Pessoal, venho pedir a vocês algumas dicas para solucionar este problema. Um cliente nos pediu para disponibilizarmos uma forma de o próprio usuário do sistema CUSTOMIZAR o layout do relatório.
Isso mesmo, personalizar o layout, modificando em tempo de execução, por exemplo: Adicionar um text field novo ao layout, mudar a orientação das colunas, colocar um sub report.
Seria algo como disponibilizar a ferramenta ireport em uma página web feita em JSF. Essa seria a idéia, o usuário iria personalizar a interface (layout) e salvar. Depois iria clicar em gerar relatório, por exemplo, e este relatório seria então compilado e seria baixado (download) para ser então aberto no desktop do usuário.
Entendido a idéia?
Como posso fazer isso? Não faço idéia de o que utilizar. Ah, teriamos que exportar o relatório também para cvs, xls, doc e pdf.
Complicado isso, tive que trabalhar em algo semelhante. Dá uma olhada em CrossTab do ireport, pode ser que ajude em algo, mas tudo que você pediu, como adicionar subreports dinamicamente, não sei se é possível. Boa Sorte e se possível disponibilize os avanços aqui.
Eu ja fiz isso e é complicadíssimo mesmo…
Vai ter q levantar todas as possibilidade com o requisitante e fazer um processo JSF que gere um relatorio dinamico…vc pode usar a API dinamicJasper como citado pelo colega.
P
pirado18
Primeiramente, obrigado a todos!
Fernando, como você fez? Você conseguiu colocar uma interface para o usuário montar o layout do relatório?
No meu caso, não sei se fui bem claro, mas seria algo do tipo: “drag n drop”.
Seria o ireport “online”.
Ja cheguei a olhar o DynamicJasper, acho que pode me ajudar, mas não é bem isso que eu quero.
Estou aguardando mais sugestões. Obrigado!
FernandoFranzini
Não era drag-drop não !
Era opções predefinidas…
Drag drop na web é complicado meu querido…existe alguns componentes mas bem limitados…
Normalmente são desktop ferramentas dessa natureza…
Aconselho a vc comprar um produto do que fazer…
P
pirado18
Ok, entendi.
Fernando, vc conhece o DynamicJasper? Encontrei este link que leva a um “construtor” de layout, não é drag n drop. Mas seria muito útil, eu preciso na verdade de código fonte deste link.
Sobre o codigo fonte alguem sabe onde posso conseguir? Para esta implementação:
Acho que o DynamicJasper poderia me ajudar bem agora, se eu conseguisse implementar algo parecido com isso ai do link!
Qualquer ajuda é bem vinda! Obrigado!
FernandoFranzini
pirado18:
Ok, entendi.
Fernando, vc conhece o DynamicJasper? Encontrei este link que leva a um “construtor” de layout, não é drag n drop. Mas seria muito útil, eu preciso na verdade de código fonte deste link.
Sobre o codigo fonte alguem sabe onde posso conseguir? Para esta implementação: