Relatorio simples

Alguem ai tem um exemplo de codigo de como gerar um relatorio bem simples com arquivo fisico?

eu preciso gerar um relatorio em uma local do meu pc,
esse relatorio nao precisa ser visualizado, somente ser gerado e criar o arquivo dele pdf na pasta que eu desejar

se possivel um codigo que receba uma lista ou um resultSet

vlw

[code]public class RelatoriosCheque {
private Date inicio, fim;

public void relatorioCheques(){
    try{
 Session session = HibernateSession.getSession();
  Connection conn =  session.connection();// sessao do hibernate

  HashMap<String, Date> parameterMap = new HashMap<String, Date>();// parametros
  parameterMap.put("INICIO", getInicio());
  parameterMap.put("FIM", getFim());

   JasperDesign desenho = JRXmlLoader.load("src/Relatorios/RelatorioCheque.jrxml");// local do arquivo

  JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport(desenho);// compila

  JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport(relatorio, parameterMap,conn);// preenche


  JasperExportManager.exportReportToPdfFile(jp, "src/Relatorios/RelatorioCheque.pdf");// exporta para pdf no local

  Desktop.getDesktop().open(new File("src/Relatorios/RelatorioCheque.pdf"));// abre o pdf na tela

  if(!conn.isClosed()){
      conn.close();
  }

}catch(Exception ex){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "ERRO AO EMITIR RELATORIO - "+ ex.getMessage());
}
}
[/code]

Basta adequar ao seu projeto , no meu caso a consulta sql fica dentro do prorpio relatorio e a filtragem feita por duas datas, inicial e final que eu passo nos parametros. Quando terminei este codigo achei seu post. Pra mim Funciona corretamente. Adequade ao seu. ABraco