Reloading... estudo java

4 respostas
MisaelJavaPJ

Boa noite a todos turma

Seguinte precisa de uns conselhos, eu sou participante do fórum, mas andei bem afastado por vários motivos um deles era a correria do trampo, mas tipo o que importa para mim hoje é retomar o estudo de Java que parei lá pelo Mês de Abril, muita coisa esqueci e agora estou relembrando, mas queria um conselho pois quando estudei ano passado na literatura que li, fazia menção de UML, que na época não dei o devido valor. Hoje como estou voltando a estudar peço um conselho aos amigos pois não estava muito avançado não.
Sei que esse negócio de parar e arrancar é muito ruim e só eu mesmo sai perdendo, mas gostaria de reestruturar e conto com a ajuda dos membros do PortalJava!
Postem ai suas opiniões!

4 Respostas

S

Voltar a estudar sempre é bom, o mínimo que pode acontecer é você aprender :wink:
Sobre a UML continua sendo bem usada na modelagem de sistemas, mas aí acho que você tem que tomar uma decisão, ou você aprende Java a fundo e depois parte pra UML ou estuda UML e depois parte pro java, os dois juntos até tem jeito, mas pode complicar os conceitos.
Minha opnnião, primeiro estudar java conceitos OO e depois modelagem.

MisaelJavaPJ

“SdRuboW”:
Voltar a estudar sempre é bom, o mínimo que pode acontecer é você aprender :wink:
Sobre a UML continua sendo bem usada na modelagem de sistemas, mas aí acho que você tem que tomar uma decisão, ou você aprende Java a fundo e depois parte pra UML ou estuda UML e depois parte pro java, os dois juntos até tem jeito, mas pode complicar os conceitos.
Minha opnnião, primeiro estudar java conceitos OO e depois modelagem.

Pois é SdRuboW também acho loucura estudar os dois, mas tipo, queria fazer um curso em umas das escolas aqui da minha cidade e o que eles estão pedindo como pre-requisito é:

Lógica de programação
Notação UML
Programação orientada a objetos

Quando comecei a estudar no ano passado começei por Java, mesmo não tendo uma lógica tão apurada, mas se sabe quem estudou por quatro meses e praticamente parou depois de um ano, fica complicado retomar de novo e aprender, sei que fiz bem errado.
Algumas pessoas estão me dizendo pra entrar na faculdade direto, mas o que eu queria era não entrar tão verde assim, entende.
O que eu julgo que preciso é além de aprender a linguagem (que segundo outros amigos é mais difícil que pascal da vida e outros) e trabalhar na área. Cara tó bem perdido, estou precisando de uma orientação, quando terminei o curso técnico de informática os instrutores me avisaram: “não para de estudar, não para mesmo” e o cabeção aqui parou de estudar JAVA e linguagem de programação.
Agora preciso me organizar mas por onde decididamente começaria:
JAVA
Lógica de programação
UML
???

Abraços e desculpe a choradeira

S

É parar de estudar na nossa área não dá mesmo. É muito dinâmico e um tempo parado você perde muita coisa, mas também não dá para querer abraçar o mundo, sair estudando tudo achando que vai aprender algo e ficar sem saber nada.

Alguns comentários sobre o que você falou, Java e pascal são completamente diferentes, no entanto ambos são difíceis para quem não conhece programação, acho que complicado comparar linguagens de programação sobre esse prisma. Diria que Java tem muito mais recursos de pascal e saber tudo de java sim é bem mais difícil que saber tudo de pascal.

Para você aprender java, vai ter que aprender as noções de OO. Classes, objetos, interfaces, herança, polimorfismo é inevitável.

Você colocou três tópicos ali sobre estudo, Java, UML e Lógica de Programação. Eu diria que Lógica de programação e java, com esforço você consegue aprender junto, começando com programas básicos, você vai entender estruturas de dados, estruturas de comando, blocos de código etc, com a prática sua lógica de programação vai melhorando. UML é um assunto mais avançado, pois com UML você vai fazer seu projeto e saber projetar bem, na minha visão, precisa ter sido ou ser um bom conhecedor da tecnologia.
Infelizmente não se pode pular fases, a faculdade não forma bons profissionais sozinha, ela depende muito da pessoa, mas acho que é um dos melhores caminhos para se começar.

MisaelJavaPJ

SdRuboW…

Muitíssimo obrigado pela tua ajuda.
Também tenho para mim que querer estudar tudo as vezes não leva a nada.
Bah, valeu mesmo.

Criado 10 de janeiro de 2008
Ultima resposta 13 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 2