Relatórios do ireport não funciona na aplicação (Resolvido)

4 respostas
renato1010

Olá pessoal

To com o seguinte problema aqui, criei uma aplicação java no Netbeans e estou utilizando o ireport 3.0 para a criação dos relatórios.
Tudo funcionando perfeitamente no Netbeans, mas quando gero o arquivo jar da aplicação aí os relatórios não funcionam.
Todo o resto funciona normal, mas os relatórios dão o seguinte erro:

net.sf.jasperreports.engine.JRException:java.io.FileNotFoundException:relatorio\nome_do_relatorio.jasper

Não to conseguindo resolver isso, desde já agradeço qualquer ajuda.

PS. Ainda sou iniciante em Java.

Renato

4 Respostas

Andre_Fonseca

oi

o Java não está achando o arquivo jasper
é uma aplicação Web, Desktop??
como está a estrutura das pastas??

abs

renato1010

Olá, é uma aplicação desktop.
Eu num fiz nada diferente, apenas mandei o Netbeans limpar e construir o projeto, aí ele cria uma pasta chama dist e dentro dela cria
o jar da minha aplicação e uma pastinha chamada lib onde tem dois arquivos jar que eu uso no desenvolvimento da aplicação.
Os relatórios estão dentro de uma pasta chamada relatorios que por sua vez está no diretorio do projeto C:\projetoscjb.
Não sei se tenho que copiar alguma coisa para algum lugar.

Desde já, agradeço a atenção

E

renato1010:
Olá, é uma aplicação desktop.
Eu num fiz nada diferente, apenas mandei o Netbeans limpar e construir o projeto, aí ele cria uma pasta chama dist e dentro dela cria
o jar da minha aplicação e uma pastinha chamada lib onde tem dois arquivos jar que eu uso no desenvolvimento da aplicação.
Os relatórios estão dentro de uma pasta chamada relatorios que por sua vez está no diretorio do projeto C:\projetoscjb.
Não sei se tenho que copiar alguma coisa para algum lugar.

Desde já, agradeço a atenção

pra ficar mais organizado.
1- cria uma pasta “relatorios” dentro do projeto
2-colocao arquivo jasper dentro;
3- no netbenas coloca o caminho. \projeto\relatorios\orelatorio.jasper

renato1010