Relatórios em NetBeans

Alguém saberia me informar uma opção de relatório (gratuita e estável) que seja compatível com o NetBeans??? Eu não gostaria de utilizar o iReport porque vi em diversas fontes que ele se tornou incompatível com a versão 8 do Java. Vi tbm que existe o JasperSoft Studio, porém nas fontes que pesquisei, mencionam que ele foi dimensionado para uso com o Eclipse. O Crystal Reports por sua vez é pago.

At.te
Fabiano

Olá,

1. “Compatível com Netbeans”? não sei oque quis dizer, mesmo o ireport não foi feito para ser “compativel” com netbeans nem com eclipse. Se for usar o ireport, verá que ele é uma ferramenta independente da sua IDE java.
  2. Ireport e JasperSoft Studio são a mesma coisa.
  3. Não sei de onde tirou que JasperSoft Studio é incompatível com java 8, eu uso e nunca ouvi falar.
  4. Se não quer pagar, não há opção melhor que JasperSoft Studio. Dá uma pesquisada aqui no GUJ antes, quase todo mês alguem pergunta sobre isso.

Assim como o amigo acima falou, eu também uso a biblioteca da JasperStudio sem problemas com java 8, talvez você está sentindo dificuldades com as dependências dele que as vezes são chatas de configurar se não utiliza o Maven (S2 Maven), é um porre aprender realmente, e os componentes visuais deles são escritos usando o Swing… Mas, uma vez que você aprende não vai querer usar outra coisa… acredite em “nóis”…

Essa “parada” de “foi feito para eclipse” foi uma confusão que vc fez… O JasperStudio foi feito usando a interface do eclipse sim, mas por questão de facilidade, mas isso que vc viu é uma forma de fazer de maneira visual o que antes seria feita totalmente via código, ele está lá pra vc construir seu relatório de maneira visual e depois gerar esse código que será levado para seu IDE, seja eclipse, Netbeans, etc…

“Ah! mas eu quero ver o visual dentro do Netbeans!” ai vc vai depender de plugins, ele não é nativo no Netbeans (nem mesmo no Eclipse)… Usa o JasperStudio brother e seja feliz!