Relatório WEB funcionando fora de uma rede especifica

Olá pessoal!!!
Estou com um probleminha e gostaria se possível do auxilio de alguem.
Fiz a instalação de um relatório WEB, desenvolvido em flash. Este relatório foi instalado numa maquina XP que serve como servidor numa empresa de poucos usuários.
A internet nesse servidor chega através de um roteador.
O problma é o seguinte… esse relatório datamart está funcionando normalmente, todas as máquinas conectadas a esta rede também. Porém eu gostaria de fazer o acesso desde relatóro fora desta rede, ou seja, conectado a uma rede separada… em casa, outro cliente, algo assim.

Não tenho muita experiencia em rede… mas me falaram que tenho que liberar porta do firewall da Internet… fazendo uma regrina com tais portas… ( não faço ideia como)

bom… se alguem entendeu, por favor me ajude!!!

abraço

É isso mesmo @GUTOHMS.

Você vai ter que configurar um “Port Forwarding” (Encaminhamento de Port).

A configuração depende do seu roteador, mas é mais ou menos assim.

Suponha que a máquina servidora tenha o IP inválido 192.168.0.40 e que o IP válido associado ao seu roteador seja o 200.192.168.20 (chutei dois IPs quaisquer aqui). O servidor web que está no seu servidor atende pelo port 8080.

Então, na configuração do roteador você pode fazer algo semelhante a: Todas as vezes que alguém tentar acessar o Port 2000 (um Port hipotético) do seu roteador, redirecione para o Port 8080 do IP 192.168.0.40.

O port que você utilizará para “representar” o seu servidor no mundo externo pode ser qualquer um que não esteja sendo usado (recomendado acima de 1300).

Se na sua rede interna você utiliza a seguinte URL para acessar a sua aplicação: http://192.168.0.40:8080/appweb

Na rede externa seria algo parecido com: http://200.192.168.20:2000/appweb

Procure por “Port Forwarding Tutorial” no Google ou no Youtube que você vai encontrar muitas dicas por lá. É muito provável que encontre um exemplo que se encaixe com a sua necessidade (modelo de roteador específico).

[]s