Alguém saberia me informar uma opção de relatório (gratuita e estável) que seja compatível com o NetBeans??? Eu não gostaria de utilizar o iReport porque vi em diversas fontes que ele se tornou incompatível com a versão 8 do Java. Vi tbm que existe o JasperSoft Studio, porém nas fontes que pesquisei, mencionam que ele foi dimensionado para uso com o Eclipse. O Crystal Reports por sua vez é pago.
At.te
Fabiano
Assim como o amigo acima falou, eu também uso a biblioteca da JasperStudio sem problemas com java 8, talvez você está sentindo dificuldades com as dependências dele que as vezes são chatas de configurar se não utiliza o Maven (S2 Maven), é um porre aprender realmente, e os componentes visuais deles são escritos usando o Swing… Mas, uma vez que você aprende não vai querer usar outra coisa… acredite em “nóis”…
Essa “parada” de “foi feito para eclipse” foi uma confusão que vc fez… O JasperStudio foi feito usando a interface do eclipse sim, mas por questão de facilidade, mas isso que vc viu é uma forma de fazer de maneira visual o que antes seria feita totalmente via código, ele está lá pra vc construir seu relatório de maneira visual e depois gerar esse código que será levado para seu IDE, seja eclipse, Netbeans, etc…
“Ah! mas eu quero ver o visual dentro do Netbeans!” ai vc vai depender de plugins, ele não é nativo no Netbeans (nem mesmo no Eclipse)… Usa o JasperStudio brother e seja feliz!