Relatórios com grades [RESOLVIDO]

8 respostas
D

Olá amigos,

Estou com problemas na criação de um relatório, por tratar-se de um relatório utilizado pela prefeitura, o layout é fixo, e não sei como fazê-lo no iReport.

O relatório deve listar os alunos de uma instituição em duas colunas

MATRICULA | NOME | MATRICULA | NOME

Até ai tudo bem, eu posso dividir a banda DETAIL em duas e ele fará isso corretamente, o problema é que existe uma terceira coluna, onde ficará alguns somatórios, e é ai que estou tendo problemas. :roll:

A idéia do relatório é mais ou menos essa da figura abaixo, no relatório devem existir as “colunas desenhadas”, como uma tabela, e o layout deve ser exatamente este. (Obs.: a imagem é meramente ilustrativa…kkk)

Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Abraço.

8 Respostas

TheKill

Acredito que seria o caso

de utilizar do formato excel… tem algo nesse sentido…
nunca usei, mas eu sei que tem :wink:

att. Jonas

D

TheKill:
Acredito que seria o caso

de utilizar do formato excel… tem algo nesse sentido…
nunca usei, mas eu sei que tem :wink:

att. Jonas

Não entendi, se vc quiz dizer para a impressão se no formato excel, não poderá ser, a impressão deve ocorrer no visualizador padrão do JasperView e em PDF, como todo o restante do sistema.

Acredito que deva existir uma forma de desenhar um layout desse tipo na banda DETAIl, só não sei como, se conseguisse tornar independente cada banda quando a divido por três, seria fácil, pois colocaria as duas primeiras para listar os alunos, e na terceira ficaria um layourt fixo, independente da quantidade de linhas das outras duas.

arqueiros

Confesso que não entendi muito bem o que gostaria de fazer…

Cada linha não teria sua somatória???se sim não vejo problemas na terceira coluna …

Agora se fosse um calculo para um grupo talvez um subrelatório ajudaria…Não tenho certeza se vai funcionar mas quem sabe seja alternativa de fazer com subrelatório na terceira coluna

D

arqueiros:
Confesso que não entendi muito bem o que gostaria de fazer…

Cada linha não teria sua somatória???se sim não vejo problemas na terceira coluna …

Agora se fosse um calculo para um grupo talvez um subrelatório ajudaria…Não tenho certeza se vai funcionar mas quem sabe seja alternativa de fazer com subrelatório na terceira coluna

Opa, não é um somatório para cada linha, poderá existir dezenas de linhas no detail 1 no detail 2, no detail 3 deverá aparecer a quantidade de alunos impressos, como no exemplo, foi impresso 20 alunos, na terceira coluna saiu o total de alunos, o tatal de homens e o total de mulheres.

O meu problema seria o seguinte, estando o DETAIL dividido em três, eu “monto” a tabela na primeira linha do “primeiro DETAIL” com a matricula, nome e idade.

Se eu fizer somente isso, quando executar o relatório, ele irá popular a primeira coluna com os dados dos alunos, quando esta coluna estiver completa ele irá popular a segunda coluna e quando a segunda estiver completa ele irá popular a terceira, PORÉM, é ai que esta o meu problema, eu não quero que ele popule a terceira coluna, que deverá conter valores “fixos”, a terceira coluna não terá absolutamente nada haver com as outras duas e inclusive terá um númeor de linhas fixos o que eu queria saber é se existe algum meio de “desagrupar” a terceira DETAIL das demais ou algo do tipo para que possa desenhar algo nela que não interfira nas outras.

TheKill

Então vc pode criar um grupo para esta ultima coluna…

Ou então subrelatorios…
Para nao interferir nas outras informações do relatório…

Att. Jonas

D

Eu tentei com subrelatórios e grupos e não consegui…e eis que surge mais uma peculiaridade, as linhas (grades) do relatório, devem ser impressas mesmo que não existam dados, ou seja, acredito que já não poderei usar a detail.

Eis o desenho do relatório completo, “meio” mal desenhado mas é basicamente isto, repare que na terceira coluna, o “grupo” DESLIGAMENTO não possui dados, porém as linhas foram impressas, o mesmo deve acontecer nas duas primeiras colunas quando não existirem alunos.

Estou quebrando a cabeça com isso :oops:

TheKill

imprimir sem dados é fácil…

só marcar uma opcao do relatório …
mas tem que ver o resto

D

“Acho” que consegui kkk
Não sei se foi a maneira adequada, mas foi a que funcionou kkkk

• Criei um background com as grades;
  • O subrelatório (UM) para preencher as duas primeiras colunas, com os alunos.
  • O subrelatório (DOIS) para preencher a somatória das matrículas.
  • E um subrelatório dentro do subrelatório 2 para preencher os alunos desligados.

UFA!! kkkk

Vlw pela ajuda!

Criado 18 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 22 de fev. de 2010
Respostas 8
Participantes 3