Relatório iReport sem Base de Dados

Boa tarde pessoal,

vou explicar melhor! Desenvolvi uma aplicação stand-alone para cálculo de salário, é um esboço para um programa que estou querendo desenvolver para Folha de Pagamento. Esse programa, inicialmente, não possui banco de dados, não salva nem altera as informações pre-configuradas, como as tabelas do INSS, IR, Salário Família, cargos e salário e benefícios (VR, VT, Pl. Saúde, Pl. Odonto, etc). Eu o desenvolvi para substituir uma planilha do excel que fazia a mesma coisa, e que anualmente eu a atualizava e distribuía para os colegas da empresa que trabalho. Sou farmacêutico, mas adoro informática. Esse é o 3º programa que desenvolvo para distribuir internamente, os outros 2 são um para cálculo de IMC e outro mais elaborado que busca informações na base de dados do sistema gerencial que utilizamos (cada unidade tem seu próprio servidor de banco de dados), para montar relatórios de atendimentos diário, mensal e anual, estatística de atendimentos (sus x particular) diário, mensal e anual, análise percentual (sus x particular) e máximo x mínimo. Mas voltando ao assunto que está em pauta, esse programinha para cálculo de salário já traz todos os valores das tabelas pré-configurados, o usuário completa alguns campos (nas telas de cálculos) e no final ele calcula o salário líquido do mês, ou o 13º salário (em uma das abas) ou as Férias (em outra aba). Gostaria de saber se existe alguma forma de pegar esse valores e montar um relatório no iReport ou se existe alguma solução que me permita visualizar e imprimir os cálculos no formato de um contra-cheque, por exemplo.

O iReport pode usar como fonte de dados, planilhas do excel, arquivos texto separador por virgula (CSV), arquivos XML e etc. Penso que seria mais adequado fazer a base de dados primeiro e só então os relatórios, pois qualquer alteração necessária ao criar o modelo de dados pode causar erro nos relatórios.
Mas se você quer ir nesse caminho, crie uma base de dados de teste com poucos dados em qualquer desses formatos e crie os relatórios.
Existem bancos de dados embeddded que podem ser usados em aplicações stand-alone e são simples de usar, talvez fosse o caso de usar um deles.

Eu já pensei nisso! Estou até inclinado a utilizar o JavaDB (Apache Deerby) ou o Firebird para isso. Mas vou deixar isso para a Versão Completa do software FOLHA de PAGAMENTO, esse sim irá precisar de uma base dados. Atualmente utilizo muito o PostgreSQL nos programas que desenvolvo e conexão via JDBC (coisa bem simples mesmo). Então, como uma solução imediata para o meu problema eu poderia utilizar IO (do java) e criar um arquivo CSV ou XML e depois pegar essas informações para montar meu relatório. De qualquer forma me parece muito mais trabalhoso que montar uma base de dados. O que eu queria mesmo era uma coisa bem simples, simplesmente pegar as informações dos campos e gerar o relatório, mesmo que não fosse pelo iReport.

valeu pela dica

amigo
leia sobre JRBeanCollectionDataSource
vc cria uma lista com qualquer objeto e passa para seu relatorio feito no ireport por JRBeanCollectionDataSource, não precisa de banco de dados

Bom, pelo que fui entender agora você já deve ter uma classe Funcionario, com os dados deles, daí o melhor é fazer o que o eduJava disse e usar o JRBeanCollectionDataSource, ficaria mais ou menos assim:

List<Funcinario> lst; //Sua lista de funcionários

JRDataSource jrds = new JRBeanCollectionDataSource(lst);
JasperReport jasperReport = JasperCompileManager.compileReport("seuRelatorio.jrxml");
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(jasperReport,null, jrds);
JasperViewer.viewReport(jasperPrint, false);