Relembrando - Getters e Setters

Oh, galera…vou pedir ajuda em algo quase feio (feio porque já estudei isso…)

Eu to precisando fazer getters e setters…legal, já fiz, o netBeans já gerou e talz… mas não lembro direito como usa ‘-’ Fiquei 6 meses sem usar e esqueci x.x

só pra explicar:

tenho um “slideshow” que tem que ficar x segundos mostrando a foto (pode variar de foto pra foto), fiz o setter dele e talz e usei:

tempoExibicao = setTempoExibicao(5000); //No caso ali, 5 segundos xD

Mas ele diz que não serve porque o setter é void, e ele precisa de int. o.o Como se faz isso direito?

OI Melissa…

Set e Get é só nome para encapsular os atributos…

sempre lembre-se set é setar…provavelmente o que tá acontecendo é como você está escrevendo o método

Por exemplo:

private int idade;


public void setIdade(int idade) {
    this.idade = idade;
}
public int getIdade() {
    return idade;
}

Veja que um você passa parametro e o outro você retorna o parâmetro. Note também que como o atributo é inteiro recebe-se um inteiro…

dentro dos métodos você só atribui ou retorna…

Se tiver com dúvida posta seu código.

Foi o NetBeans que gerou o código ‘-’

[code]public int getTempoExibicao() {
return tempoExibicao;
}

public void setTempoExibicao(int tempoExibicao) {
this.tempoExibicao = tempoExibicao;
}[/code]

Oi… é só um detalhe!
O set é usado para configurar campos do objeto enquanto o get é para recuperar valores dos campos…

tempoExibicao = setTempoExibicao(5000);

No seu caso, você esta alem de configurando o valor, também esta tentando atribuir o resultado de um suposto retorno a esse mesmo campo.

A forma correta seria…

setTempoExibicao(5000); 

Já que esse método apenas configura e não retorna nada, então dessa forma já estara configurando o campo tempoExibicao.

Também pode-se fazer esse método além de configurar, também retornar algum valor… algo talvez como um booleano para confirmar o sucesso da operação, isso é claro conforme a necessidade!

Ahhhh!!!
Sabia que eu tava esquecendo alguma coisa xD

Isso mesmo que tava errado! Brigadão, Francisco Silva! ^^"