Relatórios dinâmicos usando JasperReports

3 respostas
R

Pessoal,

Foi publicado na Java Magazine 21 de Fevereiro/05 uma matéria muito boa sobre Relatórios Avançados utilizando JasperReports e iReport.

Estou com uma situação um pouco diferente:
Preciso gerar toda a estrutura do relatório em tempo de execução e não apenas substituir dados em uma estrutura previamente definida.

Alguém teria alguma dica?

[]'s

Robert

3 Respostas

D

Como assim gerar a estrutura???
Os paramêtros?? Vc está falando que quer ter a opção de gerar os paramêtros em tempo de execução??? Isso vc pode fazer com o Ireports mesmo…

Agora não entendi…como isso de mudar a estrutura do relatório…

Bom, o que dá para fazer tb…dá uma olhada, pq cada relatório tem um .xml com as suas especificações.
Você pode olhar se é possível trocar esse xml em tempo de execução…

Bem, interessante essa dúvida, o que tu descobrir me fala e a gente tenta fazer junto! :wink:

[]'s

R

Diana,

O que eu quis dizer com alterar a estrutura do relatório foi no sentido de poder alterar os campos das bandas, parametros, variaveis, etc, tudo em tempo de execução, de preferencia sem precisar compilar nada. Preciso fazer uma espécie de gerador de relatórios onde o usuário define os campos que quer, quebras, totalizações, etc e o meu programa construa todo o relatório pra ele. Seria quase que uma “espécie” de iReport, mas com toda a criação de objetos dentro do meu programa.
Já fiz vários geradores de relatórios em kylix/delphi, utilizando o fastreports, onde eu criava em tempo de execução todos os componentes (bandas, campos, etc).
Estou trabalhando com java há pouco tempo e já utilizei o iReports/Jasper para fazer alguns relatórios básicos, sei como funcionam, mas gostaria de evitar muito processamento. A princípio não gostaria de gerar o xml e depois compilar o relatório na máquina do cliente, preciso “interagir” com o jasper e criar/configurar o relatório na hora, mas se não existir outra forma eu gero o xml e compilo…
Não sei se consegui esclarecer bem a idéia.

[]'s

Robert

D

Conseguiu sim, e sinceramente a única opção que eu vejo é trocar o xml em tempo de execução…

Bom, boa sorte!!! Precisando de ajuda, ou pitaco!

[]'s

Criado 17 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 17 de fev. de 2005
Respostas 3
Participantes 2