Relatórios em pdf com JasperReports

Olá pessoal, já li muitos tutoriais espalhados pela internet sobre iReport e criação de arquivos pdf com java web, e nossa, tudo sobre fazer os relatórios está totalmente claro na minha cabeça, só que há um bendito problema quanto as apis necessárias para isso. Em um tutorial pela net que usava uma versão muito antiga do plugin ireport para netbeans, mas a seguinte lista é:

commons-beanutils-1.7.jar
commons-collections-2.1.jar
commons-digester-1.7.jar
commons-javaflow-20060411.jar
commons-logging-api-1.0.2.jar
itext-1.3.1.jar
jasperreports-2.0.4.jar

pois bem, nao faco ideia na verdade das utilidades dessas apis, mas o tutorial diz ser necessário todas essas adicionadas no projeto que terá os relatórios pdfs… só que na hora de procura-los pela internet eu vejo que muitos estao em versões mais atuais do que essas… e li em algum lugar que precisam estarem em versoes compatíveis (mas nao tenho certeza sobre o que necessariamente precisa estar em versão compativel com o que).

a pergunta é, existe algum lugar para baixar todas essas apis? posso baixar a versao mais recente de todas? sobre o plugin ireport do netbeans, os relatórios que compilo com ele será compativel com qualquer api jasper report? o que me recomendam fazer?

seria também, de grandissima ajuda, se alguem pudesse me passar um projeto com todas as referencias nele com um simples relatório.

Muito obrigado desde já

Olá.

De suas dúvidas só consigo te responder a respeito da origem desses jars. O pacote de instalação do iReports que você baixar já terá todos eles e em versões compatíveis entre si. Acredito então que baixar o iReports mais recente já trará o que precisas.

[quote=ADEMILTON]Olá.

De suas dúvidas só consigo te responder a respeito da origem desses jars. O pacote de instalação do iReports que você baixar já terá todos eles e em versões compatíveis entre si. Acredito então que baixar o iReports mais recente já trará o que precisas.[/quote]

Obrigado (: minha dúvida era bem tosca mesmo, mas essa resposta já ajudou!