Relembrando conexão em outras classes

5 respostas
B

Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo meu primeiro programinha em java ( uma agenda eletronica), agora preciso colocar os dados dentro do banco, ja consegui fazer uma classe que se conecta com o banco, mas a minha idéia é criar uma classe para cada ação que pretendo fazer no banco (Inserir, exluir, modificar, pesquisar), só que pra isso eu preciso em cada classe dessas que eu vou fazer verificar se a conexão está aberta, alguém poderia me ajudar ?? Peço pra que me expliquem passo a passo, pois citei a cima sou leigo e esse é meu primeiro programinha, então peço para irem devagar, segue abaixo meu código, Criticas e Sugestões serão bem vindas.

package br.edu.java.agendaeletronica;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class Conecta {
	private static Connection conexao;

public static Connection getConexao() {
		if (conexao == null) {
			try {
				Class.forName("org.postgresql.Driver");
				conexao = DriverManager.getConnection(
						"jdbc:postgresql://localhost:5432/agenda", "postgres",
						"suiciniv");
			} catch (ClassNotFoundException ex) {
				ex.printStackTrace();
			} catch (SQLException ex) {
				ex.printStackTrace();
			}
		}

return conexao;
	}
}

A minha duvida é como lembrar essa conexão nas outras classes, ou se tiver um modo de abri-la no inicio do programa e somente feixa-la no término do programa melhor ainda.

Att ViniciuS

5 Respostas

drsmachado

Você quer aumentar a coesão do seu projeto, criando várias classes para ações distintas com o banco, mas não quer criar uma cuja função seja gerenciar as conexões?
Sugiro que você pesquise sobre singleton e então reveja se o que está fazendo está certo.
Outro detalhe, entendo que coesão é importante, mas, todas as operações que serão realizadas com o banco de dados podem ser atribuídas a uma única classe, pois todas são responsabilidade desta. Não acha?

Yelden