Relatórios em Jasper imprimindo em matricial

Pessoal gostaria de fazer uma pergunta: Tenho um relatório feito em jasperreports e gostaria de saber se é legal eu mandar imprimir este relatório em impressora matricial ou se tem algum problema ou alguma forma melhor???
Obrigado.

Nao vejo problema nenhum em utilizar o danado pra matricial.

Vc soh deve ficar esperto qt a formatacao do relatorio para sair legalzinho. :wink:

Valeu ai…

Então cara o problema é que quando mando pra matricial fica muito lento a impressão… será que tem algum jeito de melhorar a velocidade de impressão na matricial utilizando os relatórios do Jasper…?
Obrigado.

Impressoras matriciais são perfeitas para imprimir texto, e no
máximo aceitam aqueles comandos (ESC alguma coisa) para mudar
o tamanho da letra, ou o tipo (italic / boldface).
Só que provavelmente você está usando Windows, e enviando os relatórios pelo spooler do Windows em vez de mandar diretamente para a porta paralela ou serial (é para isso que o Windows serve, para controlar a impressão).
Pelo que parece, o texto está sendo impresso em modo gráfico, e isso é muito lento em qualquer impressora matricial - não importa a marca ou modelo.
Não sei exatamente se a chave é ajustar o fonte para que use as fontes da impressora, em vez de Arial, Times New Roman ou Courier New, que serão impressas em modo gráfico com certeza.
Dica: pegue um documento no MS Word (ou seu editor de texto favorito), selecione a impressora matricial, e veja se aparece no menu de fontes algumas fontes com um ícone de impressora do lado. Anote esses nomes, escreva um pequeno texto no Word com essas fontes, e veja se elas são impressas mais rápido.
Então mude o seu relatório para usar as fontes da impressora e veja o que acontece.

[quote=ddpcc]Então cara o problema é que quando mando pra matricial fica muito lento a impressão… será que tem algum jeito de melhorar a velocidade de impressão na matricial utilizando os relatórios do Jasper…?
Obrigado.[/quote]

Eu to tendo mesmo problema que vc… mas fiz alguns ajustes pra contornar a situação… a impressao nao sai identica mais sai proxima ao relatorio…

Fiz o seguinte:
1- Pego o JasperPrint e exporto pra texto usando o JRTextExporter… ele gera um TEXTO e coloca ele num StringBuffer…
2- Eu ajusto o texto e seto os comandos de inicializacao e finalizacao da impressora
3- O ultimo passo eh enviar pra impressora diretamente na porta… entao ela imprime tudo em modo texto e nao em modo grafico…

ATENÇÂO: Mto cuidado com a exportação do Jasper para texto… nunca sai mto bem…

Flw amigo, espero ter ajudado! :wink: