Pessoal,
A duvida é a respeito de qual ferramenta é mais recomendada pra desenvolver relatórios para uma aplicação desenvolvida em Flex / BlazerDS / Java e banco MySQL ?
Além dos relatórios, os gráficos dever ser criados pelo Flex ?
Estou convertendo um sistema que foi desenvolvido em Delphi 7 (desktop), para Flex (Web), mais pelas dificuldades encontradas por falta de alguns componentes ou de propriedade (que no Delphi já existiam começo a achar que optei pela ferramenta errada (se algum poder comentar a respeito disso, agradeço).
Se possível indicar algum link com algum conteúdo.
Desde já agradeço a todos.
Faz o relatório em PDF do lado server/Java, e no lado client em action script faz o download.
Sobre migrar desktop Delphi para Java web ok, mas usar Flex tem certeza disso?? Aconselho ir pro mundo HTML.
[quote=javaflex]Faz o relatório em PDF do lado server/Java, e no lado client em action script faz o download.
Sobre migrar desktop Delphi para Java web ok, mas usar Flex tem certeza disso?? Aconselho ir pro mundo HTML.[/quote]
Pois é… estou com esta duvida agora… É que eu fiz um curso básico de Flex, e achei pratico de trabalhar, pois particularmente não gosto de usar CSS. Outra coisa foi o Ajax tentei aprender e não consegui… Por isso e por outras coisa optei por Flex. Mas dá pra usar HTML com java ? é via Servlet ? Já ouvir falar que servelet não é uma boa pratica de desenvolvimento.
Dá uma estudada na apostila da Caelum que é bem didática: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/
Sobre Servlet você não vai usá-lo diretamente quando for fazer um projeto real, mas é importante estudar um pouco só para entender como as coisas funcionam por dentro. Se quiser pular pode e quando não entender algo por dentro você volta a estudar servlet. Para uso real mesmo você vai usar algum framework web server, como Spring MVC por exemplo, a qual recomendo.
Sobre CSS isso é mais tarefa de web designer, mas quando não for possível tê-lo na equipe você pode usar frameworks front end como o Bootstrap, que ajudam bastante na parte de formulários. Com o tempo você vai pegar o jeito da coisa quando precisar adaptar algum estilo no CSS. Boa referência: http://www.w3schools.com/
Sobre Ajax, tem a biblioteca JQuery que ajuda bastante.
No mais, usar um framework JS como KnockoutJs ou AngularJS ajuda na parte dinâmica da página.
O importante é ir estudando praticando, conforme for precisando de algo vai pesquisando e aplicando. O primeiro passo é aquela apostila mesmo e paralelamente pesquisar o que precisar mais.
Tem que tirar da cabeça a cultura desktop, por mais que pareça fácil no início trabalhar desta forma, não é a realidade da web. Se ainda assim você quiser continuar com a cultura desktop de desenvolvimento, o mais próximo seria usar o JSF, mas eu por exemplo não gosto, mas é melhor do que usar Flex, que não funciona em todos os dispositivos com browser, além de estar fora de cogitação no mercado para novos projetos.
[quote=javaflex]Dá uma estudada na apostila da Caelum que é bem didática: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/
Sobre Servlet você não vai usá-lo diretamente quando for fazer um projeto real, mas é importante estudar um pouco só para entender como as coisas funcionam por dentro. Se quiser pular pode e quando não entender algo por dentro você volta a estudar servlet. Para uso real mesmo você vai usar algum framework web server, como Spring MVC por exemplo, a qual recomendo.
Sobre CSS isso é mais tarefa de web designer, mas quando não for possível tê-lo na equipe você pode usar frameworks front end como o Bootstrap, que ajudam bastante na parte de formulários. Com o tempo você vai pegar o jeito da coisa quando precisar adaptar algum estilo no CSS. Boa referência: http://www.w3schools.com/
Sobre Ajax, tem a biblioteca JQuery que ajuda bastante.
No mais, usar um framework JS como KnockoutJs ou AngularJS ajuda na parte dinâmica da página.
O importante é ir estudando praticando, conforme for precisando de algo vai pesquisando e aplicando. O primeiro passo é aquela apostila mesmo e paralelamente pesquisar o que precisar mais.
Tem que tirar da cabeça a cultura desktop, por mais que pareça fácil no início trabalhar desta forma, não é a realidade da web. Se ainda assim você quiser continuar com a cultura desktop de desenvolvimento, o mais próximo seria usar o JSF, mas eu por exemplo não gosto, mas é melhor do que usar Flex, que não funciona em todos os dispositivos com browser, além de estar fora de cogitação no mercado para novos projetos.[/quote]
Valeu mesmo pelas dicas e sugestões…
Só para acrescentar o projeto é mesmo mesmo eu tenho alguns projetos Desktop que estou tentando passar para Web, afim de ganhar mais mercado…