, provavelmente usando algum framework como o JasperReport.
Realmente na aplicação crio a conexão com o banco para poder mostrar os dados no relatorio quando executo dentro do netbeans funciona perfeitamente so da pau quando crio .jar vi alguns comentarios sobre classpatch que tinha que colocar os .jar do ireport junto com o projeto mas não obtive sucesso
Huuum… Coloca mais informações sobre o teu projeto aqui, fica mais fácil de te ajudar.
- É um projeto web ou desktop?
- Como está a estrutura de diretórios do teu projeto?
- Como está o código que se conecta com o banco?
- Qual o erro que sua aplicação está apresentando?
Boa tarde fredericoengels meu projeto e dektop uso jdbc ele não apresenta nenhum erro apenas não exibe o relatorio acho que o problema esta porque não não consigo colocar as bibliotecas que uso no projeto no classpatch no netbeans alguem tem um exemplo de como fazer isso