Relatorios no JAVA, Jasper report !Temos de aguentar isso?

Pessoal venho aqui lançar meu protesto, desenvolvi uma classe que gera codigo de barras e estou tentando usa-la no JASPER, mas estou enfrentando problemas. Alias muitos problemas :shock: , a documentacao do JASPER e fraca, escassa d+ oque encontramos na NET e somente o escencial, o avançado mesmo nao se encontra :cry: nem no tutorial da pagina do JASPER que e muito vago … ficar olhando exemplo por exemplo e dificil, entao pergunto aos colegas see existe uma solucao menos dolorosa !!!

Sera que vamos ter de fazer um gerador de RELATORIOS :roll:

Falow !!!

SIGA O COELHO BRANCO … :?:

pois eh cara…

tb estou sofrendo com esse jasper aki…ele eh vem fraco…

o ideal mesmo seria usar o Crystal 9…ele jah tem suporte a java e .NET…

falow

Bom, o Jasper é OpenSource, e falta de documentação em projeto OpenSource não é, infelizmente, uma raridade. Existem, sim, é claro, projetos com documentação fantástica - o Hibernate, por exemplo. Mas, na grande maioria dos projetos, e isso inclui o Jasper, o melhor jeito de obter ajuda é nas listas de discussão.

As listas do Jasper estão disponíveis aqui:
http://jasperreports.sourceforge.net/community.html

Mas, por favor, lembre-se: pouca gente ganha dinheiro ou tem tempo de sobra para desenvolver projetos em OpenSource. Então, considere oferecer ajuda na documentação ao invés de reclamar de sua inexistência. Assim, todo mundo ganha :smiley:

Bom eu trabalho em alguns projetos OpenSource, e geralmente e dificil para alguem que esta fora do projeto fazer uma documentaçao do mesmo, bom eu poderia ate ajudar na documentacao do JASPER mais olha so, onde eu vou conseguir informacoes para documentar ? Nao acho que pelo projeto ser OpenSource, seja uma desculpa para nao possuir uma documentacao minima, nao estou reclamando … so que quando desenvolve-se um projeto do porte do JASPER geralmente roda-se um manual em paralelo, e todos bons projetos OpenSource que conheco possui isso ate nos mais pobres. Acho que o JASPER sofre do mal do gigantismo, cresceu e features, mais nao tiveram tempo de documenta-la.

Poderia ser diferente e uma pena :cry: